Livro: O Cabelo de Lelê
Autora: Valéria Belém
Ilustrações: Adriana Mendonça
Editora: Companhia Editora Nacional
Público-alvo
Alunos do ensino fundamental I.
Objetivos
Valorizar e reconhecer as influências afrodescendentes na cultura brasileira.
Explorar questões de identidade e autoestima, promovendo o respeito à diversidade.
Incentivar a expressividade e a criatividade através de atividades lúdicas e artísticas.
Construir uma compreensão sobre temporalidade: passado, presente e futuro.
Conhecimentos prévios
Experiência com leitura e interpretação de histórias.
Capacidade de opinar e participar de discussões sobre temas culturais.
Criatividade para elaborar narrativas e desenvolver dramatizações.
Estratégias e recursos da aula
1ª Atividade: Apresentação do livro
Objetivo: Introduzir a história e explorar a capa do livro para levantar hipóteses.
Procedimento: Leia o título e pergunte aos alunos o que acham que Lelê sente em relação ao próprio cabelo. Após a leitura da sinopse, pergunte se já ouviram histórias sobre cabelos e identidades culturais.
Recursos: Livro O Cabelo de Lelê, flipchart ou lousa para anotar ideias.
2ª Atividade: Contação de história
Objetivo: Envolver os alunos na história e refletir sobre as características e o contexto cultural de Lelê.
Procedimento: Sentados em roda, os alunos ouvem a história. Pergunte como Lelê se sente no início e no fim do livro. Incentive-os a compararem Lelê com outras crianças que conhecem e a refletirem sobre como valorizamos nossas características únicas.
Recursos: Livro, almofadas para o círculo de contação.
3ª Atividade: Oficina de criação de personagens
Objetivo: Trabalhar habilidades motoras e estéticas explorando diferentes texturas e formas de cabelo.
Procedimento: Divida a turma em grupos e ofereça materiais como lã, papel crepom e tintas para que criem rostos e cabelos de personagens inspirados em Lelê. Cada grupo apresenta seu personagem e compartilha o que acha bonito nele.
Recursos: Lã, papel crepom, tintas, cola, papel pardo.
4ª Atividade: Produção textual e ilustração
Objetivo: Desenvolver a criatividade na escrita e expressão artística.
Procedimento: Cada aluno cria uma história ou poema sobre Lelê ou um personagem inspirado nela, incluindo uma ilustração. Para alunos mais novos, esta atividade pode ser realizada em grupos com uma história coletiva.
Recursos: Folhas de papel meia pauta, lápis de cor, giz de cera.
5ª Atividade: Dramatização
Objetivo: Encorajar a dramatização e a cooperação.
Procedimento: Crie uma peça com base na história do livro. Os alunos são divididos em grupos para preparar figurino, cenário e falas. Podem ensaiar e apresentar para outras turmas ou familiares.
Recursos: Tecidos variados para figurinos, acessórios, adereços de cabelo.
6ª Atividade: Pesquisa e apresentação sobre herança cultural africana
Objetivo: Aprofundar o conhecimento sobre a cultura afro-brasileira.
Procedimento: Divida a turma em grupos e peça que pesquisem sobre diferentes contribuições afro-brasileiras: música, culinária, tradições, religiões. Cada grupo apresenta seus achados por meio de cartazes ou uma exposição com imagens e objetos.
Recursos: Folhas de papel A3, revistas para recorte, cola, tesouras, internet (caso disponível).
7ª Atividade: Glossário de palavras de origem africana
Objetivo: Enriquecer o vocabulário e explorar a linguagem como uma expressão cultural.
Procedimento: Cada aluno recebe uma letra do alfabeto e pesquisa uma palavra de origem africana, criando um pequeno cartaz com o significado e uma ilustração. Construa um mural com todas as palavras.
Recursos: Folhas de papel, dicionário, internet, canetinhas.
8ª Atividade: Desfile e valorização dos penteados afro
Objetivo: Celebrar a diversidade estética e aumentar a autoestima dos alunos.
Procedimento: Organize um desfile no qual os alunos podem usar perucas ou criar penteados inspirados nos estilos afrodescendentes. Os alunos também podem trazer acessórios típicos e conversar sobre a importância de valorizar suas características.
Recursos: Perucas, adereços de cabelo, tecidos coloridos.
Avaliação
Observação contínua durante as atividades, focando no interesse e na participação.
Avaliar se os alunos conseguiram expressar suas ideias e refletir sobre a diversidade cultural.
Verificar a compreensão dos temas abordados e a capacidade de realizar conexões com suas próprias experiências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário