domingo, 1 de outubro de 2017
quarta-feira, 20 de setembro de 2017
Dia do Trânsito
Olá gente!!
O Dia do Trânsito é comemorado sempre no
dia 25 de setembro, quando também se costuma organizar a Semana Nacional do
Trânsito a fim de melhor conscientizar os motoristas.
Todos os anos, no dia 25 de setembro, é
comemorado no Brasil o Dia do Trânsito. Mas o que é trânsito e a que se refere
essa expressão?
O trânsito refere-se à circulação de
pessoas, animais e veículos em vias públicas ou privadas com o objetivo de
obter um deslocamento ou transporte de uma determinada carga, de forma que o
carregamento e o descarregamento dessa carga também são partes integrantes do
que se entende por trânsito.
A criação do Dia Nacional do Trânsito
ocorreu a partir da criação do Código Nacional de Trânsito em 1997. O objetivo
era estabelecer uma campanha intensificada de conscientização das pessoas sobre
o seu comportamento utilizando veículos ou agindo como pedestres. Geralmente,
essa campanha é desenvolvida na Semana Nacional de Conscientização no Trânsito.
No Brasil, as estatísticas referentes aos
acidentes de trânsito são alarmantes. Dados recentes divulgados pelo
Observatório Nacional de Segurança Viária referentes ao ano de 2013 asseguram
que morrem mais pessoas nesse tipo de acidente do que, por exemplo, de câncer.
A maioria desses acidentes está relacionada com infrações cometidas pelos
motoristas e até pelos pedestres, dentre as quais, destacam-se:
Uso do celular com o veículo em movimento;
Dirigir alcoolizado;
Excesso de velocidade;
A não utilização correta da sinalização do
carro (seta, luz de alerta, faróis, etc.);
A não tomada de distância segura em
relação ao veículo da frente (algo comum nas rodovias);
Falta de manutenção técnica do veículo
(motor, combustível, óleo, freios, pneus e demais equipamentos e acessórios do
carro);
A não utilização do cinto de segurança e
outros itens de segurança;
O desrespeito ou o desconhecimento da
sinalização do trânsito;
O desrespeito ou o desconhecimento das
leis de trânsito.
Ao longo dos últimos anos, o trânsito
conheceu um aumento em seu número total de acidentes que colocou o Brasil em
quarto lugar no ranking de maior número de mortes em acidentes de trânsito por
ano, atrás somente de China, Índia e Nigéria. Em 2010, esse número foi de
42.844 óbitos, perfazendo um total de 22 mortes para cada 100 mil habitantes.
Já em 2014, o número pulou para 48.349, segundo estimativas elaboradas pelo
Instituto Avante Brasil.
Tal crescimento relaciona-se, sobretudo,
com o aumento da frota de veículos no país, principalmente de motocicletas, que
se envolvem na maioria dos acidentes. Por conta da crise financeira internacional
e das medidas de promoção do crescimento econômico, o Governo Brasileiro
concedeu muitas facilidades para a compra do carro zero, incluindo as
sucessivas reduções ou isenções do IPI (Imposto sobre Produtos
Industrializados). Tal incentivo não foi devidamente acompanhado por uma
política de melhoria da mobilidade, embora muitas rodovias tenham sido
reformadas e o Ministério das Cidades (com o Estatuto das Cidades) tenha sido
criado com o objetivo de melhorar, entre outras coisas, o deslocamento e o acesso
à cidade.
Nesse sentido, o
Governo vem procurando criar medidas de contenção dos acidentes, incluindo
campanhas de conscientização e o endurecimento de leis, com destaque para a Lei
Seca, que impede que o condutor de um veículo dirija caso tenha ingerido bebida
alcoólica em qualquer quantidade. Há leis também que colocam a necessidade de
realizar uma educação sobre o trânsito na educação básica. Mesmo assim, esses
esforços parecem não apresentar os efeitos desejados, haja vista que a
imprudência dos motoristas ainda é muito grande.
PENA, Rodolfo F. Alves. "25 de setembro — Dia do
Trânsito"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-transito.htm>.
Acesso em 10 de setembro de 2017.
Algumas questões para trabalhar com seus alunos:
Atividades
1-
Relacione
numerando corretamente cada afirmativa.
1-Passarela 2- Faixa de pedestre 3-semáforo 4-calçada 5- pedestre
6- policial de trânsito
( ) Lugar onde andam os pedestres.
( ) Pessoas que andam a pé.
( ) Local onde as pessoas atravessam a rua
com segurança.
( ) Construção sobre as ruas.
( ) Pessoas que nos orienta no trânsito.
( ) Sinalização luminosa no trânsito
2-
Agora,
a partir das palavras da atividade anterior, forme frases bem interessantes!
a)
Passarela:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
Faixa
de pedestre:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)
Semáforo:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d)
Pedestre:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Entrevistando
3-
Escolha
um familiar que seja motorista para entrevistar, respondendo às perguntas a
seguir:
a)
Quando
foi que você tirou a carteira de habilitação?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
Sua
carteira está atualizada?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)
O
que você acha das pessoas que dirigem quando bebem bebidas alcóolicas? Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d)
Quando
vai viajar, você inspeciona o seu veículo? O que você observa?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e)
Você
respeita os sinais de trânsito? Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
f)
O
que você acha das pessoas que não respeitam os limites de velocidade?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
g)
O
que o excesso de velocidade pode ocasionar?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
h)
Qual
é a velocidade máxima para o trânsito urbano? E na estrada?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
i)
O
que você acha das pessoas que usam o celular enquanto dirigem?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
j)
Você
acha importante o uso do cinto de segurança? Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
k) Qual
mensagem você deixa para os motoristas do futuro?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
domingo, 17 de setembro de 2017
domingo, 10 de setembro de 2017
Dia dos Símbolos Nacionais
Olá galerinha!!
No dia 18 de setembro comemora-se o Dia dos Símbolos Nacionais. Quer saber mais sobre esta data?
Os Símbolos Nacionais do
Brasil foram instituídos através da Lei 5.700 de 1º de setembro de 1971. Esta
lei além de estabelecer quais são os símbolos nacionais, também determina sobre
como estes símbolos devem ser usados, padrões e formatos, significados, entre
outros. Estes símbolos são de extrema importância para nossa nação, pois
representam o Brasil dentro e fora do território nacional. Sendo assim, devem
ser respeitados por todos os cidadãos brasileiros. Os Símbolos Nacionais
são: a Bandeira Nacional; o Hino
Nacional; as Armas Nacionais; e o Selo Nacional.
Em
cerimônias, eventos esportivos, documentos importantes e localidades oficiais,
esses símbolos representam o Brasil - por isso, devem ser respeitados por todos
os cidadãos.
São os
símbolos nacionais que nos identificam como nação, como pessoas que
compartilham uma mesma terra e uma mesma língua.
Bandeira
A Bandeira Nacional foi
instituída no dia 19 de novembro de 1889, 4 dias depois da Proclamação da
República. É o resultado de uma adaptação na tradicional Bandeira do Império
Brasileiro, onde o escudo Imperial português dentro do losango amarelo foi
substituído por um círculo azul com estrelas na cor branca. A esfera azul de
nossa bandeira representa nosso céu estrelado, ao centro com a frase
"Ordem e Progresso". São 27 estrelas, representando os 26 estados e o
Distrito Federal. O losango amarelo ao centro representa o ouro e o retângulo
verde, representa nossas matas e florestas.
Projetada em 1889 por Raimundo Teixeira Mendes e por Miguel Lemos, a
Bandeira Nacional foi desenhada por Décio Vilares. Ele se inspirou na bandeira
do Império, que havia, por sua vez, sido desenhada pelo pintor francês Jean
Debret.
Como símbolo da pátria, a Bandeira Nacional permanece hasteada na
Praça dos Três Poderes, em Brasília. Quando tem que ser substituída, a nova é
hasteada antes que a antiga seja arriada.
O hasteamento e arreamento são tradicionalmente feitos às 8h e 18h,
respectivamente, o que não impede que isso ocorra a qualquer hora do dia ou da
noite. Quando exposta à noite, porém, a bandeira deve estar bem iluminada.
Selo
Formado por um círculo representando uma esfera celeste, exatamente
igual à da Bandeira Nacional, tem ao redor as seguintes palavras: “República
Federativa do Brasil”.
O Selo é usado para conferir a autenticidade dos atos de governo e dos
diplomas e certificados expedidos por escolas oficiais ou reconhecidas.
Armas Nacionais
As Armas Nacionais ou Brasão
Nacional representam a glória, a honra e a nobreza do Brasil e foram criadas na
mesma data que a Bandeira Nacional. Figura representada por um escudo redondo,
pousado em uma estrela de cinco pontas, com o Cruzeiro do Sul ao centro e sobre
uma espada. Traz um ramo de café à direita e outro de fumo à esquerda. Numa
faixa em cima da espada, encontram-se as legendas “República Federativa do Brasil”,
ao centro, “15 de novembro”, à direita, e “de 1889”, à esquerda.
Hino
O Hino Nacional foi composto por Joaquim Osório Duque
Estrada (1870 – 1927) e a música é de Francisco Manuel da Silva (1795-1865).
Tornou-se oficial no dia 1 de setembro de 1971, através da lei nº 5700.
Existem várias regras que devem ser seguidas no momento
da execução do hino, entre elas o respeito à Bandeira Nacional e ao presidente
da República. É executado junto com o hasteamento da Bandeira Nacional em
determinadas situações, entre elas: solenidades e eventos oficiais do governo,
eventos esportivos e culturais e nas escolas.
Hino Nacional Brasileiro
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heroico o brado retumbante,
E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu da Pátria nesse instante.
Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó Liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte!
Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!
Brasil, um sonho intenso, um raio vívido,
De amor e de esperança à terra desce,
Se em teu formoso céu, risonho e límpido,
A imagem do Cruzeiro resplandece.
Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza.
Terra adorada
Entre outras mil
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo
És mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!
Deitado eternamente em berço esplêndido,
Ao som do mar e à luz do céu profundo,
Fulguras, ó Brasil, florão da América,
Iluminado ao sol do Novo Mundo!
Do que a terra mais garrida
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores,
"Nossos bosques têm mais vida",
"Nossa vida" no teu seio "mais amores".
Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!
Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado,
E diga o verde-louro dessa flâmula
- Paz no futuro e glória no passado.
Mas se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte.
Terra adorada
Entre outras mil
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo
És mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!
Glossário do Hino:
- Margens
plácidas -
"Plácida" significa serena. Calma.
- Ipiranga - É o riacho junto ao
qual D. Pedro I teria proclamado a independência.
- Brado
retumbante -
Grito forte que provoca eco.
- Penhor - Usado de maneira
metafórica(figurada). "penhor desta igualdade" é a garantia, a
segurança de que haverá liberdade.
- Imagem
do Cruzeiro resplandece - O "Cruzeiro" é a constelação
do Cruzeiro do Sul que resplandece (brilha) no céu.
- Impávido
colosso -
"Colosso" é o nome de uma estátua de enormes dimensões. Estar
"impávido" é estar tranqüilo, calmo.
- Mãe
gentil -
A "mãe gentil" é a pátria. Um país que ama e defende seus
"filhos" (os brasileiros) como qualquer mãe.
- Fulguras - fulgurante
(reluzente, brilhante).
- Florão - "Florão" é
um ornato em forma de flor usado nas abóbadas de construções grandiosas. O
Brasil seria o ponto mais importante e vistoso da América.
- Garrida - Enfeitada. Que chama
a atenção pela beleza.
- Lábaro - Sinônimo de
bandeira. "Lábaro" era um antigo estandarte usado pelos romanos.
- Clava
forte -
Clava é um grande porrete, usado no combate corpo-a-corpo. No verso,
significa mobilizar um exército, entrar em guerra.
Vamos pintar?
domingo, 3 de setembro de 2017
domingo, 13 de agosto de 2017
Feliz Dia dos Pais!
Olá gente!!!
Passei aqui para desejar um maravilhoso Dia dos Pais para cada um de vocês!!! Feliz Dia dos Pais!!!
Passei aqui para desejar um maravilhoso Dia dos Pais para cada um de vocês!!! Feliz Dia dos Pais!!!
Cartão para o Dia dos Pais
Olá gente!
Trouxe aqui o cartão para o Dia dos Pais que meus alunos confeccionaram.
`
Na parte interna cada um escreveu o seu recadinho especial para o papai:
Trouxe aqui o cartão para o Dia dos Pais que meus alunos confeccionaram.
`
Na parte interna cada um escreveu o seu recadinho especial para o papai:
terça-feira, 1 de agosto de 2017
Atividades de multiplicação - parte 3
Olá gente!!!
Hoje trouxe outras atividades de multiplicação, prontas para colar no word (prepare o cabeçalho e cole a imagem).
Estas atividades não são de minha autoria, foram achadas através do Google pesquisas. O objetivo do nosso blog é compartilhar materiais para auxiliar educadores, pais e alunos.
Hoje trouxe outras atividades de multiplicação, prontas para colar no word (prepare o cabeçalho e cole a imagem).
Estas atividades não são de minha autoria, foram achadas através do Google pesquisas. O objetivo do nosso blog é compartilhar materiais para auxiliar educadores, pais e alunos.
segunda-feira, 31 de julho de 2017
Datas comemorativas de Agosto
Olá pessoas lindas!!!
Amanhã começa Agosto, vejam algumas datas comemorativas que teremos:
Agosto
Segundo domingo - Dia dos Pais
11 – Dia do Estudante
22 – Dia do Folclore
25 – Dia do Soldado
27 - Dia Nacional de combate ao fumo
Vejam outras datas comemorativas do mês de agosto:
Saiba mais sobre as principais datas comemorativas do mês de agosto:
DIA DOS PAIS
A origem do “dia dos pais” é semelhante à
do “dia das mães” ambas as datas têm como objetivo principal fortalecer os
laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.
Em 1909, em Washington, Estados Unidos,
Sonora Louise Smart Dodd, ao ouvir o sermão dedicado às mães, teve a idéia de
celebrar o “dia dos pais” para homenagear seu pai, um veterano da guerra civil,
John Bruce Dodd, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho
do casal, e que teve que criar o recém-nascido e os outros cinco filhos
sozinho. Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar
todas as dificuldades para criar seus filhos sem a ajuda de ninguém.
Em 1910, Sonora enviou uma petição à
Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washington, Estados
Unidos. O primeiro “dia dos pais” norte-americano foi comemorado em 19 de junho
daquele mesmo ano, no dia do aniversário do pai de Sonora. Pouco tempo depois,
a comemoração se espalhou por outras cidades americanas e, em 1972, Richard
Nixon proclamou o terceiro domingo de junho como o “dia dos pais”.
No Brasil, a data é comemorada no segundo
domingo de agosto e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de agosto de
1953, dia de São Joaquim, patriarca da família. A comemoração foi copiada dos
Estados Unidos pelo publicitário Sylvio Bhering e teve sua data alterada de
junho para agosto por motivos comerciais.
Hoje se comemora o “dia dos pais” em
muitos países, cada um a seu modo, em datas diversas e conforme seus costumes.
11 - DIA NACIONAL DO ESTUDANTE
Os estudantes brasileiros interessados em
entender melhor o universo das leis tinham que cruzar o oceano para chegar à
faculdade mais próxima, localizada em Coimbra, Portugal. Por este motivo, D.
Pedro I instituiu no Brasil, no dia 11 de agosto de 1827, os dois primeiros
cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo, na capital
paulista, onde o curso foi acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de
taipa construído por volta do século XVII, e o outro em Olinda, posteriormente
transferido para Recife. Na faculdade do Largo São Francisco se formaram nove
presidentes da República, inúmeros escritores, poetas e artistas.
Por ocasião da comemoração do centenário
da criação dos cursos jurídicos, foi sugerido por Celso Gand Ley que o dia da
fundação da Faculdade de Direito da cidade de São Paulo, 11 de agosto de 1927,
fosse escolhido para homenagear os estudantes brasileiros, se tornando o “dia
nacional do estudante”.
O estudante também é lembrado no dia 17 de
novembro quando se festeja o “dia internacional do estudante”.
22 - DIA DO FOLCLORE
O folclore é uma expressão de cultura e
todos os povos têm o seu próprio folclore. Conhecer e estudar o folclore
significa contribuir para que ele se mantenha vivo, passando de uma geração
para outra a cultura de um povo.
No Brasil, o “dia do folclore” é
comemorado em 22 de agosto. Nosso folclore é um dos mais ricos do mundo e nele
estão presentes características dos povos que contribuíram para a formação de
nossa nação, principalmente os africanos, os indígenas e os europeus; dessa mistura
nasceram histórias e personagens fantásticos que enchem a imaginação do povo
brasileiro. Um dos principais estudiosos folcloristas do Brasil foi Luís da
Câmara Cascudo (1898-1986).
O Brasil é rico em cultura e natureza e
possui tradições que vão além daquilo que se pode imaginar. Ciranda,
trava-línguas, quadrinhas, canções de ninar, benzeduras para quebrantos, chás
para males incuráveis, reza para quebrar encantos, amuletos de proteção,
histórias de bruxas, sacis, boi-bumbá, cucas, lobisomem, mulas-sem-cabeça,
curupira e outras lendas do sertão, festas, mitos, costumes, crendices,
superstições, parlendas, danças para todos os gostos, muita comida e bebida,
esse é um pedacinho do folclore brasileiro.
Faz parte do folclore brasileiro:
Danças: é um dos pontos mais fortes da
cultura brasileira. Uma seqüência de gestos, passos e movimentos corporais,
acompanhados por um ritmo musical e expressando estados emocionais dão origem a
um determinado tipo de dança, seja ela ritual, mágica, religiosa, voltada para
a guerra ou para a arte. Danças de destaque no folclore brasileiro:
- BUMBA-MEU-BOI: a região Nordeste do
Brasil é considerada o berço dessas danças e a mais popular acontece no
Amazonas, onde o folclore caboclo é celebrado nas fantasias dos blocos de
boi-bumbá “Garantido” e “Caprichoso”, versão amazonense muito popular do
bumba-meu-boi.
- CALANGO: dança praticada nos estados de
Minas Gerais e Rio de Janeiro, o calango é composto de cantos e bailes, com
acompanhamento de uma orquestra ou simplesmente uma sanfona. Os casais dançam
enlaçados, em estilo de samba, com coreografia livre.
- CAPOEIRA: trazida por escravos
africanos, era praticada com os pés e a cabeça para defesa contra os europeus,
que lutavam com as mãos, tanto para o ataque como para a defesa. Sua prática
tornou-se popular em todo o país, sempre ao som do berimbau e das palmas.
- CURURU: de origem tupi-guarani, é
considerada uma dança sagrada para os índios brasileiros. Dança paulista,
goiana e mato-grossense, é praticada exclusivamente por homens, acompanhados
pelo som de violas, adufe e reco-reco, e cantada por dois violeiros num desafio
poético dedicado a um santo.
- FREVO: é uma dança coletiva de rua ou
salão, considerada a maior atração do carnaval pernambucano. Embora seja uma
dança de multidão, os foliões dançam de modos diversos e seu símbolo é o
guarda-chuva, que serve para manter o equilíbrio dos passistas.
- MARACATU: dança de origem africana
baseada nas cerimônias de coroação dos reis do Congo, é marcada apenas com
percussão. Na necessidade de mostrar sua força e poder, os chefes tribais
vindos do Congo e Angola fizeram dessa dança uma tradição e um símbolo da
resistência negra contra a dominação portuguesa, mesmo durante a escravidão. O
maracatu faz parte do carnaval pernambucano.
– MAXIXE: foi o primeiro tipo de dança
urbana surgida no Brasil. Era dançado em forrós, gafieiras e cabarés do Rio de
Janeiro, por volta dos anos 1870, por homens de classes mais privilegiadas, em
busca da sensualidade das danças africanas, e por mulheres de classes
inferiores ou meretrizes. Pela maneira de se dançar, esse ritmo foi muito
criticado e perseguido e recebeu o nome de “tango brasileiro”, só passando a
ser considerado um gênero musical de dança genuinamente brasileiro no final do
século XIX.
Provérbios e ditados populares: com
significado verdadeiro, é uma forma de se dar um conselho para alguém, como:
- "Não deixe para amanhã o que pode
ser feito hoje.”
- "Aquilo que os olhos não vêem o
coração não sente.”
- "Mais vale um pássaro na mão do que
dois voando.”
- "Tempo é dinheiro.”
- "Não há bem que sempre dure, nem
mal que sempre ature”.”
- "Quem semeia vento, colhe
tempestade.”
- "Quem não tem cão, caça com gato.”
- "Macaco velho não bota a mão em
cumbuca.”
- “Pior cego é o que não quer ver.”
- “As aparências enganam.”
- “Em terra de cego, quem tem olho é rei.”
- “Quem diz o que quer, ouve o que não
quer.”
- “Por fora, bela viola. Por dentro, pão
bolorento.”
- “Em boca fechada, não entra mosca.”
- “Mais vale um hoje do que dois amanhãs.”
- “Um homem prevenido vale por dois.”
- “Cuidado com o andor que o santo é de
barro.”
- “Apressado come cru.”
- “A união faz a força.”
- “Quem vê cara não vê coração.”
Frases feitas:
- DAR NO PÉ. Quer dizer fugir, ir embora
bem depressa.
- BICHO-DE-SETE-CABEÇAS. Quer dizer um
problema muito complicado.
- DAR NÓ EM PINGO D'ÁGUA. Quer dizer fazer
uma coisa muito difícil.
- FAZER COM O PÉ NAS COSTAS. Quer dizer
fazer algo com muita facilidade.
- DEIXAR A PETECA CAIR. Quer dizer
desistir, desanimar.
- DOR-DE-COTOVELO. Quer dizer inveja ou
ciúme.
- MATANDO CACHORRO A GRITO. Quer dizer
estar numa situação bem difícil.
- FICAR COM A PULGA ATRÁS DA ORELHA. Quer
dizer ficar desconfiado.
- PINTAR O SETE. Quer dizer fazer muita
bagunça.
- MARIA-VAI-COM-AS-OUTRAS. Quer dizer a
pessoa que só faz o que os outros fazem.
- ENTRAR PELO CANO. Quer dizer se dar mal.
- TOMAR CHÁ DE SUMIÇO. Quer dizer
desaparecer, ir embora.
- DAR UM RISO AMARELO. Quer dizer ficar
encabulado, sem graça.
- VÁ LAMBER SABÃO. Quer dizer não perturbe,
não aborreça, não enche.
Adivinhações:
- O que é o que é?
- Que quanto mais cresce menos se vê?
(escuridão)
- Quem fica cheio de boca para baixo, e
vazio de boca para cima?
(chapéu).
- Que cai em pé e corre deitada? (chuva)
- Que parte e reparte e fica sempre do
mesmo tamanho? (amor de mãe)
- Tem cabeça e não é gente, tem dente e
não é pente? (alho)
- Pula pro ar, dá um estouro e vira pelo
avesso. (pipoca)
- Quem morre em pé? (vela)
Trava línguas: são frases que têm a finalidade de
desenvolver uma boa dicção, principalmente para pessoas que têm dificuldades em
articular as palavras corretamente.
- A fiandeira fia a farda do filho do
feitor Felício.
- O peito do pé de Pedro é preto.
- O pinto pia, a pia pinga, quanto mais o
pinto pia, mais a pia pinga.
- O rato roeu a roupa do rei de Roma.
- Vento veloz e vingativo varre a Várzea
com violência voraz.
- O rato roeu a roupa do Rei de Roma a
rainha com raiva resolveu
remendar.
- Três pratos de trigo para três tigres
tristes.
Parlendas: são versos infantis com rimas, criados
para divertir, acalmar, ajudar a decorar números ou escolher quem deve iniciar
uma brincadeira.
"Um, dois, feijão-com-arroz.
Três, quatro, feijão no prato.
Cinco, seis, bolo inglês.
Sete, oito, comer biscoito.
Nove, dez, comer pastéis.”
"Batatinha quando nasce
se esparrama pelo chão.
Menininha quando dorme
põe a mão no coração.”
Coisas de assustar: histórias de
assombrações e seres sobrenaturais são comuns em todo o Brasil e transmitidas
de pai para filho.
- MULA-SEM-CABEÇA: segundo a lenda, toda
mulher que fizesse algum mal ou namorasse um padre católico se transformaria em
mula-sem-cabeça na noite de quinta para sexta-feira. Mesmo sem ter cabeça, a
mula pode relinchar e tem cascos afiados. Seus coices machucam muito.
- BICHO-PAPÃO: é um bicho que tem o corpo
peludo e os olhos vermelhos que vem pegar as crianças que não querem dormir.
- LOBISOMEM: trazido pelos portugueses,
esse mito diz que todo filho nascido depois de sete filhas se transforma em
lobisomem nas sextas-feiras de lua cheia.
Lendas e mitos: histórias e personagens
que fascinam crianças e adultos transmitidos de geração em geração.
- SACI-PERERÊ: é o mais famoso personagem
do folclore brasileiro, Tem apenas uma perna, usa um gorro vermelho, fuma
cachimbo e aparece e desaparece quando quer. Ele é muito sapeca, vive
aprontando e assustando as pessoas que tentam destruir as florestas.
- CURUPIRA: é um índio pequeno que tem os
pés virados para trás e faz ruídos misteriosos, para confundir e assustar os
caçadores e os agressores das matas.
- BOITATÁ: é um touro que tem um olho no
meio da testa e protege as matas das pessoas que as incendeiam.
- CAIPORA: tem o corpo coberto de pêlos e
percorre as matas montada num porco selvagem, para proteger os animais que
vivem nas florestas.
- IARA, A MÃE-D’ÁGUA: ela vive no Rio
Amazonas e nas noites de lua cheia fica em cima das pedras, penteando seus
longos cabelos para atrair os jovens com quem deseja casar.
- NEGRINHO DO PASTOREIO: o negrinho perdeu
alguns cavalos dos quais cuidava e por isso apanhou violentamente de seu patrão
e foi jogado num formigueiro, de onde foi salvo por Nossa Senhora. Ele é
conhecido como o protetor das pessoas que perdem alguma coisa.
Cantigas folclóricas
Ciranda Cirandinha
Ciranda, CirandinhaVamos todos
cirandarVamos dar a meia voltaVolta e meia vamos dar.
O anel que tu me desteEra vidro e se
quebrouO amor que tu me tinhasEra doce e se acabou
Por isso dona (nome de uma das crianças)
Entre no meio desta rodaDiga um verso bem bonitoDiga adeus e vá se embora.
Esta rua tem um bosque
Esta rua, esta rua tem um bosque, Que se
chama que se chama SolidãoDentro dele, dentro dele mora um anjoQue roubou que
roubou meu coração.
Se eu roubei, se eu roubei teu coraçãoTu
roubaste, tu roubaste o meu tambémSe eu roubei, se eu roubei teu coraçãoÉ
porque, é porque te quero bem!
O Cravo brigou com a Rosa
O Cravo brigou com a RosaDebaixo de uma
sacadaO Cravo saiu feridoA Rosa despedaçada.
O Cravo ficou doenteA Rosa foi visitarO
Cravo teve um desmaioA Rosa pôs-se a chorar.
Samba Lelê
"Samba Lelê está doente Está com a
cabeça quebrada Samba Lelê precisava De umas dezoito lambadas
Samba, samba, samba o Lelê Pisa na barra
da saia, o Lelê!
A canoa virou
A canoa virou Por deixar ela virar. Foi
por causa da Fulana Que não soube remar
Ai se eu fosse um peixinho E soubesse
nadar Tiraria a Fulana Lá do fundo do mar.
Escravos de Jó
Escravos de Jó
Jogavam caxangá
tira, põe, deixa ficar
Guerreiros, com guerreiros.
fazem zigue, zigue, zá.
Guerreiros com guerreiros
fazem zigue, zigue,
Escravos de Jó...
25- DIA DO SOLDADO
O dia do soldado é comemorado em 25 de agosto.
Esta data foi escolhida em homenagem a um grande militar brasileiro (Duque de
Caxias), que nasceu no mesmo dia, no ano de 1803, na Vila de Porto Estrela, Rio
de Janeiro, hoje mais conhecida como Duque de Caxias.
Soldados
são pessoas que se alistam para prestar serviços na defesa do país, no
Exército, Marinha ou Aeronáutica, além das corporações ligadas ao Estado, como
o corpo de bombeiros, polícia militar, e outros.
Duque
de Caxias, Luis Alves de Lima e Silva, que se tornou patrono do exército
brasileiro.Nascido em 1803, na Vila de Porto Estrela, na cidade do Rio de
Janeiro, Duque de Caxias teve sua carreira militar iniciada ainda bem pequeno,
aos cinco anos de idade, como cadete de primeira classe. Aos trinta e quatro
anos foi o responsável por apaziguar a região maranhense onde aconteceu a
revolta da Balaiada. Além dessa, foi vitorioso em várias rebeliões em São
Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul – como na revolta dos Farrapos. Atuava
junto de D. Pedro II, o que o tornou ministro da guerra por três vezes
consecutivas. Sua carreira no exército durou cerca de sessenta anos, vindo a
falecer no ano de 1880, após grandes conquistas.
Os
soldados são pessoas de honra, que cuidam da defesa da população, vigiando as
ruas das cidades contra assaltos, homicídios, drogas e outros crimes. Também
fazem resgates e socorrem pessoas em acidentes.
O
soldado é uma titulação militar. Quando um homem decide servir ao exército sua
carreira se inicia neste posto. À medida que fica mais velho, mais experiente e
atinge novas conquistas, seu posto vai subindo. As especializações ou áreas de
trabalho dos soldados estão divididas em infantaria, artilharia, cavalaria,
engenharia, logística e serviços, e étnicos.
Os
soldados devem ser respeitados e bem tratados pela população, pois são eles que
fazem a guarda do nosso território, protegendo nossas terras, nossos ares e
nossos mares.
O “Dia nacional de combate ao fumo” foi
instituído pela Lei nº. 7488/86, a ser celebrado em 29 de agosto, com o
objetivo de conscientizar a população sobre o assunto e diminuir os riscos de
doenças causadas pelo tabagismo, como a bronquite crônica, o enfisema pulmonar
e o câncer de pulmão, entre outras. A instituição desta data foi de suma
importância, pois o uso excessivo de tabaco é um problema que deve ser levado
muito a sério pelas autoridades civis e pela população em geral. Por isso a
legislação é indispensável para a criação de políticas públicas para o
fortalecimento de estratégias de desenvolvimento e de contribuição para uma
sociedade sem a influência do tabaco.
Essa iniciativa também é praticada no
mundo inteiro no dia 31 de maio, conhecido como o “dia mundial sem tabaco”, que
movimenta todos os países na luta contra o vício.
A aplicação de medidas educativas e
informativas para conscientização da população, de uma legislação bem definidas
sobre o assunto, de programas de entidades públicas ou privadas, aliadas a um
conjunto de estratégias econômicas, podem reduzir influência da indústria do
tabaco.
Em 1990, o Estatuto da Criança e do
Adolescente proibiu a venda de produtos que podem causar dependência a menores
de 18 anos.
A lei nº. 9294/96 regulamentou a
publicidade, inserindo mensagens rotativas, proibindo o consumo de cigarros em
locais fechados e transportes coletivos, definindo as áreas exclusivas para
fumantes.
O Decreto nº. 3136/99, criou a Comissão
Nacional para a preparação da posição do Brasil nas negociações para a
Convenção de Controle do Tabaco, estabelecendo um prazo para apresentação de
contribuições relativas à proposta desta convenção, por meio da Consulta
Pública do Ministério da Saúde nº. 01, em 2000.
A Lei nº. 10167/00 alterou os dispositivos
da Lei nº. 9294/96, proibindo a publicidade de cigarros e de outros produtos
fumígenos em revistas, jornais, televisão, rádio e outdoors.
Em 2001, duas resoluções da Anvisa foram
propostas: uma tornou obrigatória a exibição de imagens de alerta sobre os
males causados pelo fumo, além de frases de advertência nas embalagens de
produtos derivados do tabaco; a outra estabeleceu os teores máximos permitidos
de alcatrão, nicotina e monóxido de carbono nos cigarros comercializados no
Brasil.
O ato de fumar foi tido, durante muitos
anos, como elegante, charmoso e símbolo de status. Sem que seus males fossem
explicitados, a indústria de cigarros imprimiu uma maciça publicidade, associando
o cigarro ao poder e à fama.
O consumo de cigarros é a mais devastadora
causa evitável de doenças e mortes prematuras da história da humanidade.
Ainda que fumar não torne a pessoa mais
agressiva ou eufórica, o seu padrão de consumo é típico de uma droga que produz
dependência.
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