PROJETO DE APRENDIZAGEM: O CIRCO
Área do Conhecimento: Língua Oral e Escrita
Habilidades BNCC:
EF03HI12: Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências.
OBJETIVO GERAL
Que as crianças interajam e expressem desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências e familiarizando-se, aos poucos, com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária.
OBJETIVO DO PROJETO
Possibilitar o trabalho de desenvolvimento da Língua Oral e Escrita com noções presentes no cotidiano das crianças, bem como levá-las a descobrir suas próprias estratégias desenvolvendo sua autoconfiança ao lidar com conceitos matemáticos.
JUSTIFICATIVA
Promover experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, se constitui em um dos espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.
Resolvemos aliar o desenvolvimento dessas competências ao projeto sobre o circo para que as crianças resgatem um pouco da história desse mundo tão mágico de forma que aprendam através da ludicidade gerando prazer pelas novas conquistas adquiridas.
OBJETIVOS CONCEITUAIS:
- Conhecer a história do circo;
- Conhecer o circo e suas atribuições;
- Identificar personagens do circo e suas atrações;
- Conhecer a função de cada personagem do circo;
- Analisar os animais que trabalham no circo, o que comem, como vivem, como aprendem, etc;
- Conhecer a linguagem usada no circo;
- Analisar as técnicas aéreas usadas no circo;
- Saber como vivem as crianças que moram no circo;
- Analisar as cenas de circo.
OBJETIVOS PROCEDIMENTAIS:
- Representar papéis referentes aos personagens do circo;
- Dramatizar movimentos dos personagens do circo;
- Imitar animais circenses;
- Realizar exercícios do módulo sobre o circo;
- Resolver situações matemáticas envolvendo os personagens do circo;
- Participar de brincadeiras relativas ao circo;
- Cantar músicas de circo;
- Participar de trabalhos de movimento corporal, imitando personagens circenses;
- Fazer desenhos que representem o circo;
- Analisar e apreciar cenas de circo;
- Confeccionar um livro coletivo sobre o projeto;
- Realizar leituras e pesquisas sobre o tema em questão.
OBJETIVOS ATITUDINAIS:
- Valorizar o circo como uma grande expressão cultural;
- Respeitar o trabalho dos personagens do circo;
- Respeitar os animais que fazem parte do circo;
- Saber trabalhar em grupo;
- Saber ouvir e esperar a sua vez para falar;
- Respeitar a construção e hipóteses do outro;
ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
- Apresentação do projeto;
- Checar conhecimento prévio/ avaliação diagnóstica;
- Relatar experiências que vivenciaram no circo;
- Leitura da história "Um dia no circo";
- Criar desenhos para o livro coletivo;
- Listar os personagens que podemos encontrar no circo;
- Criar ingresso para o circo apreciando o dos colegas
- Resolver problemas envolvendo o malabarista e seus malabares,
- Acompanhar com o dedinho o texto "O Elefante" e "O Leão de Circo", analisando porque o homem tira os animais do seu habitat para trabalhar no circo;
- Assistir ao filme "Dumbo";
- Participar de brincadeiras de palhaço e realizar tarefas das páginas 84 a 87 sobre o mesmo;
- Oficina de sucata: Confecção de um palhacinho;
- Jogo da memória com figuras circenses;
- Desenhar e apreciar cenas de circo.
CULMINÂNCIA
Apresentação realizada para a comunidade escolar.
Nenhum comentário:
Não é permitido fazer novos comentários.