quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Dia dos Finados

Olá!!!

O Dia de Finados é celebrado em 02 de novembro no mundo ocidental. Quer saber mais sobre essa data? 

Em toda cultura ou civilização houve uma atenção especial dirigida aos mortos, quer essa atenção (ou esse “cuidado”) esteja relacionada a alguma religião, quer não. Observam-se ao longo da história diversos ritos de sepultamentos, como a cremação, a mumificação, o enterro em covas e em urnas de cerâmica ou de pedra, bem como a deposição do corpo dos mortos em mausoléus. Grandes monumentos como as pirâmides de Gizé e o Taj Mahal foram erguidos para acomodar os restos mortais de pessoas ilustres. No mundo ocidental, o dia 02 de novembro é dedicado à memória dos mortos. Esse dia, popularizado pela tradição católica, foi instituído no período da Baixa Idade Média.

Como surgiu a data?
O Dia de Finados, como é conhecido, foi instituído inicialmente no século X, na abadia beneditina de Cluny, na França, pelo abade Odilo (ou Santo Odilon [962-1049], como chamado entre os católicos). Odilo de Cluny sugeriu, no dia 02 de novembro de 998, aos membros de sua abadia que, todo ano, naquele dia, dedicariam suas orações à alma daqueles que já se foram. A ação de Odilo resgatava um dos elementos principais da cosmovisão católica: a perspectiva de que boa parte das almas dos mortos está no Purgatório, passando por um processo de purificação para que possam ascender ao Paraíso.



No estado de purgação, as almas necessitam, segundo a doutrina católica, de orações dos vivos, que podem pedir para elas a misericórdia divina e a intercessão dos santos, da Virgem Maria e do principal mediador, o Deus Filho, Jesus Cristo. Nos séculos da Baixa Idade Média (X ao XV), a prática de orações pelas almas dos mortos tornou-se bastante popular na Europa, ficando conhecida pela alcunha de “Dia de todas as Almas”. Essa prática remonta ao período do cristianismo primitivo, dos séculos II e III, quando os cristãos perseguidos pelo Império Romano enterravam e rezavam por seus mortos nas catacumbas subterrâneas da cidade de Roma.


Com a descoberta da América e o processo de colonização, o dia escolhido por Odilo de Cluny tornou-se ainda mais popular. Nos dias atuais, apesar do grande processo de secularização que a civilização ocidental sofreu ao longo da modernidade, o Dia de Finados continua a ser uma data especial, na qual a memória dos entes queridos que já se foram nos vem à mente e na qual, também, milhões de pessoas vão aos cemitérios levar suas flores, velas, sentimentos e orações.



Fonte: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-finados.htm

domingo, 9 de setembro de 2018

Introdução: divisão para crianças


Para iniciar a explicação de divisão, perguntar quais são os sinônimos de dividir. Chegar em repartir e distribuir igualmente uma determinada quantidade.


Usar palitos, material dourado e outros materiais concretos.
Colocar os alunos em dupla

Propor situações problemas  e manusear os materiais.
Usando palitos de picolé, pegar 8 palitos e distribuir, igualmente, entre 2 alunos. Perguntar  quantos palitos cada um receberá?   Cada um ficará com 4 palitos.

Ainda com os 8 palitos distribuir entre 4 alunos. Cada um receberá 2 palitos.

Fazer com 6 divididos entre 3.      Depois entre 2.
Agora usar a caixa de ovos para distribuir nos buraquinhos.

12 : 4;                    12 : 3 ;             12 : 6 ;                  12 : 2 ;                12 : 12:

15 : 3;             15 : 5;             16 : 4;                  16 : 2;              16 : 8;     

Para organizar a estante, mamãe distribuiu igualmente, 15 livros em 3  prateleiras. Quantos livros ficaram em cada prateleira?

15 : 3 = 5

Fazer a distribuição na caixa de ovos usando os feijões.

Cada prateleira é uma covinha da caixa. E cada feijão representa um livro.

O professor de Educação física distribuiu os alunos em grupos. Eram 20 alunos  distribuídos igualmente em 5 grupos. Quantos alunos ficaram em cada grupo?

20 : 5 = 4

Tenho 18 balas e quero dividi-las entre 3 colegas. Quantas balas cada um receberá?

18 : 3 = 6

Explicar que ao dividir, devemos fazer a operação inversa da multiplicação.

Usando os materiais, fazer os cálculos da seguinte forma:

10 : 5 = 2 pois, 2 x 5 = 10

21 : 3 = 7 pois, 3 x 7 = 21

18 ; 2 = 9 pois, 2 x 9 = 18

Dar vários exemplos e acompanhar o raciocínio de cada dupla.
Procurar desenhar as situações para perceberem melhor as divisões.

Dar um exercício no caderno para compreensão.

Cabeçalho
                                                Atividade

1- Dividindo.

Ø  14 : 2 =             pois, ______x _______   = 14
Ø  15 : 3 =             pois, ______x ________ = 15 
Ø  20 : 5 =             pois, _____x    _______ = 20
Ø  12 : 6 =             pois, ______x _______ = 12
Ø  16 : 4 =             pois, ______x _______ = 16
Ø  25 : 5 =             pois, _____x _______ = 25