sábado, 13 de maio de 2023

Atividade sobre cartografia (com gabarito)

1. O que é a cartografia?

Resposta: A cartografia é a ciência que estuda a criação e a interpretação de mapas e outras representações gráficas da superfície terrestre.


2. Quais são os principais elementos presentes em um mapa?

Resposta: Os principais elementos presentes em um mapa são: título, escala, legenda, orientação (norte), fonte, coordenadas geográficas e os próprios desenhos ou símbolos que representam os elementos físicos, políticos e culturais de uma determinada região.


3. Qual é a diferença entre latitude e longitude?

Resposta: A latitude e a longitude são medidas que ajudam a localizar um ponto na superfície terrestre. A latitude é a medida em graus que indica a distância de um ponto em relação à linha do Equador, sendo que a latitude varia entre 0° e 90°, podendo ser norte ou sul. Já a longitude é a medida em graus que indica a distância de um ponto em relação ao Meridiano de Greenwich, sendo que a longitude varia entre 0° e 180°, podendo ser leste ou oeste.


4. Quais são as principais projeções cartográficas utilizadas na criação de mapas?

Resposta: As principais projeções cartográficas são: Cilíndrica, Cônica e Planar. Cada projeção tem suas próprias características e é utilizada em diferentes situações, dependendo do objetivo e da área geográfica a ser representada.


5. Qual é a importância da cartografia na atualidade?

Resposta: A cartografia continua sendo importante na atualidade porque nos ajuda a entender e a representar a superfície terrestre de forma mais precisa e detalhada, permitindo a tomada de decisões em diferentes áreas, como planejamento urbano, turismo, transporte, agricultura, defesa civil, entre outras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário