Cartaz
O cartaz é um gênero textual
marcado especialmente pela função informativa, bem como pela função apelativa.
Existe uma série de gêneros textuais utilizados para transmitir mensagens, dentre
os diversos existentes, o cartaz é um dos mais comuns, pois é frequente nos
depararmos com eles diariamente.
O cartaz compõe o quadro de
mais um dos gêneros textuais que circundam o nosso cotidiano. Podemos
encontrá-lo nas ruas, repartições públicas, estabelecimentos comerciais, em
cinemas, teatros, nas campanhas eleitorais, no anúncio de eventos, na
divulgação de produtos, nas manifestações, nas campanhas de conscientização; em
outros locais como, hospitais e escolas.
Como todo texto, ele também
possui finalidades específicas, tanto serve para instruir, informar, quanto
para persuadir. Para que possamos entender melhor sobre tais funções, tomemos
como exemplo os seguintes casos:
- Cita-se como outro exemplo, o caso de
cartazes geralmente fixados em locais públicos informando-nos sobre uma loja em
liquidação, sobre o lançamento de um produto no comércio e até mesmo sobre a
realização de um show artístico.
Portanto, o cartaz é uma
importante modalidade textual, informando-nos sobre um determinado
acontecimento ligado aos acontecimentos sociais ou instruindo-nos de alguma
forma.
Quem
os reproduz e para quê
Há profissionais que se
dedicam a esta área, tais como designers, publicitários, artistas plásticos. Os
cartazes são utilizados para transmitir mensagens e, tendo em conta as suas
características, é um meio de comunicação que consegue atingir de forma eficaz
um grande público.
Função:
informativa e apelativa
O objetivo do cartaz é
estabelecer uma interação com o receptor da mensagem, é comunicar algo a
alguém, que pode ser simplesmente uma informação acerca de um evento - nesse
caso é utilizada a função informativa.
Por outro lado, o objetivo
pode ser convencer alguém, persuadir o receptor a adquirir um produto, por
exemplo. Nesse caso, é utilizada a função apelativa, muito comum na linguagem
publicitária.
Características
·
Utilização
de verbos no imperativo;
·
Utilização
de linguagem verbal e não verbal;
·
Texto
curto e sugestivo, adequado ao público;
·
Criatividade;
·
Preocupação
estética (harmonia entre tamanhos das letras e das imagens, espaçamento,
utilização de cores);
·
Utilização
de figuras de linguagem.
Propaganda
A propaganda é um gênero
textual que se faz presente em inúmeros lugares e das mais variadas maneiras.
Podem ser classificadas como propagandas ideológicas, política, social, de
produtos, de promoções e muitas outras. Elas podem ser em forma de cartazes, de
banners, de mídia televisiva, de áudio, de panfletos, de etiquetas, etc.
Esse gênero costuma aparecer
bastante na forma oral, mas também pode ser escrito. Possui como característica
marcante a linguagem argumentativa e expositiva, podendo também haver pequenas
descrições. O objetivo é sempre o mesmo: divulgar o produto ou serviço e
influenciar a opinião do leitor para que ele “compre” a ideia. O texto é claro
e objetivo, e as mensagens costumam despertar sentimentos, emoções e sensações
no leitor: calma, tranquilidade, emoção, adrenalina, calor, frio, inquietação.
Outro elemento importante é o uso das imagens.
Seu objetivo é influenciar as
pessoas e inculcar-lhes das vantagens e principalmente a necessidade de
consumir o produto anunciado. Para alcançar este objetivo, utilizam todos os
meios disponíveis existentes na língua portuguesa, unindo discursos verbais com
visuais para causar um maior impacto no consumidor. A linguagem utilizada pode
variar de acordo com o público alvo, precisa ser direta, clara e enxuta,
marcada pelo uso da função apelativa, trocadilhos, jogos de palavras, metáforas
e da ambiguidade.
É considerada uma das mais
eficientes formas de comunicação de massa. A propaganda atua sobre o ser humano,
mesmo contra sua vontade, desperta nele o desejo de possuir cada vez mais bens
de conforto material, fazendo com que novas ideias sejam aceitas e costumes
diferentes se popularizem. A propaganda funciona como uma forma de comunicação
que, ao transmitir informações, induz a outros comportamentos, cumprindo,
ainda, um papel de ativadora da economia através do aumento do consumo.
A função persuasiva na linguagem publicitária consiste em tentar mudar
atitude do receptor. Para isso, ao elaborar o texto o publicitário leva em conta
o receptor ideal da mensagem, ou seja, o público para o qual a mensagem está
sendo criada.
O vocabulário é escolhido referente a seus usos e a mensagem faz ver que
falta algo para completar a pessoa: prestígio, amor, sucesso, lazer, vitória. Utiliza
palavras adequadas, que despertam o desejo de ser feliz, natural de cada ser.
Os diversos recursos empregados nas propagandas têm o poder de
influenciar e de orientar as percepções e os pensamentos, conciliando o
princípio do prazer e da realidade, apontando o que deve ser usado ou comprado.
Seu objetivo é influenciar a opinião do
leitor, tentando convencê-lo da necessidade de consumo. Para isso, ela utiliza
dois elementos fundamentais:
· A
imagem – que deve produzir forte impacto visual;
·
O
texto – que deve ter frases curtas e linguagem convincente. Faz parte do texto
o nome do anunciante.
· Chamar a atenção do leitor;
· Despertar o interesse pelo produto ou
serviço;
· Convencer o leitor de que o produto ou serviço
lhe é necessário;
· Induzir o leitor a adquirir o produto ou
ser usuário do serviço.
Fontes: https://www.todamateria.com.br e http://mundoeducacao.bol.uol.com.br
(com adaptações)
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