Sinais de
Pontuação
Pontos de
Vista
Os
sinais de pontuação estavam quietos dentro do livro de Português quando
estourou a discussão.
—
Esta história já começou com um erro — disse a Vírgula.
—
Ora, por quê? — perguntou o Ponto de Interrogação.
—
Deveriam me colocar antes da palavra "quando" — respondeu a Vírgula.
—
Concordo! — disse o Ponto de Exclamação. — O certo seria:
"Os
sinais de pontuação estavam quietos dentro do livro de Português, quando
estourou a discussão".
—
Viram como eu sou importante? — disse a Vírgula.
—
E eu também — comentou o Travessão. — Eu logo apareci para o leitor saber que
você estava falando.
—
E nós? — protestaram as Aspas. — Somos tão importantes quanto vocês. Tanto que,
para chamar a atenção, já nos puseram duas vezes neste diálogo.
—
O mesmo digo eu — comentou o Dois-Pontos. — Apareço sempre antes das Aspas e do
Travessão.
—
Estamos todos a serviço da boa escrita! — disse o Ponto de Exclamação. — Nossa
missão é dar clareza aos textos. Se não nos colocarem corretamente, vira uma
confusão como agora!
—
Às vezes podemos alterar todo o sentido de uma frase — disseram as Reticências.
— Ou dar margem para outras interpretações...
—
É verdade — disse o Ponto. — Uma pontuação errada muda tudo.
—
Se eu aparecer depois da frase "a guerra começou" — disse o Ponto de
Interrogação — é apenas uma pergunta, certo?
—
Mas se eu aparecer no seu lugar — disse o Ponto de Exclamação — é uma certeza:
"A guerra começou!"
—
Olha nós aí de novo — disseram as Aspas.
—
Pois eu estou presente desde o comecinho — disse o Travessão.
—
Tem hora em que, para evitar conflitos, não basta um Ponto, nem uma Vírgula, é
preciso os dois — disse o Ponto e Vírgula. — E aí entro eu.
—
O melhor mesmo é nos chamarem para trazer paz — disse a Vírgula.
—
Então, que nos usem direito! — disse o Ponto Final. E pôs fim à discussão.
Conto de João Anzanello Carrascoza, ilustrado por Will.
Revista Nova Escola -
Edição Nº 165 - Setembro de 2003
Os
sinais de pontuação marcam o ritmo de um texto, através de pausas e entonações
e conferem à linguagem escrita uma maior clareza.
Pontuação
é a utilização de sinais gráficos para auxiliar a compreensão da leitura. Os
sinais de pontuação são:
• (.)
Ponto final: que aponta o final de uma frase.
• (,)
Vírgula: indica uma pausa na leitura.
• (;)
Ponto-e-vírgula: aponta uma pausa maior que uma vírgula.
• (:)
Dois pontos: é usado para iniciar uma explicação.
• (?)
Ponto de interrogação: é colocado no final da frase e indica uma pergunta.
• (!)
Ponto de exclamação: mostra espanto, admiração, surpresa, etc.
• ( – ) Travessão: usamos no inicio de diálogos
ou para destacar partes de uma frase.
Exercícios
1
– A respeito do texto, responda:
a)
Qual é o título deste texto?
________________________________________________________________
________________________________________________________________
b)
Quem são as personagens da história narrada?
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
c)
Em que cenário (lugar) a. história acontece?
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
d)
Qual é o assunto da história?
________________________________________________________________
________________________________________________________________
e)
Que sinais de pontuação aparecem na história?
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
2- Pontue as frases abaixo
adequadamente:
A) Maria
e Joana foram ao teatro
B) Camila
comprou uma calça uma blusa e uma sandália
C) Que
dia é hoje
D) Olha
que carro lindo
E) Mamãe
disse
Você já jantou
F) Que
filme maravilhoso
G)
Não vou ao cinema
H) Carlos
venha almoçar
3-
Escreva como se chama e
qual a função dos sinais abaixo.
Sinais
|
Nome
|
Função
|
?
|
|
|
!
|
|
|
.
|
|
|
,
|
|
|
:
|
|
|
–
|
|
|
4-
Reescreva o texto pontuando-o.
O galo e a raposa
A
raposa queria comer um galo que cantava empoleirado num galho de árvore [ ]
Dando uma de boazinha [ ] a raposa disse [ ]
[
] Bom dia, amigo [ ] Já soube da novidade [ ]
Agora todos os bichos vão viver em paz [
] Acabou essa história de um
comer o outro [ ] Desça, venha conversar comigo [ ]
O
galo [ ]
desconfiado [ ] pensou e fez um teste para saber se a raposa
estava dizendo a verdade [ ] Falou [
]
[ ] Que bom [
] Daqui estou vendo uma matilha
de cães se aproximando [ ] Vamos
festejar juntos [ ]
[ ] Cães [
] Bem [ ]
amigo [ ] é melhor eu ir andando
[ ]
[ ] O que é isso [ ] Está
com medo dos cães [ ] agora que estamos vivendo um período de paz
[ ]
[ ] Bem [
] não é medo [ ] E se eles ainda não souberam da
Novidade
[ ]
Moral:
Cuidado com as amizades muito repentinas [
]
Fábula de Esopo recontada por Isabella Carpaneda e
Angiolina Bragança
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