Faixa etária: alunos de 6 a 10 anos -Fundamental 1
Objetivo geral:
Desenvolver a consciência ambiental e estética das crianças através da observação e interação com a natureza na estação da primavera, incentivando a criatividade e o aprendizado sobre a biodiversidade.
Objetivos específicos:
1. Compreender o conceito de estações do ano, com foco na primavera.
2. Identificar as principais características da primavera (florescimento, temperatura, dias mais longos, etc.).
3. Estimular a curiosidade e o cuidado com a natureza.
4. Desenvolver habilidades artísticas, linguísticas e científicas.
Duração: 2 semanas
Atividades sugeridas:
1. Roda de conversa: "O que é a Primavera?"
Proponha uma roda de conversa para discutir o que as crianças já sabem sobre a primavera. Pergunte: "Como vocês percebem que a primavera chegou?", "Quais flores vocês já viram?". Use imagens e vídeos para ilustrar as transformações da estação.
2. Atividade de observação da natureza: "Exploradores de Primavera"
Leve as crianças para uma caminhada ao ar livre (se possível). Peça que observem as flores, árvores e animais, incentivando-as a registrar o que veem em um caderno de campo com desenhos ou palavras.
3. Artes: "Flores da Primavera"
Proponha que cada criança crie sua própria flor utilizando diferentes materiais (papel colorido, tinta, cola, algodão). Explore formas e cores variadas, mostrando que cada flor pode ser única.
4. Ciências: "O ciclo de vida das plantas"
Explique de forma simples o ciclo de vida das plantas, desde a semente até a flor. Faça uma experiência plantando sementes em copinhos com terra e água. As crianças poderão acompanhar o crescimento e registrar as mudanças diariamente.
5. Leitura e escrita: "A Primavera dos Poetas"
Leia poesias simples e curtas sobre a primavera, como "Borboletas" de Vinícius de Moraes. Em seguida, incentive as crianças a criarem suas próprias frases ou pequenos poemas sobre o que mais gostam na primavera.
6. Brincadeira sensorial: "Caça ao tesouro da Primavera"
Organize uma caça ao tesouro no pátio ou em uma área aberta. Esconda flores artificiais, pequenos insetos de plástico ou objetos que representem elementos da primavera. As crianças devem encontrá-los e associá-los a características da estação.
7. Música e movimento: "Dança das flores"
Apresente uma música suave e alegre que remeta à primavera e crie uma coreografia simples com movimentos que imitem o desabrochar das flores, o voo das borboletas e o vento balançando as folhas.
8. Jogo de perguntas: "O que você sabe sobre a Primavera?"
Crie um quiz simples com perguntas relacionadas à primavera. Pergunte sobre as características da estação, as cores das flores, animais que aparecem mais nesta época, entre outros.
9. Culinária: "Salada de frutas da Primavera"
Proponha uma atividade de culinária simples com frutas típicas da estação. As crianças podem ajudar a cortar frutas variadas (sob supervisão) e montar uma salada colorida. Aproveite para falar sobre a importância de uma alimentação saudável.
10. Produção de Texto: "Minha Primavera"
Peça que as crianças desenhem e escrevam sobre o que mais gostam na primavera. Incentive a criatividade e a expressão individual.
Avaliação: A avaliação será feita de forma contínua, observando a participação das crianças nas atividades, sua curiosidade e engajamento nos temas propostos. Além disso, os desenhos, poesias e registros no caderno de campo serão usados para avaliar o desenvolvimento artístico e científico.
Esse projeto busca proporcionar uma experiência rica e variada, conectando as crianças à beleza da primavera e incentivando a preservação e o cuidado com o meio ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário