Oi gente!!!
Todos nós educadores, sabemos que fazer relatórios e atas de
conselhos de classe muitas vezes parece fácil, mas não é, sempre é bom usar
termos menos pessoais e mais formais.
No caso de relatório, coloque
sempre as intervenções feitas para as ações apresentadas, isto respalda o trabalho do professor em sala de aula.
Veja algumas sugestões de frases
que podem ser substituídas por termos que pensamos, mas que devemos evitar:
Você pensa: É desobediente
Você escreve: Costuma não aceitar
e compreender as solicitações dos alunos; Tem dificuldades em cumprir regras…
Você pensa: Não tem limites
Você escreve: Apresenta
dificuldades de auto-regulação, pois…
Você pensa: É preguiçoso
Você escreve: Não realiza as
tarefas, aparentando desânimo e cansaço, porém logo parte para brincadeiras e
outras atividades.
Você pensa: O aluno não sabe
Você escreve: O aluno não
adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado…
Você pensa: fala palavrão
Você escreve: Utiliza-se de
palavras pouco cordiais para repelir ou afrontar.
Você pensa: Possui distúrbio de
comportamento
Você escreve: Apresenta
comportamento fora do comum para sua idade e para o convívio em grupo, tais
como…
Você pensa: É nervoso
Você escreve: Ainda não desenvolveu
habilidades para o convívio no ambiente escolar, pois…
Você pensa: É egoísta
Você escreve: Ainda não sabe
dividir o espaço e os materiais de forma coletiva.
Você pensa: Tem o costume de
roubar
Você escreve: Apresenta
dificuldades de autocontrole quando…
Você pensa: É agressivo
Você escreve: Demonstra
agressividade em situações de conflito, usa de meios físicos para alcançar o
que deseja…
Você pensa: É bagunceiro,
Você escreve: Ainda não
desenvolveu hábitos próprios de higiene e de cuidados com seus pertences.
Você pensa: Muita dificuldade de
aprender...
Você escreve: Aprendeu algumas
noções de...., mais necessita desenvolver…
Você pensa: falta de
acompanhamento...
Você escreve: Apresenta ser
desassistido da família, pois…
Você pensa: É apático, distraído
Você escreve: Ainda não demonstra
interesse em participar das atividades propostas; Muitas vezes parece se
desligar da realidade, envolvido em seus pensamentos.
Você pensa: É mentiroso
Você escreve: Costuma utilizar
inverdades para justificar seus atos ou relatar as atitudes dos colegas.
Você pensa: É fofoqueiro
Você escreve: Costuma se
preocupar com os hábitos e atitudes dos colegas.
Você pensa: É chiclete ou
grudento
Você escreve: É muito afetuoso,
demonstra constantemente seu carinho…
Você pensa: É e dissimulado
Você escreve: Em situações de
conflito coloca-se como espectador, mesmo quando está clara a sua participação.
Você pensa: É mimado
Você escreve: Aparenta desejar
atenções diferenciadas para si, solicitando que sejam feitas todas as suas
vontades.
Você pensa: É deprimido, isolado,
anti-social
Você escreve: Evita o contato e o
diálogo com colegas e professores preferindo permanecer sozinho; Ainda não
desenvolveu hábitos e atitudes próprias do convívio social.
Você pensa: É tagarela
Você escreve: Costuma falar mais
que o necessário, não respeitando os momentos em que o grupo necessita de
silêncio.
Muito bom!!!
ResponderExcluir