Atividades
1-
Observe
o cartaz abaixo e responda:
a)
Qual
é a mensagem transmitida?
__________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
Que
tipo de público esse cartaz pretende atingir?
( ) idosos
( ) crianças ( )
somente os pedestres ( ) adultos
c) Os cartazes geralmente apresentam
linguagem verbal (palavras) e visual (imagem). O texto escrito no cartaz acima é
suficiente para transmitir a mensagem, mas a imagem ajuda. Por quê?
( ) Porque explica o texto.
( ) Porque chama a atenção do leitor.
Propaganda
A Propaganda é o conjunto de
técnicas destinadas a influenciar opiniões. É desenvolvida por meio de veículos
de comunicação e pode ser de ideias, produtos ou serviços.
Para elaborar uma
propaganda, temos de observar os seguintes itens:
·
Qual
é o produto a ser oferecido.
·
Que
linguagem será utilizada? (formal (culta ou padrão), informal ( coloquial).
·
Qual
é o público-alvo.
·
Qual
veículo de comunicação que será usado, TV, rádio, imprensa escrita (revista,
jornal) etc.
·
Qual
slogan deve ser criado para a propaganda (frase marcante e de fácil memorização
que mostra as qualidades de um produto ou de um serviço).
2- Observe a propaganda abaixo:
a) Qual loja ou produto é anunciado na
propaganda acima?
_________________________________________________________________________
b) Esta
propaganda é destinada a qual público-alvo?
_________________________________________________________________________
c) Qual é o slogan dessa propaganda?
_________________________________________________________________________
d) Qual veículo de comunicação é utilizado
para a divulgação dessa loja ou produto?
_________________________________________________________________________
3- Agora é hora de recortar uma propaganda
de um jornal ou revista, colar no espaço abaixo e responder algumas questões:
a) Qual loja ou produto é anunciado na
propaganda acima?
___________________________________________________________________
b) Esta propaganda é destinada a qual
público-alvo?
___________________________________________________________________
c) Qual é o slogan da propaganda que você
colou acima?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d)
Descreva
a propaganda de modo que quem não a tenha visto possa saber exatamente como ela
é. Indique que elementos funcionam como instruções para o leitor: os
linguísticos (escrita) e os não-linguísticos (imagens e símbolos).
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e) Que produto está sendo anunciado? Você
teve alguma dificuldade para compreender o texto? Explique.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
f)
Você acha que a propaganda pode atingir o
objetivo de convencer o consumidor a adquirir o produto que ela apresenta? Por
quê?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário