quarta-feira, 5 de março de 2025

Projeto: Mulheres que inspiram!

Público-alvo: Alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental

Duração: 1 semana

Data de realização: Semana do Dia Internacional da Mulher (8 de março)

Objetivos:

  • Compreender a importância do Dia Internacional da Mulher e sua história.
  • Reconhecer o papel das mulheres na sociedade ao longo do tempo.
  • Estimular o respeito, a valorização e a igualdade de gênero.
  • Promover atividades interativas que desenvolvam o senso crítico e a criatividade dos alunos.

Desenvolvimento:

1. Roda de conversa: Por que comemoramos o dia da mulher?

  • Explicação sobre a origem da data e sua importância.
  • Reflexão sobre mulheres inspiradoras na vida dos alunos (mães, professoras, avós, artistas, cientistas etc.).
  • Debate sobre igualdade de direitos e respeito às mulheres.

2. Painel "Mulheres que marcaram a história"

  • Cada turma escolhe uma mulher importante (como Malala Yousafzai, Frida Kahlo, Marie Curie, Chiquinha Gonzaga, Tarsila do Amaral etc.).
  • Pesquisam sobre a vida e a contribuição dessa mulher.
  • Criam cartazes ou murais ilustrativos para exposição na escola.

3. Produção de texto: Carta para uma mulher especial

  • Os alunos escrevem uma carta para uma mulher que admiram (mãe, avó, professora, amiga).
  • Podem ilustrar ou decorar suas cartas e entregá-las no dia 8 de março.

4. Dinâmica "Superpoderes das mulheres"

  • Em grupo, os alunos listam as características e habilidades das mulheres que fazem a diferença na sociedade.
  • Compartilham as ideias em um mural coletivo com a frase: "Ser mulher é...".

5. Arte e Criatividade: Marcadores de livro e cartões

  • Os alunos confeccionam cartões e marcadores de livro com mensagens inspiradoras sobre o Dia da Mulher.
  • Os presentes podem ser distribuídos para funcionárias da escola ou mulheres da comunidade.

6. Apresentação final: Homenagem às mulheres

  • Poemas, músicas e pequenos teatros sobre a importância das mulheres.
  • Pode incluir uma apresentação com músicas que valorizam a força feminina, como "Maria, Maria" (Milton Nascimento) ou "O Caderno" (Toquinho).

Recursos necessários:

  • Cartolina, papel colorido, lápis de cor, tintas, pincéis, cola, tesoura.
  • Materiais para confecção de cartazes e marcadores de livro.
  • Computador ou celular para pesquisas.

Avaliação:

  • Participação dos alunos nas atividades.
  • Criatividade na produção dos materiais.
  • Reflexões e envolvimento na discussão sobre a valorização das mulheres.

Considerações finais:

Este projeto busca promover o respeito e a valorização das mulheres desde a infância, incentivando os alunos a reconhecerem a importância da igualdade de gênero na sociedade. Além de ser uma homenagem, também é uma oportunidade para fortalecer valores como respeito, empatia e reconhecimento da diversidade feminina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário