Atividades
1-   
Observe
o cartaz abaixo e responda:
a)   
Qual
é a mensagem transmitida?
__________________________________________________________________________________________________________________________________
b)   
Que
tipo de público esse cartaz pretende atingir?
(    ) idosos 
(   ) crianças   (   )
somente os pedestres   (   ) adultos 
c)  Os cartazes geralmente apresentam
linguagem verbal (palavras) e visual (imagem). O texto escrito no cartaz acima é
suficiente para transmitir a mensagem, mas a imagem ajuda. Por quê?
(  ) Porque explica o texto.
(  ) Porque chama a atenção do leitor.
Propaganda
A Propaganda é o conjunto de
técnicas destinadas a influenciar opiniões. É desenvolvida por meio de veículos
de comunicação e pode ser de ideias, produtos ou serviços.
Para elaborar uma
propaganda, temos de observar os seguintes itens:
·
Qual
é o produto a ser oferecido.
·
Que
linguagem será utilizada? (formal (culta ou padrão), informal ( coloquial).
·
Qual
é o público-alvo.
·
Qual
veículo de comunicação que será usado, TV, rádio, imprensa escrita (revista,
jornal) etc.
·
Qual
slogan deve ser criado para a propaganda (frase marcante e de fácil memorização
que mostra as qualidades de um produto ou de um serviço).
2-    Observe a propaganda abaixo:
a)    Qual loja ou produto é anunciado na
propaganda acima? 
_________________________________________________________________________
b)     Esta
propaganda é destinada a qual público-alvo? 
_________________________________________________________________________
c)    Qual é o slogan dessa propaganda? 
_________________________________________________________________________
d)    Qual veículo de comunicação é utilizado
para a divulgação dessa loja ou produto? 
_________________________________________________________________________
3-  Agora é hora de recortar uma propaganda
de um jornal ou revista, colar no espaço abaixo e  responder algumas questões:
a)    Qual loja ou produto é anunciado na
propaganda acima? 
___________________________________________________________________
b)    Esta propaganda é destinada a qual
público-alvo? 
___________________________________________________________________
c)    Qual é o slogan da propaganda que você
colou acima? 
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d)  
Descreva
a propaganda de modo que quem não a tenha visto possa saber exatamente como ela
é. Indique que elementos funcionam como instruções para o leitor: os
linguísticos (escrita) e os não-linguísticos (imagens e símbolos).   
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e)  Que produto está sendo anunciado? Você
teve alguma dificuldade para compreender o texto? Explique.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
f)  
 Você acha que a propaganda pode atingir o
objetivo de convencer o consumidor a adquirir o produto que ela apresenta? Por
quê?   
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigada pela visita!
Este espaço é feito com amor para apoiar educadores e famílias na linda missão de ensinar e aprender. Seu comentário é sempre bem-vindo: compartilhe ideias, sugestões ou conte como foi sua experiência.
Juntos, podemos transformar a educação em um caminho mais leve e significativo! Vamos continuar lembrando e celebrando a importância de educar com amor e propósito.