domingo, 21 de abril de 2019
sábado, 20 de abril de 2019
Mural e lembrancinha de Páscoa
Olá!
Trouxe hoje o mural, a lembrancinha e o cartão de Páscoa que fiz para os meus alunos:
Mais detalhes e o passo a passo acompanhe no meu outro site:
Trouxe hoje o mural, a lembrancinha e o cartão de Páscoa que fiz para os meus alunos:
Mais detalhes e o passo a passo acompanhe no meu outro site:

sexta-feira, 19 de abril de 2019
Sistema locomotor
Podemos
nos mover e nos locomover graças ao sistema locomotor!
Os
movimentos que fazemos com nosso corpo acontecem em virtude do sistema
locomotor, formado pelo esqueleto e pelos músculos. Os ossos, cartilagens e
articulações são os componentes do esqueleto.
Os
ossos sustentam nosso corpo: sem eles seríamos um amontoado de músculos incapaz
de ficar em pé. Os ossos também são importantes porque protegem nossos órgãos.
As costelas, por exemplo, abrigam dentro de nosso esqueleto o coração, o pulmão
e muitos outros órgãos.
Os
ossos, também, guardam dentro deles uma substância muito importante para nosso
organismo: o cálcio. Além disso, dentro deles, é encontrada a medula óssea,
responsável pela formação de células do sangue.
Se
você apalpar seu corpo poderá sentir os ossos da cabeça, pescoço, ombros,
braços, mãos, tronco, costas, quadril, pernas, pés, enfim! São tantos, que
somam 206 em uma pessoa adulta. Quando os bebês nascem, eles apresentam um
número de ossos um pouco maior. Aos poucos, alguns deles se unem, diminuindo
esse número.
Além
dos ossos, temos as cartilagens, que são partes um pouco mais moles, mas muito
resistentes. Podemos encontrar cartilagens nas orelhas, no nariz, na coluna
vertebral, nas pontas de alguns ossos, dentre outros locais.
quinta-feira, 18 de abril de 2019
quarta-feira, 13 de março de 2019
Os continentes - resumo
Os
continentes são as divisões do espaço terrestre elaboradas pelo homem para
melhor compreendê-lo. Trata-se de grandes massas de terras que são separadas
pelos oceanos. Assim, de acordo com a divisão atual, existem seis principais
continentes: América, Europa, África, Ásia, Oceania e a Antártida.
A
seguir, veremos as características de cada um dos continentes, organizados do
maior para o menor (clique nos nomes de cada continente para saber mais
detalhes):
1º
Ásia – Além de ser o maior dos continentes, é também o que possui a maior
população do planeta. Sua área total é de quase 45 milhões de km² e a população
atual está estimada em 4,5 bilhões de pessoas. É na Ásia que encontramos o
ponto mais alto do mundo, o Monte Everest, com 8.848m de altura.
Entre
os 53 países que fazem parte da Ásia, podemos citar: China, Índia e a maior
parte de Rússia. Nela também se encontra uma região que apresenta as relações
políticas mais conflituosas do mundo: o Oriente Médio.
2º
América – O segundo maior continente do mundo, com uma área total de 42 milhões
de km², é geralmente dividida em três partes: América do Norte, América do Sul
e América Central. Outra forma divisão separa o continente entre América
Anglo-Saxônica e América Latina. A população total desse continente está
estimada em aproximadamente 1 bilhão de habitantes.
Dentre
os 35 países que compõem a América, podemos citar: Estados Unidos, México e
Canadá, na América do Norte; Haiti, Cuba e Jamaica, na América Central; Brasil,
Argentina e Paraguai, na América do Sul.
3º
África – O continente africano é um dos que possuem a maior quantidade de
etnias em todo o planeta. Antes da colonização realizada pelos europeus,
existiam mais de duas mil civilizações diferentes! Sua extensão territorial é
de mais de 30 milhões de km² e a população está estimada em 1,2 bilhões de
habitantes.
É o
continente que possui o maior número de países: 54, ao total. Dentre eles,
podemos destacar o Egito, a Tunísia, a Nigéria e a África do Sul.
4º
Antártida (Antártica): também chamada de “Polo Sul”, é o quarto maior
continente do mundo, com aproximadamente 14 milhões de km². Sua área é dividida
entre vários países do mundo, que realizam pesquisas e estudos científicos.
Ao
contrário do que muitas pessoas imaginam, esse continente não é formado apenas
por gelo, mas também por uma grande quantidade de terra (ao contrário do Polo
Norte, que é formado somente por calotas polares). Existe vida na Antártida,
que abriga os famosos Pinguins, entre outras tantas espécies que conseguem
resistir ao frio extremo!
5º
Europa: apesar de ser um dos menores continentes do mundo, a Europa é o mais
importante politicamente. Foi a partir dela que se constituiu e se expandiu o
sistema capitalista e seus valores econômicos, sociais, políticos e culturais.
As ciências também são, em sua maior parte, oriundas desse continente, pois foi
nele que os gregos criaram a Filosofia.
Sua
extensão territorial é de mais de 10 milhões de km² e a população é de
aproximadamente 800 milhões de habitantes.
Entre
os 49 países que compõem a Europa, podemos citar: Inglaterra, Alemanha, França,
Portugal, Espanha e muitos outros.
6º
Oceania: é chamada pelos europeus de “novíssimo mundo”, pois foi o último local
da Terra a ser colonizado por eles. Possui 14 países distribuídos por mais de 8
milhões de km². A maioria deles é formada por arquipélagos (conjunto de ilhas).
A população total desse continente é de aproximadamente 40 milhões de pessoas.
Dentre
os países que fazem parte da Oceania, podemos destacar a Austrália, a Nova
Zelândia e o Taiti.
Curiosidades
sobre os continentes:
-
Existe uma única cidade no mundo que se encontra em dois continentes, é a
cidade de Istambul, localizada na Turquia. Ela se localiza nos continentes
europeu e asiático
- Em
um passado remoto, antes de existirem os homens, os continentes eram apenas um:
o Pangeia, que, graças aos movimentos das Placas Tectônicas, dividiu-se e
originou as atuais porções continentais.
-
Alguns pesquisadores não consideram a Antártida como um continente, mas sim
como uma área continental.
- O
Polo Norte não é continente, pois nele não há nenhuma faixa de terra, apenas
gelo.
- O
nome “América” foi criado em homenagem a Américo Vespúcio, pois esse foi o primeiro
navegador a descobrir que esse continente não fazia parte da Ásia, como
imaginavam os Europeus.
Fonte: https://escolakids.uol.com.br (com adaptações para fins pedagógicos)
Mapa-múndi para pintar:
terça-feira, 5 de março de 2019
História do Calendário

História do Calendário
Alguns pesquisadores afirmam
que o primeiro calendário surgiu na Mesopotâmia, pelo ano de 2700 a.C., e foi
criado provavelmente pelos sumérios e depois aprimorado pelos caldeus. Esse
calendário tinha 12 meses lunares, de 29 ou 30 dias. Cada mês começava na lua
nova e o ano acabava tendo 345 dias, o que fazia com que ele ficasse
ultrapassado em relação ao calendário solar. Para resolver este problema, os
caldeus passaram a acrescentar um mês a cada três anos. O calendário solar já
possuía 365 dias e era bem mais preciso.
Instrumento para marcar a passagem do tempo
Atualmente usamos o calendário
gregoriano, este não sofre influência dos astros. Ele foi instituído no ano de
1582, pelo papa Gregório XIII, que reformou o calendário juliano. Alguns países
não aceitaram esse calendário, e é por isso que atualmente temos mais de um
calendário no mundo.
Atividades
1- Há mais de 4 mil
anos, os antigos egípcios já tinham criado um calendário com ano, meses,
semanas e dias. Mas o calendário que usamos hoje, conta os anos somente a
partir do nascimento de Jesus Cristo.
a) Para que serve um calendário? Explique.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
Como ele é organizado?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Em que momentos
você utiliza o calendário? Explique com detalhes.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2- O
calendário é um instrumento utilizado para medir o tempo e que é utilizado com
frequência em nosso dia a dia. Nós humanos, temos uma considerável necessidade
de marcar o tempo, para assim, organizarmos atividades diárias, bem como
demarcar datas comemorativas. Ainda, falando sobre o calendário, responda:
a)
Quantos meses tem o calendário que usamos hoje?
( ) 10
( ) 11 ( )
12 ( ) 13
b) Que mês pode ter 29 dias?
( )
fevereiro
(
)março
( ) janeiro
( ) abril
c) Um ano, geralmente, possui quantos dias?
( )
545 ( )195
( ) 365 ( )
120
d) Uma semana tem quantos dias?
( ) 5
( ) 6 (
) 7 ( ) 8
e)
Estamos no mês de março. Quantos dias tem o mês de março?
( ) 28
( ) 29 ( )
30 (
) 31
domingo, 17 de fevereiro de 2019
Escola deve alertar Conselho Tutelar quando aluno atingir 30% do limite de faltas
Foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro a Lei 13.803, de 2019, que determina a notificação imediata aos conselhos tutelares, no caso de faltas escolares de alunos dos ensinos fundamental ou médio que ultrapassarem em 30% o percentual permitido pela legislação em vigor.
Até então, o procedimento era previsto somente quando o número de faltas ultrapassasse o limite em 50%. Pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB – Lei 9.394, de 1996), um aluno não pode ser aprovado caso apresente uma quantidade de faltas superior a 25% das horas-aula dadas no ano letivo.
A LDB determina que o ano escolar deve ter 200 dias letivos. Levando em conta esse dado (que ainda pode variar em função da distribuição das horas em cada jornada), o aluno que faltar a mais de 50 dias de aula não pode ser promovido para o próximo ano escolar. Seguindo esse parâmetro, antes da nova lei, a escola deveria alertar o Conselho Tutelar quando o aluno faltasse a 25 dias de aula. Agora, essa notificação deve ser feita quando o estudante se ausentar da escola por 15 dias.
A legislação também determina que cada escola tem a obrigação de acompanhar a frequência de seus alunos durante todo o ano letivo, de acordo com o planejamento estabelecido pela respectiva secretaria de Educação, notificando os pais e o Conselho Tutelar no caso de faltas reiteradas.
O projeto que altera a atual legislação (PLC 89/2018) é da deputada federal Keiko Ota (PSB-SP), com parecer favorável da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) apresentado pelo senador Cristovam Buarque (PPS-DF). Para ele, o Estado precisa se antecipar ao problema no sentido de reduzir o número de faltas e, com isso, combater a repetência e a evasão escolar.
A matéria foi aprovada no Plenário do Senado em dezembro do ano passado.
Fonte: Agência Senado
segunda-feira, 14 de janeiro de 2019
quinta-feira, 10 de janeiro de 2019
Seja um mediador de leitura e transforme o mundo!!!
Passei aqui rapidinho para compartilhar uma ótima oportunidade. É um curso de formação de mediadores de leitura totalmente gratuito e com carga horária de 160h.
E para fazer a inscrição é só acessar: ava.fdr.org.br
Eu já fiz a minha e você?
Serão 12 módulos e o primeiro módulo já tem início no dia 21/01. Faltam poucos dias para iniciar!!
Corre lá para não perder essa oportunidade!
segunda-feira, 7 de janeiro de 2019
terça-feira, 1 de janeiro de 2019
segunda-feira, 31 de dezembro de 2018
segunda-feira, 24 de dezembro de 2018
Feliz Natal para todos!!!
Olá!!!
Passei aqui para desejar que no dia que comemoramos o nascimento de Cristo que em seu coração renasçam a esperança, a fé e a paz. Feliz Natal!!!
Que você possa viver esta época natalina em plena alegria, e na companhia da sua família.
Que o amor e todos os melhores sentimentos prevaleçam sobre o materialismo dos presentes. E que Deus conceda a você e toda a sua família muita felicidade, não só na data de hoje, mas durante todos os dias de sua vida.
Tenha um Natal abençoado!!!
Brincadeira para as férias – inventando o futuro
Veja como deve ser feita:
Inventando o futuro
Descrição:
Esta brincadeira surgiu em uma longa viagem de metrô.
Pode ser feita em filas de espera, dias de chuva, dentro do carro no trânsito.
Considerando a facilidade na execução, não há necessidade de um local específico.
Um jogo em que a imaginação é a grande diva. Basta falar das possíveis e impossíveis invenções que existirão no futuro.
Objetivos:
Inventar coisas, objetos, serviços e utilidades que ainda não existem. Inventar até cansar. Não existe limite para a imaginação. Mas quando ela trava ou dói, é hora de pedir ajuda para um adulto. Pode ser muito divertido!
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