quarta-feira, 20 de março de 2024

Dia Mundial da Água: Sugestões de atividades e de decoração para a sala de aula



O Dia Mundial da Água é comemorado no dia 22 de março e apresenta como objetivo colocar em discussão assuntos importantes relacionados com esse recurso natural. Como sabemos, a vida no planeta só é possível graças à presença de água, desse modo, cuidar das fontes de água é fundamental para a nossa sobrevivência. Então motivar os alunos a preservar esse elemento da natureza é muito importante.

Nesse post você encontrará uma sugestão de decoração para sua sala de aula e logo abaixo algumas sugestões de atividades para realizar com seus alunos.

SUGESTÃO DE DECORAÇÃO:

Que tal colocar umas bandeirinhas com uma frase que trabalhe essa conscientização? 
O arquivo possui 32 páginas, as páginas são intercaladas nas cores azul escuro e azul claro para dar contraste entre as letras que formam a frase: 

DIA MUNDIAL DA ÁGUA
CADA GOTA IMPORTA!


O arquivo é em PDF e o formato de cada página é A4.


Para adquirir o arquivo clique no link abaixo:




SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA TRABALHAR O DIA MUNDIAL DA ÁGUA:

 

O Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, é uma oportunidade para conscientizar os alunos sobre a importância desse recurso natural essencial para a vida e incentivar práticas sustentáveis em relação ao uso da água. Seguem abaixo algumas sugestões de atividades para trabalhar o Dia da Água com os alunos:

1- Pesquisa sobre a importância da água: Peça aos alunos que pesquisem sobre a importância da água para a vida e para o planeta, e que criem um mural ou apresentação para compartilhar suas descobertas com a classe.

 2-Uso consciente da água: Discuta com os alunos formas de economizar água em casa, na escola e em outras áreas da vida. Peça que os alunos criem cartazes ou anúncios para sensibilizar outras pessoas sobre a importância de usar a água de forma consciente.

 3-Experimentos com a água: Realize experimentos com a água para demonstrar a importância da conservação desse recurso. Por exemplo, peça aos alunos que comparem a quantidade de água necessária para encher diferentes recipientes ou que analisem a qualidade da água em diferentes locais.

4-Campanha de limpeza: Promova uma campanha de limpeza de rios, lagos ou praias próximas à escola. Converse com os alunos sobre a importância de manter esses ambientes limpos e seguros para a vida aquática e humana.

5-Jogo educativo: Crie um jogo educativo sobre o tema da água, como um quiz, caça-palavras ou quebra-cabeça, para incentivar os alunos a aprenderem sobre a importância desse recurso de forma lúdica e divertida. No Wordwall você encontra vários joguinhos on-line.

 Encontrei alguns joguinhos no Wordwall e achei bem interessantes. Clique no link para ser direcionado para a página:

https://wordwall.net/pt/resource/11936315

https://wordwall.net/pt/resource/12963456

https://wordwall.net/pt/resource/13119421

https://wordwall.net/pt/resource/30152033

https://wordwall.net/pt/resource/13200839

Essas são apenas algumas sugestões de atividades para trabalhar o Dia da Água com os alunos. O importante é incentivar a conscientização e o cuidado com esse recurso tão valioso para a vida no planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário