quarta-feira, 13 de março de 2019

Os continentes - resumo


Os continentes são as divisões do espaço terrestre elaboradas pelo homem para melhor compreendê-lo. Trata-se de grandes massas de terras que são separadas pelos oceanos. Assim, de acordo com a divisão atual, existem seis principais continentes: América, Europa, África, Ásia, Oceania e a Antártida.


A seguir, veremos as características de cada um dos continentes, organizados do maior para o menor (clique nos nomes de cada continente para saber mais detalhes):

1º Ásia – Além de ser o maior dos continentes, é também o que possui a maior população do planeta. Sua área total é de quase 45 milhões de km² e a população atual está estimada em 4,5 bilhões de pessoas. É na Ásia que encontramos o ponto mais alto do mundo, o Monte Everest, com 8.848m de altura.

Entre os 53 países que fazem parte da Ásia, podemos citar: China, Índia e a maior parte de Rússia. Nela também se encontra uma região que apresenta as relações políticas mais conflituosas do mundo: o Oriente Médio.

2º América – O segundo maior continente do mundo, com uma área total de 42 milhões de km², é geralmente dividida em três partes: América do Norte, América do Sul e América Central. Outra forma divisão separa o continente entre América Anglo-Saxônica e América Latina. A população total desse continente está estimada em aproximadamente 1 bilhão de habitantes.
Dentre os 35 países que compõem a América, podemos citar: Estados Unidos, México e Canadá, na América do Norte; Haiti, Cuba e Jamaica, na América Central; Brasil, Argentina e Paraguai, na América do Sul.

3º África – O continente africano é um dos que possuem a maior quantidade de etnias em todo o planeta. Antes da colonização realizada pelos europeus, existiam mais de duas mil civilizações diferentes! Sua extensão territorial é de mais de 30 milhões de km² e a população está estimada em 1,2 bilhões de habitantes.

É o continente que possui o maior número de países: 54, ao total. Dentre eles, podemos destacar o Egito, a Tunísia, a Nigéria e a África do Sul.

4º Antártida (Antártica): também chamada de “Polo Sul”, é o quarto maior continente do mundo, com aproximadamente 14 milhões de km². Sua área é dividida entre vários países do mundo, que realizam pesquisas e estudos científicos.

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, esse continente não é formado apenas por gelo, mas também por uma grande quantidade de terra (ao contrário do Polo Norte, que é formado somente por calotas polares). Existe vida na Antártida, que abriga os famosos Pinguins, entre outras tantas espécies que conseguem resistir ao frio extremo!

5º Europa: apesar de ser um dos menores continentes do mundo, a Europa é o mais importante politicamente. Foi a partir dela que se constituiu e se expandiu o sistema capitalista e seus valores econômicos, sociais, políticos e culturais. As ciências também são, em sua maior parte, oriundas desse continente, pois foi nele que os gregos criaram a Filosofia.

Sua extensão territorial é de mais de 10 milhões de km² e a população é de aproximadamente 800 milhões de habitantes.

Entre os 49 países que compõem a Europa, podemos citar: Inglaterra, Alemanha, França, Portugal, Espanha e muitos outros.

6º Oceania: é chamada pelos europeus de “novíssimo mundo”, pois foi o último local da Terra a ser colonizado por eles. Possui 14 países distribuídos por mais de 8 milhões de km². A maioria deles é formada por arquipélagos (conjunto de ilhas). A população total desse continente é de aproximadamente 40 milhões de pessoas.

Dentre os países que fazem parte da Oceania, podemos destacar a Austrália, a Nova Zelândia e o Taiti.

Curiosidades sobre os continentes:

- Existe uma única cidade no mundo que se encontra em dois continentes, é a cidade de Istambul, localizada na Turquia. Ela se localiza nos continentes europeu e asiático

- Em um passado remoto, antes de existirem os homens, os continentes eram apenas um: o Pangeia, que, graças aos movimentos das Placas Tectônicas, dividiu-se e originou as atuais porções continentais.

- Alguns pesquisadores não consideram a Antártida como um continente, mas sim como uma área continental.

- O Polo Norte não é continente, pois nele não há nenhuma faixa de terra, apenas gelo.

- O nome “América” foi criado em homenagem a Américo Vespúcio, pois esse foi o primeiro navegador a descobrir que esse continente não fazia parte da Ásia, como imaginavam os Europeus.



Fonte: https://escolakids.uol.com.br (com adaptações para fins pedagógicos)

Mapa-múndi para pintar:

terça-feira, 5 de março de 2019

História do Calendário

Você já deve ter se perguntado sobre a origem do calendário que utilizamos. Qual seria realmente sua origem? Como ele era calculado? Abaixo segue uma pequena história do calendário gregoriano, que é utilizado hoje em dia na maior parte do mundo.


História do Calendário

 Alguns pesquisadores afirmam que o primeiro calendário surgiu na Mesopotâmia, pelo ano de 2700 a.C., e foi criado provavelmente pelos sumérios e depois aprimorado pelos caldeus. Esse calendário tinha 12 meses lunares, de 29 ou 30 dias. Cada mês começava na lua nova e o ano acabava tendo 345 dias, o que fazia com que ele ficasse ultrapassado em relação ao calendário solar. Para resolver este problema, os caldeus passaram a acrescentar um mês a cada três anos. O calendário solar já possuía 365 dias e era bem mais preciso.
Instrumento para marcar a passagem do tempo

Atualmente usamos o calendário gregoriano, este não sofre influência dos astros. Ele foi instituído no ano de 1582, pelo papa Gregório XIII, que reformou o calendário juliano. Alguns países não aceitaram esse calendário, e é por isso que atualmente temos mais de um calendário no mundo.

Fonte:https://www.estudokids.com.br


                                                                   Atividades

1- Há mais de 4 mil anos, os antigos egípcios já tinham criado um calendário com ano, meses, semanas e dias. Mas o calendário que usamos hoje, conta os anos somente a partir do nascimento de Jesus Cristo.

a) Para que serve um calendário? Explique.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Como ele é organizado?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Em que momentos você utiliza o calendário? Explique com detalhes.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2- O calendário é um instrumento utilizado para medir o tempo e que é utilizado com frequência em nosso dia a dia. Nós humanos, temos uma considerável necessidade de marcar o tempo, para assim, organizarmos atividades diárias, bem como demarcar datas comemorativas. Ainda, falando sobre o calendário, responda:

a) Quantos meses tem o calendário que usamos hoje?
(  ) 10         (  ) 11          (  ) 12         (   ) 13

b) Que mês pode ter 29 dias?
(    ) fevereiro     
(    )março     
(    ) janeiro   
(    ) abril

c) Um ano, geralmente, possui quantos dias?
(     ) 545    (    )195    (    ) 365  (    ) 120

d) Uma semana tem quantos dias?
(  ) 5       (  ) 6         (  ) 7         (    ) 8

e) Estamos no mês de março. Quantos dias tem o mês de março?
(  ) 28    (  ) 29    (  ) 30   (  ) 31




domingo, 17 de fevereiro de 2019

Brincando de completar os nomes








Escola deve alertar Conselho Tutelar quando aluno atingir 30% do limite de faltas



Foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro a Lei 13.803, de 2019, que determina a notificação imediata aos conselhos tutelares, no caso de faltas escolares de alunos dos ensinos fundamental ou médio que ultrapassarem em 30% o percentual permitido pela legislação em vigor.
Até então, o procedimento era previsto somente quando o número de faltas ultrapassasse o limite em 50%. Pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB – Lei 9.394, de 1996), um aluno não pode ser aprovado caso apresente uma quantidade de faltas superior a 25% das horas-aula dadas no ano letivo.
A LDB determina que o ano escolar deve ter 200 dias letivos. Levando em conta esse dado (que ainda pode variar em função da distribuição das horas em cada jornada), o aluno que faltar a mais de 50 dias de aula não pode ser promovido para o próximo ano escolar. Seguindo esse parâmetro, antes da nova lei, a escola deveria alertar o Conselho Tutelar quando o aluno faltasse a 25 dias de aula. Agora, essa notificação deve ser feita quando o estudante se ausentar da escola por 15 dias.
A legislação também determina que cada escola tem a obrigação de acompanhar a frequência de seus alunos durante todo o ano letivo, de acordo com o planejamento estabelecido pela respectiva secretaria de Educação, notificando os pais e o Conselho Tutelar no caso de faltas reiteradas.
O projeto que altera a atual legislação (PLC 89/2018é da deputada federal Keiko Ota (PSB-SP), com parecer favorável da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) apresentado pelo senador Cristovam Buarque (PPS-DF). Para ele, o Estado precisa se antecipar ao problema no sentido de reduzir o número de faltas e, com isso, combater a repetência e a evasão escolar.
A matéria foi aprovada no Plenário do Senado em dezembro do ano passado.
Fonte: Agência Senado

Bom dia! Bom domingo!!!


Fim do horário de verão


NÃO ESQUEÇA DE ATRASAR O SEU RELÓGIO EM 1 HORA!!!

Brasil: 1º lugar na desvalorização do professor


quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Seja um mediador de leitura e transforme o mundo!!!



Passei aqui rapidinho para compartilhar uma ótima oportunidade. É um curso de formação de mediadores de leitura totalmente gratuito e com carga horária de 160h. 

E para fazer a inscrição é só acessar: ava.fdr.org.br

Eu já fiz a minha e você? 

Serão 12 módulos e o primeiro módulo já tem início no dia 21/01. Faltam poucos dias para iniciar!!
Corre lá para não perder essa oportunidade!

segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Feliz Natal para todos!!!

Olá!!!

Passei aqui para desejar que no dia que comemoramos o nascimento de Cristo que em seu coração renasçam a esperança, a fé e a paz. Feliz Natal!!!

Que você possa viver esta época natalina em plena alegria, e na companhia da sua família.
Que o amor e todos os melhores sentimentos prevaleçam sobre o materialismo dos presentes. E que Deus conceda a você e toda a sua família muita felicidade, não só na data de hoje, mas durante todos os dias de sua vida.

Tenha um Natal abençoado!!!


Brincadeira para as férias – inventando o futuro

A dica de hoje para fazer com as crianças é uma brincadeira chamada Inventando o futuro.

Veja como deve ser feita:

Inventando o futuro

Descrição:

Esta brincadeira surgiu em uma longa viagem de metrô.
Pode ser feita em filas de espera, dias de chuva, dentro do carro no trânsito.
Considerando a facilidade na execução, não há necessidade de um local específico.
Um jogo em que a imaginação é a grande diva. Basta falar das possíveis e impossíveis invenções que existirão no futuro.

Objetivos:
Inventar coisas, objetos, serviços e utilidades que ainda não existem. Inventar até cansar. Não existe limite para a imaginação. Mas quando ela trava ou dói, é hora de pedir ajuda para um adulto. Pode ser muito divertido!

Uma ótima semana para todos!!


domingo, 23 de dezembro de 2018

QUEBRA-CABEÇA DE NATAL- parte 2

Seus filhos estão de férias? 
E estão sem nada para fazer? 
Então imprima estes quebra-cabeças e dê para eles recortarem e depois montarem.

Estes que seguem abaixo são para pintar, recortar e montar:








Brincadeira para as férias: Corrida de obstáculos feita em casa

Olá!!!

A dica de hoje para brincar com a galerinha é montar um pista de obstáculos no seu quintal ou no espaço que você tiver disponível.

As pistas de corrida de obstáculos podem ajudar as crianças a desenvolver e crescer de diferentes formas. Elas aperfeiçoam as habilidades motoras e consciência espacial, ensinam resolução de problemas e experimentação. Elas também podem aumentar o nível de exercícios que as suas crianças estão praticando, especialmente se você tornar a participação em uma corrida. Você pode construir sua própria pista de obstáculos com pouco dinheiro, com objetos que tem em casa.

Tábuas

Deite um pedaço de madeira no chão para um balancim. Ele exige o mesmo equilíbrio para andar que um balanço de ginasta, mas por ser mais baixo no chão, é mais seguro para as crianças.

Você pode também mandar cortar as tábuas em diferentes comprimentos e deite-as para fazer um labirinto, deitando-as perto uma da outra.
Se usar uma madeira mais grossa, como caibro, as crianças podem treinar o equilíbrio para passar por cima.

Pneus velhos

Use pneus velhos como um caminho para as crianças seguir, pisando somente dentro dos pneus na linha direita com os seus pés direitos, e somente nos da linha esquerda com os pés esquerdos.  Outra ideia é coloca-los em forma de ziguezague e peça às crianças para correr por eles para o clássico exercício de ziguezaguear. Dependendo da idade você pode colocar as crianças para pintarem os pneus velhos com tinta acrílica.

Outra opção do uso do pneu velho no circuito é pendurá-lo em uma árvore grande para que as crianças joguem bolas no meio do pneu.

Bambolês

O bambolê possui várias formas de utilizá-lo no circuito, pois oferece uma variedade de obstáculos. Enterre um na areia para fazer um obstáculo em que as crianças devem passar dentro ou pular.  Outra opção é usá-los no lugar dos pneus.
Até mesmo para a criança bambolear antes de passar para um novo desafio, pular num pé só; passar pelo meio, etc.

Cadeiras

Pegue cadeiras velhas ou de plástico para fazer parte do circuito para a criança passa por baixo, desviar ou fazer ziguezague.

Caixas

Use caixas para fazer um labirinto. Você pode amarrá-las juntas para um labirinto permanente ou deixá-las livres para um labirinto que você possa reconstruir. Corte furos no fundo de grandes caixas de aparelhos, máquinas, eletrodomésticos ou utensílios para fazer obstáculos para que as crianças rastejem por eles.
Caixas com areia dentro podem ser usadas no lugar de cones para fazer ziguezague ou para a criança pular para desviar.

Jornal

A criança deve estar com duas folhas de jornal nas mãos. Ao sinal de início, devem colocar no chão, à sua frente, uma das folhas de jornal, e pisar sobre ela;
Depois colocar a outra, dar um passo à frente pisando sobre ela, e apanhar a que ficou atrás, para tornar a colocá-la no chão, à sua frente e pisar sobre ela e apanhar a que ficou atrás, farão a troca de jornal até atingir à linha de chegada.

Corda

Corda esticada no chão para caminhar sobre ela ou pular de um lado para outro. 

Coloque balões na árvore, a uma altura que faça com que eles estiquem os braços e fiquem na ponta dos pés para tocá-los ou estourá-los.
Corte o centro de pratinhos de papel criando anéis para lançar sobre garrafas, a uma certa distância.

Você poderá usar outros elementos que tenha em casa: escada (usada deitada no chão, para que eles passem pelos degraus), piscina inflável (para jogar ou pegar algo de dentro), almofadas (para fazer um caminho que eles precisam saltar. Lembre-se que na grama a almofada não escorrega), fitas de papel (para fazer uma teia de aranha em árvores ou cadeiras para a criança atravessar) ou um tapete enrolado (para caminhar se equilibrando). 

Outras ideias que achei na internet:










quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Dica de livro infantil: Eu Grande, Você Pequenininho


Eu Grande, Você Pequenininho, de Lilli L. Arronge



O pai é grande, o filho, pequenininho. Ao virar as páginas, o leitor encontra uma sequência de passagens que destacam a diferença de tamanho: eu chute, você chutinho; eu beijo, você beijinho. Assim, a obra trata com maestria as particularidades do cotidiano de um pai com o filho.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Dica de livro infantil: As Cores dos Pássaros


As Cores dos Pássaros, de Lucia Hiratsuka



Havia um tempo em que os pássaros não tinham cores. Certa manhã, Dona Coruja teve uma ideia. Juntou várias tintas e anunciou que tingiria tudo. Misturou cores, pintou tecidos e, em dado momento, decidiu colorir as próprias penas. Foi o suficiente para outros pássaros se encantarem e pedirem a ela que os pintasse também.