domingo, 22 de março de 2009
Atividades para trabalhar a ortografia
domingo, 15 de março de 2009
Alfabetização - Métodos
MÉTODOS DE ENSINO
São vários os métodos para se alfabetizar. Falaremos sobre os mais utilizados:
MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO PREDOMINANTEMENTE SINTÉTICOS
São métodos que levam o aluno a combinar elementos isolados da língua: sons, letras e sílabas.
Os métodos predominantemente sintéticos podem ser:
- alfabéticos ou soletrativos
Alfabéticos ou soletrativos
- o nome das letras nas formas maiúscula, minúscula, manuscrita, etc.
MÉTODOS PREDOMINANTEMENTE ANALÍTICOS
São métodos que levam o aluno a analisar um todo (palavra) para chegar às partes que o compõem.
Os métodos predominantemente analíticos podem ser:
- palavração
O aluno parte de uma frase que a turma está discutindo, visualiza e memoriza as palavras e depois analisa as sílabas para formar novas palavras.
Contos ou historietas
É uma ampliação do método de sentenciação. O aluno parte de pequenas histórias para chegar nas palavras, sílabas e com estas sílabas formar novas palavras.
Natural
As técnicas são divididas em dois grupos:
- técnicas de leitura
- Utilização de cartões vazados para a orientação da leitura do aluno(da esquerda para a direita).
- A criança deve perceber a forma das letras.
Bom Dia Todas as Cores - Ruth Rocha
Meu amigo Camaleão acordou de bom humor.
- Bom dia, sol, bom dia, flores, bom dia, todas as cores!
Lavou o rosto numa folha cheia de orvalho,
mudou sua cor para a cor-de-rosa,
que ele achava a mais bonita de todas,
e saiu para o sol, contente da vida.
Meu amigo Camaleão
estava feliz porque tinha chegado a primavera.
E o sol, finalmente, depois de um inverno longo e frio, brilhava, alegre, no céu.
- Eu hoje estou de bem com a vida, ele disse.
Logo que saiu de casa, o Camaleão encontrou o professor pernilongo.
O professor pernilongo toca violino na orquestra do Teatro Florestal.
- Bom dia, professor!
Como vai o senhor?
- Bom dia, Camaleão!
Mas o que é isso, meu irmão?
Por que é que mudou de cor?
Essa cor não lhe cai bem...
Olhe para o azul do céu.
Por que não fica azul também?
O Camaleão, amável como ele era, resolveu ficar azul como o céu da primavera...
Até que numa clareira o Camaleão encontrou o sabiá-laranjeira:
- Meu amigo Camaleão, muito bom dia e você!
Mas que cor é essa agora?
O amigo está azul por quê?
E o sabiá explicou que a cor mais linda do mundo era a cor alaranjada, cor de laranja, dourada.
Nosso amigo, bem depressa, resolveu mudar de cor.
Ficou logo alaranjado, louro, laranja, dourado.
E cantando, alegremente, lá se foi, ainda contente...
Na pracinha da floresta,
saindo da capelinha,
vinha o senhor louva-a-deus, mais a família inteirinha.
Ele é um senhor muito sério, que não gosta de gracinha.
- Bom dia, Camaleão!
Que cor mais escandalosa!
Parece até fantasia pra baile de carnaval...
Você devia arranjar uma cor mais natural...
Veja o verde da folhagem...
Veja o verde da campina...
Você devia fazer o que a natureza ensina.
É claro que o nosso amigo resolveu mudar de cor.
Ficou logo bem verdinho.
E foi pelo seu caminho...
Vocês agora já sabem como era o Camaleão.
Bastava que alguém falasse, mudava de opinião.
Ficava roxo, amarelo, ficava cor-de-pavão.
Ficava de toda cor.
Não sabia dizer NÃO.
Por isso, naquele dia, cada vez que
Se encontrava com algum de seus amigos,
E que o amigo estranhava a cor com que ele estava...
Adivinha o que fazia o nosso Camaleão.
Pois ele logo mudava, mudava para outro tom...
Mudou de rosa para azul.
De azul para alaranjado.
De laranja para verde.
De verde para encarnado.
Mudou de preto para branco.
De branco virou roxinho.
De roxo para amarelo.
E até para cor de vinho...
Quando o sol começou a se pôr no horizonte,
Camaleão resolveu voltar para casa.
Estava cansado do longo passeio e mais cansado ainda de tanto mudar de cor.
Entrou na sua casinha.
Deitou para descansar.
E lá ficou a pensar:
- Por mais que a gente se esforce, não pode agradar a todos.
Alguns gostam de farofa.
Outros preferem farelo...
Uns querem comer maçã.
Outros preferem marmelo...
Tem quem goste de sapato.
Tem quem goste de chinelo...
E se não fossem os gostos,
Que seria do amarelo?
Por isso, no outro dia,
Camaleão levantou-se bem cedinho.
- Bom dia, sol, bom dia, flores, bom dia, todas as cores!
Lavou o rosto numa folha cheia de orvalho,
mudou sua cor para a cor-de-rosa,
que ele achava a mais bonita de todas,
e saiu para o sol,
contente da vida.
Logo que saiu,
Camaleão encontrou o sapo cururu, que é cantor de sucesso na Rádio Jovem Floresta.
- Bom dia, meu caro sapo!
Que dia mais lindo, não?
- Muito bom dia, amigo Camaleão!
Mais que cor mais engraçada, antiga, tão desbotada...
Por que é que você não usa uma cor mais avançada?
O Camaleão sorriu e disse para o seu amigo:
- Eu uso as cores que eu gosto, e com isso faço bem.
Eu gosto dos bons conselhos, mas faço o que me convém.
Quem não agrada a si mesmo, não pode agradar ninguém...
E assim aconteceu
O que acabei de contar.
Se gostaram, muito bem!
Se não gostaram, AZAR!
Fonte: http://camilagenaro.blogspot.com/
domingo, 8 de março de 2009
Projeto Animais
PÚBLICO ALVO: Alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental.
PERÍODO: 05 dias
OBJETIVOS:
Ao término da semana espera-se que o aluno capacite-se a:
- Estabelecer as diferenças existentes entre os animais domésticos e selvagens;
- Reconhecer a importância da correta alimentação para a manutenção da saúde animal;
- Descrever as características físicas dos animais domésticos e selvagens;
- Identificar as utilidades dos animais para os seres humanos;
- Demonstrar atenção e interesse nas atividades que envolvam leitura e pseudoleitura;
- Estabelecer as relações existentes entre grafemas e fonemas na composição de palavras e textos;
- Expressar-se oralmente demonstrando clareza, coerência, seqüência lógica e consistência argumentativa;
- Utilizar corretamente materiais simbólicos em atividades que envolvam a apreensão do conceito de número;
- Participar no estabelecimento de critérios de classificação e sequenciação de elementos;
- Demonstrar criatividade e preocupação estética em atividades que envolvam desenho, pintura e dobradura;
- Participar de atividades lúdicas e recreativas que possibilitem o aprimoramento da expressão gestual e corporal, demonstrando ritmo e coordenação motora ampla.
CONTEÚDOS:
- Animais domésticos e selvagens
- Alimentação dos animais
- Características físicas dos animais
- Utilidades dos animais
- Leitura/pseudoleitura
- Estruturação de palavras e textos
- Relação grafemas/fonemas
- Expressão oral
- Conceito de número
- Classificação
- Sequênciação
- Coordenação motora-fina, desenho pintura, dobradura
- Expressão gestual e corporal
- Ritmo
- Coordenação motora
PROCEDIMENTOS:
Rotina:
* Todos os dias proceder-se-á à leitura compartilhada de uma história e/ou o canto de uma música envolvendo o tema gerador e o registro da pauta do dia, na lousa.
Segunda-feira:
* Para iniciar o conteúdo "animais domésticos e selvagens" far-se-á uma conversa informal com os alunos. Serão propostos alguns questionamentos:
- Vocês têm alguns animais em casa?
- Qualquer animal pode ser criado em casa? Por quê?
- Que cuidados precisam ter com os animais que criamos em casa?
- E os que não podem, como são chamados?
Logo após serão distribuídos revistas aos alunos para que recortem figuras de animais para montagem coletivamente dois painéis classificando os animais recortados em domésticos e selvagens.
Em seguida far-se-á coletivamente uma lista com os nomes dos animais dos painéis, explorando as relações existentes entre grafemas e fonemas.
Solicitar-se-á aos alunos que após a leitura/pseudoleitura dos nomes dos animais, os registros no caderno.
No decorrer do registro, far-se-á o atendimento constante aos alunos.
Finalizando a aula, serão distribuídos massas de modelar aos alunos para que modelem os animais de sua preferência.
Terça-feira:
* Dando continuidade ao tema "animais" dar-se-á ênfase a alimentação dos mesmos através de uma conversa informal com os alunos, mediante os seguintes questionamentos:
- todos os animais que vocês conhecem se alimentam da mesma forma?
- De que se alimentam os animais que vocês tem em casa?
- E a maioria dos animais selvagens de que se alimentam?
- Como o leão e a girafa conseguem se alimentar?
- Vocês sabem como são chamados os animais que se alimentam exclusivamente de carne?
- E os que se alimentam tanto de carne quanto de vegetais? Como são chamados?
- Há animais que se alimentam tanto de carne quanto de vegetais? Como são chamados?
Em seguida distribuir-se-á retângulos de papel sulfite para que desenhem o animal que desejarem.
Logo após um aluno de cada vez fará a exposição do seu desenho, classificando-o quanto a sua alimentação e colando-o em um dos cartazes.
Para ilustrar o assunto, far-se-á a exibição do vídeo "O Rei Leão".
Com base no vídeo, proceder-se-á a produção coletiva de um texto, questionando os aspectos estruturais do mesmo.
Após a produção os alunos registrarão o texto no caderno, ilustrando-o.
Concluindo os alunos desenvolverão a atividade abaixo relacionando os animais à quantidade de alimentos ingeridos por eles.
Quarta-feira:
* Far-se-á a organização da turma em circulo para o desenvolvimento da brincadeira "batata-quente".
Será entregue aos alunos uma caixa contendo gravuras de animais que deverá circular entre eles ao som de uma música.
Ao cessar a música acriança que estiver com a caixa, deverá pegar a figura de um animal e descrever oralmente as características físicas observadas no mesmo.
No decorrer da brincadeira far-se-ão questionamentos comparando as diferenças existentes entre os animais.
Para ilustrar serão distribuídas atividades aos alunos, contendo adivinhas, enfatizando as características físicas de alguns animais, para que os identifiquem, escrevam seus nomes e os ilustrem.
Aula de educação física:
Aquecimento: Imitação de animais
A professora conduzirá os alunos para que imitem através de gestos, os seguintes animais: macaco, sapo, coelho, cachorro, jacaré, galinha...
Desenvolvimento:
Alerta dos animais: as crianças serão dispostas em circulo e a cada uma delas será dado o nome de um animal, será dado uma bola a uma das crianças e esta jogará a bola para o alto enquanto as outras correm. A referida criança dirá o nome de um animal, aquele que portar o nome deverá pegar a bola e imediatamente gritar: "Alerta", para que as outras crianças parem onde estiverem e a mesma deverá tentar acertar a bola em uma delas após três passos. A criança que for "queimada" dará continuidade á brincadeira.
Volta à calma:
Telefone sem fio: com as crianças novamente dispostas em círculo a professora dirá no ouvido de uma delas, uma mensagem sobre os animais. Cada criança deverá repassar a mensagem e a última dirá em voz alta, comparando com a original.
Quinta-feira:
* Para abordar o tema "utilidade dos animais" far-se-á a exploração de um painel.
Após a exploração oral, os alunos receberão uma atividade mimeografada, referente ao assunto abordado para que a desenvolvam.
Sexta-feira:
* Levar-se-á a turma para o laboratório de informática, onde de dois em dois, utilizarão o computador, trabalhando no programa Paint, onde desenharão livremente, conforme suas imaginações. Estes desenhos deverão estar relacionados com o tema estudado.
Em seguida cada dupla poderá conectar-se a Internet (sob orientação do professora), e entrarão em sites que permitam que eles ampliem seus conhecimentos em relação ao tema estudado.
Após far-se-á questionamentos sobre as páginas visitadas, onde irão expor suas opiniões.
Logo após os alunos receberão quadrados de papel espelho para confecção a de dobraduras de alguns animais da música (cachorro, gato, girafa, elefante), montando um painel com os mesmos.
Recursos:
- Lápis de cor
- Tesoura
- Cola
- Régua
- Revista
- Papel sulfite
- Papel espelho
- Estêncil
- CD
- Aparelho de som
- Fita de vídeo
- Papel manilha
- Fita adesiva
Avaliação:
Os alunos serão avaliados mediante a observação constante da atenção, interesse, participação, preocupação estética e envolvimento em todas as atividades propostas.
Far-se-á a retomada dos conteúdos conforme as necessidades diagnosticadas.
sábado, 7 de março de 2009
Culinária na sala de aula
Cozinhar não é apenas gostoso, não é apenas lúdico: é também educativo.
As crianças aprendem muito quando cozinham, desenvolvendo conceitos em muitas áreas, como linguagem, artes, ciências, saúde, segurança e matemática.
A atividade favorece o relacionamento entre o grupo, criando oportunidades para as crianças conversarem, trocarem experiências e conhecerem mais sobre si mesmas e seus colegas.
Veja a seguir algumas receitas que podem ser trabalhadas junto com contos de fadas ou fábulas:
Gelatina Arco-íris
(O Mágico de Oz)
Ingredientes:
3 pacotes de gelatina de cores e sabores variados
água
1 pacote de gelatina sem sabor
1 lata de leite condensado
Preparo:
Faça as gelatinas de sabores e cores diferentes conforme a instrução do fabricante.
Coloque para gelar em pratos fundos - sem misturar as gelatinas, é claro.
Após endurecer, retire da geladeira e corte em cubos pequenos. Reserve em uma travessa.
Peque um envelope de gelatina sem sabor e dissolva com uma xícara de água morna. No liquidificador, bata a gelatina sem sabor já dissolvida com uma lata de leite condensado. Bata bem, até ficar parecido com uma musse.
Escolha uma vasilha bem bonita e misture, com cuidado, todos os cubinhos de gelatina colorida com o creme. Leve novamente à geladeira. Quando o creme endurecer vai estar pronto para comer.
Bolinhos de nuvem da Cinderela
(Cinderela)
Ingredientes:
1/2 colher de sopa de óleo
1 colher de farinha de trigo
3 ovos (só vamos usar as claras mas guarde as gemas!)
1 xícara de açúcar
Preparo:
Unte uma assadeira usando meia colher de sopa de óleo.
Espalhe bem o óleo com os dedos, sem deixar empapar nos cantos.
Polvilhe farinha de trigo sobre a assadeira formando uma fina camada. É para seus bolinhos de nuvem não grudarem no fundo dela, depois de prontos.
Acenda o forno em fogo médio e deixe aquecendo.
Bata as claras de três ovos, até ficarem brancas como nuvens e firmes como neve.
Junte às claras uma xícara de açúcar aos pouquinhos, e vá mexendo suavemente com uma colher de pau.
Depois de misturar bem, faça pequenos flocos de nuvem sobre a assadeira, com ajuda de uma colher.
Leve ao forno por 40 minutos, ou um pouco mais, até que estejam assados.
Está pronto! É só deixar esfriar e, depois, comer.
Torta Preguiçosa do Macaco Simão
(O macaco e a velha)
Ingredientes:
1 1/2 xícara grande de maizena - 1 1/2 xícara grande de farinha de trigo - 1 colher grande de pó Royal - 2 xícaras grandes de açúcar - 1 xícara grande de margarina - 12 bananas nanicas bem grandes - 3 ovos, separados - 1 xícara grande bem cheia de leite - pitada de sal - canela em pó.
Preparo:
Misture a maizena, farinha de trigo, fermento, açúcar, sal e margarina. Faça uma farofa, misturando mais com os dedos. Unte o tabuleiro médio e espalhe a terça parte da farofa. Cubra com fatias finas de banana. Polvilhe canela em pó. Mais farofa, mais banana, mais farofa e canela. Para terminar, coloque bolinhas de margarina aqui e ali.
Por fim, bata as claras em neve, junte as gemas, o leite e despeje com cuidado sobre as camadas. Polvilhe canela e leve ao forno para assar.
Sirva quente ou frio.
Vitamina de Banana
2 bananas picadas em rodelas
1 colher de sopa de mel
1 colher de sopa de aveia
1/2 copo de leite
Coloque as rodelas de banana no liquidificador.
Acrescente o mel, a aveia, o leite e bata.
Manjar Branco Imperial
(A roupa nova do Imperador)
Ingredientes:
Para o creme: 1 lata de leite - a mesma medida de leite - 1 xícara grande de leite de coco - 4 colheres de maizena.
Preparo:
Misture os ingredientes e leve ao fogo, mexendo sempre, até obter um creme grosso.
Retire do fogo, despeje numa forma molhada e deixe esfriar. Leve depois à geladeira.
Enquanto isso, faça uma calda:
1 xícara grande de açúcar, 1/2 xícara grande de passas sem caroço - 1 xícara grande de água.
Deixe as passas de molho na água por cerca de 15 minutos.
Faça a calda misturando o açúcar com 1 xícara de água. Deixe ferver até obter o ponto de uma calda grossa. Desligue o fogo e junte as passas e a água. Deixe ferver novamente para reduzir um pouco.
Desenforme o Manjar depois de frio e cubra com a calda.
Sopa de Feijão
(João e o pé de feijão)
Ingredientes:
3 xícaras de feijão cozido e temperado (pode ser sobra de feijão)
1 batata média cortada em cubinhos
3 xícaras de água
2 tomates picados (com pele e semente)
1 xícara de massinha para sopa
Sal e pimenta do reino a gosto
Preparo:
Bater o feijão, a água e o tomate no liquidificador. Colocar o feijão batido e a batata em uma panela e cozinhar, até amaciar a batata. Se ficar muito grosso, acrescentar mais água. Provar e acertar o sal, se necessário. Acrescentar a massinha, na panela fervente, e cozinhar pelo tempo indicado, na embalagem, pelo fabricante. Salpicar com pimenta do reino a gosto, e servir.
Maçã do Amor
(Branca de Neve e os sete anões)
Calda: 3 xícaras grandes de açúcar refinado 1 xícara grande de água - 1 xícara pequena de vinagre de vinho branco.
Coloque o açúcar, a água e o vinagre na panela, misture bem com a colher de pau.
Leve ao fogo baixo e não mexa mais. (para não açucarar)
Deixe ferver até ficar marrom claro.
Retire a panela do fogo, mergulhe as maçãs na calda, ligeiramente, e coloque fincadas no isopor.
As maçãs devem ser lavadas e secas antes de serem mergulhadas na calda.
Brigadeiro
(Festa no Céu)
1 lata de leite moça
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de chocolate granulado
manteiga para untar
Preparo:
Começando a receita: em uma panela coloque o leite condensado, a manteiga e o chocolate. Peça ajuda para um adulto para abrir a lata de leite condensado.
Produção: misture bem e leve ao fogo baixo, mexendo bem até soltar do fundo da panela. Tenha sempre um adulto ao lado para mexer no fogão.
Finalizando: retire do fogo, coloque num prato untado e deixe esfriar. Quando estiver frio, enrole dando formato de bolinhas. Coloque manteiga nas mãos para não grudar e passe no chocolate granulado.
Biscoitinhos do Céu
Massa:
2 xícaras de farinha de trigo
150g de margarina
8 colheres de sopa de açúcar
2 gemas misturadas com 1 colher (sopa) de leite e 1 colher (chá) de essências de baunilha
Cobertura:
1 clara bem misturada com a xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
confeitos colorido para enfeitar
Preparo:
Coloque os ingredientes em uma tigela média. Amasse com as pontas dos dedos até formar uma bola.
Embrulhe com filme plástico e deixe na geladeira por 30 minutos.
Abra a massa e recorte com forminhas em formato de lua e estrelas.
passe os biscoitinhos para uma assadeira untada e leve ao forno por 12min.
Retire do forno e depois de esfriar um pouco, passe a cobertura e decore.
Bolo Bela Adormecida
( A bela adormecida)
Bata no liquidificador 3 cenouras de tamanho médio, lavadas, raspadas e picadas, 1 1/2 xícara grande de óleo - 5 ovos inteiros. Retire do liquidificador para uma vasilha funda e acrescente 2 1/2 xícaras grandes de açúcar (rasas) - 3 xícaras grandes de farinha de trigo - 1 colher grande (rasa) de pó Royal - pitada de sal.
Preparo:
Misture bem com uma colher de pau até abrir bolhas. Leve a assar em forma untada e enfarinhada, em forno quente.
Cobertura:
Misture em uma tigela os seguintes ingredientes e depois aplique no bolo. Não é necessário ir ao fogo.
1 xícara grande de açúcar - 1/2 xícara grande de Nescau - 1 colher grande de margarina - 5 colheres grandes de leite - gotas de essência de baunilha.
Sonhos
2 colheres (sopa) de açúcar
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
3 ovos
1 pitada de sal
Bater as claras em neve.Juntar o sal,a farinha,o fermento,o açúcar e as
gemas uma a uma.Amoleça levemente a massa com um pouco de leite.Misturar
e amassar bem.
Fritar as colheradas em óleo bem quente.
Servir polvilhados com canela e açúcar.
BEM NASCIDO
massa:
6 ovos inteiros
6 colheres (sopa) de açúcar
14 colheres (sopa) de farinha de trigo
1/2 colher (café) de fermento em pó
recheio:
1/2 kg de doce de leite
calda:
1/2 xícara de água morna
2 xícaras de açúcar
Bater os ovos com o açúcar por aproximadamente 15 min.,até que a massa
fique homogênea e bem aerada.
Misturar delicadamente o fermento à massa,por no máximo,1 min..Em
seguida,acrescentar a farinha peneirada.
Untar uma fôrma com manteiga e farinha de trigo.Fazer pequenos
bolinhos com a ajuda de uma colher de sobremesa e deixar assar por 3 min.
Unir cada dois bolinhos,utilizando o doce de leite,como recheio.
Mergulhar rapidamente os bolinhos na calda,com a ajuda de um
garfo.Deixar escorrer em uma grade.
Depois de prontos,passar em açúcar.
Frapê da Princesa
(A princesa e o sapo)
1 lata de leite condensado - 4 xícaras grandes de guaraná - 6 colheres grandes de suco de limão - pedras de gelo picado.
Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador em duas vezes, ligando e desligando para dissolver bem o gelo.
Sirva a seguir.
Biscoitinhos Reais
Ingredientes:
3 gemas
700g de manteiga em temperatura ambiente
7 colheres de sopa de açúcar
700g de farinha de trigo
Preparo:
Bater na batedeira, as gemas com o açúcar, juntar a manteiga e a farinha.
Amassar com as mãos dando o formato que quiser, neste caso, de príncipes e princesas.
Leve ao forno até começarem a dourar.
Queijo Minas Frescal
(O Ratinho do Campo e o Ratinho da Cidade)
(O leão e o ratinho)
Ingredientes:
5 litros de leite
2 colheres (sopa) cheias de iogurte natural
1 colher (sopa) de coalho líquido
1 forma para queijo
Preparo:
Aqueça o leite em uma panela grande, durante alguns minutos, até que fique morno.
Na panela, coloque o iogurte dissolvido em um pouco de leite e mexa bem.
Junte o coalho dissolvido em um pouco de água.
Cubra a panela por cerca de 40 minutos, para que ocorra a coagulação.
Escorra o soro com a ajuda de uma peneira.
Passe a parte sólida para a forma de queijo. Espalhe um pouquinho de sal sobre a massa. não misture. O soro que escorre pelo fundo da forma o faz penetrar.
Coloque a forma em um prato fundo e deixe o queijo na geladeira até o dia seguinte.
Bolo de Cenoura Quero Mais
(A lebre e a tartaruga)
Ingredientes:
3 cenouras médias
1 xícara de óleo de milho
3 ovos
3 xícaras de farinha de trigo
3 xícaras de açúcar
Cobertura:
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 colheres (sopa) de margarina
2 colheres (sopa) de açúcar
1/2 xícara de leite
Preparo:
Bata no liquidificador, os ovos, o óleo, as cenouras e o açúcar, por 5 minutos.
Passe a massa para uma tigela e acrescente aos poucos a farinha e o fermento, misturando bem com uma colher de pau.
Despeje na forma
Pão de Minuto (recheado com goiabada)
(Chapeuzinho Vermelho)
Ingredientes:
Massa:
3 xícaras de chá de farinha de trigo
2 colheres de sopa de fermento
4 colheres de sopa de açúcar
1 pitada de sal
2 colheres de sopa de margarina
1 ovo
1 xícara de chá de leite
Recheio:
Goiabada
Preparo:
Corte a goiabada em cubos médios; mais ou menos 10 unidades.
Em uma vasilha, coloque todos os ingredientes. Trabalhe pouco a massa, o
suficiente apenas para misturar os ingredientes. Caso ela fique pegajosa,
acrescente um pouco mais de farinha.
Retire porções de uma colher de sopa cheia de massa e faça bolotas com
elas. Com o dedo indicador, faça um buraco e coloque um quadradinho de
goiabada. Feche, formando a bolota novamente.
Coloque os pãezinhos em uma forma untada com manteiga. Achate um pouco
cada um com a palma da mão. Leve ao forno médio ( 180° ) .
Obs: estes pãezinhos ficam bem clarinhos; não espere dourar por cima!
Pão de Milho
(A Galinha Ruiva)
2 tabletes de fermento para pão
½ k de farinha de trigo
4 colheres de manteiga amolecida
2 ovos
1 lata de leite condensado
200g de fubá ou farinha de milho peneirada
Em uma tigela, dissolva o fermento em meia xícara de água morna. Junte
meia xícara de farinha de trigo, formando um mingau e deixe crescer,
coberto por 20 minutos.
Acrescente a manteiga, o sal e os ovos. Misture bem. Adicione o leite
condensado, o fubá e volte a mexer. Por último, junte a farinha, somente
o suficiente para obter uma massa macia.
Amasse a massa com o punho e divida-a ao meio. Dê o formato de broa e
deixe os dois pães crescerem em assadeiras untadas, até dobrarem de
volume.
Asse em forno pré-aquecido em temperatura moderada (170°) por 40
minutos.
Bolachas de Leite de Cabra
(O lobo e os sete cabritinhos)
Ingredientes:
½ xícara de chá de leite de cabra
4 colheres de sopa de margarina
1 pitada de sal
½ xícara de chá de açúcar
3 xícaras de chá de farinha de trigo
½ colher de sopa de fermento em pó
Preparo:
Peneire juntos a farinha de trigo, o açúcar, o sal e o fermento em pó.
Junte o leite e a margarina e deixe a massa descansar por 30 minutos.
Abra a massa bem fina com o rolo e corte em círculos usando a boca de um
copo. Asse em forno médio.
Torta de Ervilha
(A princesa e a ervilha)
Massa:
12 colheres de sopa de leite
1 xícara de óleo
1 xícara de queijo ralado
1 colher de sopa de fermento em pó
2 ovos
sal a gosto
Bata todos os ingredientes no liquidificador e coloque numa assadeira.
Recheio:
1 lata de ervilha
½ cebola picada
1 tomate picado
1 dente de alho picado
salsinha a gosto
Misture tudo e despeje sobre a massa. Coloque para assar até começar a
dourar ou até que, espetando um palito, ele saia limpo.
Rapunzel´s Salad
(Rapunzel)
Ingredientes:
1 maço de rabanete
1maço de rúcula
1 pé de alface americano
1 manga
1 pacote de tomate cereja
1 pacote de bata palha
Molho:
Vinagre balsâmico
Mel
Mostarda
Bolo de casca de banana
(...que eu vou para Angola)
INGREDIENTES:
MASSA:
·3 xícaras de farinha de rosca
·4 cascas de banana nanica
·1 colher de sopa de pó Royal
·2 ovos
·2 colheres de sopa de margarina
·3 xícaras de açúcar
·2 xícaras de leite
COBERTURA:
·4 bananas nanica
·½ xícara de açúcar
·½ limão
PREPARO DA MASSA:
Lave as bananas e descasque. Separe 4 xícaras de casca para fazer a massa. Bata as claras em neve e reserve na geladeira.
Bata as gemas, o leite, a margarina, o açúcar e as cascas de banana no liquidificador.
Despeje essa mistura em uma vasilha e acrescente farinha de rosca. Mexa bem.
Por último misture delicadamente as claras em neve e o fermento.
Despeje em uma assadeira untada com margarina e farinha de trigo e leve ao forno médio pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos.
PREPARO DA COBERTURA:
Queime o açúcar em uma panela e junte a água, fazendo um caramelo. Acrescente as bananas cortadas em rodelas e o suco de limão. Cozinhe. Cubra o bolo ainda quente.
Pão Caseiro
(O pequeno polegar)
1 kg de farinha de trigo
3 ovos inteiros
1 colher de sopa de açúcar
1 xícara de óleo
50 g de fermento biológico
sal a gosto
Preparo:
Desmanche o fermento em 2 xícaras de chá de água morna. amasse todos os ingredientes muito bem e deixe descansar até a massa dobrar de tamanho.
Faça os pães, coloque na assadeira e coloque 1 bolina de massa num copo de água. Quando a bolinha subir, leve os pães para assar em fogo médio.
Panqueca
(Os músicos de Bremen)
1 xícara de leite
1 ovo
1 xícara de farinha de trigo
sal a gosto
Bater no liquidificador todos os ingredientes.
Palitos de Queijo
(O flautista mágico)
Ingredientes:
3 xícaras de farinha de trigo
2 pacotes de queijo ralado
1 colher de sobremesa de sal
2 xícaras de margarina
1/2 xícara de leite
2 gemas
1/2 lata de creme de leite
1 colher (sopa) de fermento
Preparo:
Misture todos os ingredientes até a massa soltar da mão.
Levar a massa à geladeira para descansar por 10 minutos.
Depois, fazer os biscoitos e colocá-los em forma untada com manteiga e farinha. assar em forno médio por 20 ou 30 minutos.
Barquetes do Soldadinho
(O soldadinho de chumbo)
Ingredientes:
1 pacote de barquetes
1 lata de atum
100g de manteiga
1 gema de ovo cozido
suco de limão
Preparo:
Coloque o atum numa tigela juntamente com a gema.
Acrescente a manteiga e vá amassando até que os ingredientes estejam bem ligados.
Junte algumas gotas de limão.
Com uma colher, vá recheado as barquetes.
Enfeite com pedacinhos de ovos cozidos, ervilhas e pedacinhos de azeitona.
Bolo Formigueiro
(A Cigarra e a Formiga)
Ingredientes:
6 colheres (sopa) de margarina
2 xícaras de açúcar
4 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de leite
100g de coco ralado
200g de chocolate granulado
1 colher (sopa) fermento em pó
Preparo:
Bata as claras em neve firme e reserve.
Bata bem a margarina com o açúcar até obter um creme fofo. Adicione as gemas, uma a uma batendo sem parar e colocando o restante dos ingredientes.
Coloque a massa em forma untada e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos.
Mingau dos Ursos
(Cachinhos dourados)
Ingredientes:
2 xícaras de leite
4 colheres de (sopa) de aveia em flocos finos
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sobremesa) de essência de baunilha
1 colher (chá) de manteiga sem sal
1 colher (chá) de maisena
Preparo:
Dilua a maisena numa pequena quantidade de leite. Coloque o leite com a maisena, o leite restante, a aveia e o açúcar numa panela e leve ao fogo baixo para cozinhar.
Mexa até ferver, cozinhando por 10 minutos ou até que comece a encorpar, sem parar de mexer.
Retire do fogo, acrescente a manteiga, a essência de baunilha e mexa bem.
Sirva a seguir
Pães Divertidos
(Os três porquinhos)
Ingredientes:
25 g de fermento fresco
1/4 de xícara de água morna
1/2 xícara de leite morno
1/5 colher de sopa de açúcar
500g de farinha de trigo
60g de margarina
2 ovos
15g de sal
passas para os olhos.
Preparo:
Dissolva o fermento com a água e um pouco do leite. Deixe fermentar.
Faça um monte com a farinha e o sal. Faça um buraco no meio e vá misturando os ovos, a margarina e o restante do leite. Por último, misture o fermento. Amasse bem durante 15 minutos, faça uma bola uniforme e deixe descansar até que dobre de volume.
Amasse muito bem e estique a massa com 2 cm de espessura. Corte as carinhas com 10cm de diâmetro. Para o nariz utilize uma bolinha de massa e para as orelhas um círculo de 3 cm de diâmetro dividido em 2 partes (uma para cada orelha). Coloque uma passa para cada olho. Pincele com gema e leve ao forno médio por 20 ou 30 minutos.
Carinha divertidas
(Pinóquio)
Ingredientes:
Massa: 500g de farinha
250g de margarina
150g açúcar
2 gemas
3 colheres de sopa de água
Creme: 1 clara
200g de açúcar de confeiteiro
corantes alimentícios de cores diversas
confeitos coloridos
Preparo:
Misture em uma tigela a farinha e o açúcar. Incorpore a margarina e misture com as mãos até obter uma massa granulada. Incorpore a esta mistura as gemas e a água até obter uma massa homogênea. Deixe descansar na geladeira por 30 min.
Abra a massa e corte com uma forminha redonda de 3cm de diâmetro. Leve ao forno a 180º por cerca de 10 minutos. Retire e deixe esfriar.
Cobertura:
Misture as claras e o açúcar de confeiteiro até obter um crede liso.
Divida em várias partes e acrescente a anilina colorida, obtendo creme de várias cores.
Passar a cobertura nos biscoitos e enfeitar com os confeitos coloridos.
Bolachinhas Pirulito
(João e Maria)
Ingredientes:
4 gemas
250g de açúcar de confeiteiro
250g de manteiga em temperatura ambiente
1 colhes de café de anilina vermelha
1 colher de café de anilina amarela
500g de farinha de trigo
1 colhes (chá) de pó royal (fermento químico)
ovo para pintar
palitos de sorvete
Preparo:
Coloque em um recipiente 2 gemas, a metade do açúcar e a metade da manteiga. Coloque em outro recipiente a metade restante dos ingredientes.
Acrescente anilina vermelha em um e anilina amarela em outro recipiente. Bata até obter uma massa homogenia.
Pão de Minuto
(O gato de Botas)
Ingredientes:
4 1/2 xícaras de farinha de trigo
4 ovos inteiros
4 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de fermento em pó
1/2 colher (sopa) de sal
Preparo:
Colocar a farinha em uma tigela e fazer uma cova no meio, onde serão colocados todos os ingredientes. Amassar até soltar das mãos. Fazer bolinhas. Pincelar cada uma com gema e colocá-las para assar. Untar a forma com farinha. Leve ao forno por cerca de 15 minutos.
Bombom de Mosca
(O alfaiate Valente)
Ingredientes:
1 lata de leite em pó
1 lata de leite condensado
1 lata de achocolatado
Uva passa e cravos para decorar (asas e olhos respectivamente)
Preparo:
Misture bem todos os ingredientes até formar bolas que não desmanchem.
Cheese Omelet
(Patinho Feio)
4 eggs
1 table spoon butter
1/2 cup chopped cheese
salt
How to make:
Beat the eggs in a large bowl
Join the cheese and salt
In a small hostick skiwet, heat the butter and cook the mixture over medium heat, stiming fraquently, until softered.
Docinhos de Casamento
(O casamento da dona Baratinha)
Brigadeiro
1 lata de leite condensado
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de manteiga
1 pacote de chocolate granulado
Preparo:
Colocar os ingredientes em uma panela e levar ao fogo. Mexer até que solte do fundo. Deixar esfriar, fazer bolinhas e passar no chocolate granulado.
Brigadeiro de morango (Bicho de pé)
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 pacote de gelatina de morango
1 colher (sopa) de manteiga
Preparo:
Colocar os ingredientes em uma panela e levar ao fogo. Mexer até que solte do fundo. Deixar esfriar, fazer bolinhas e passar no açúcar.
Preservando a natureza – projeto água
Para preservar os cursos d'água, podemos:
Em casa
• Usar com moderação sabões em pó, detergentes e materiais de limpeza em
geral.
• Manter torneiras e demais registros livres de vazamentos.
• Ligar o esgoto sanitário à rede pública de coleta e tratamento.
• Na falta de esgoto, manter fossa e filtro biológico em bom estado.
• Ter respeito às regras básicas de economia de água.
• Construir as fossas a mais de 15 metros de distância, sempre abaixo das
nascentes.
No trabalho
• Operar ou fazer operar adequadamente equipamentos de controle da poluição.
• Apontar problemas ambientais e buscar soluções.
• Buscar novas idéias e tecnologia.
• Considerar a questão ambiental em seus projetos.
Em sua cidade
• Nunca jogar lixo nas ruas.
Dicas de economia
Mangueira não é vassoura
A escassez de água é um problema mundial. No Brasil, o desperdício de água é muito grande e estima-se que 70% dele é causado por mau uso da água em nossas casas.
Usamos água em quantidade muito maior do que o necessário para cozinhar, tomar banho, escovar os dentes, lavar a roupa e em muitas outras atividades diárias. Ao limpar o passeio, por exemplo, substitua o jato d'água pela vassoura e mantenha a pressão da água que sai do esquicho bem regulada.
Evite a escassez, evitando o abuso
Sem água, o ser humano fica desidratado e morre em dois dias. Não é diferente com algumas espécies de animais ou com algumas plantas. No Brasil, bilhões de litros de água são utilizados diariamente para irrigação e a maioria das plantas que o homem cultiva requer grandes quantidades de água. Ao molhar suas plantas e o seu jardim, use o regador e evite as horas mais quentes do dia. Porque a água evapora antes mesmo de chegar às raízes.
Um gesto seu hoje garante o futuro de muitas gerações
Pesquisas já apontaram que 78% do consumo de água nas residências se dá no banheiro. Só numa descarga, gastam-se de 10 a 12 litros de água, sendo que a cada segundo, 2 litros vão embora. Tem gente que confunde o vaso sanitário com cesto de lixo, o que causa mais desperdício ainda, pois é preciso um volume maior de água para o escoamento de toda a
sujeira. Ciente disso, mantenha a válvula da descarga sempre regulada e, se possível, troque-a por modelos com reservatório. Eles são ideais para o controle da água usada para este
fim. Evite também pressionar a válvula sem necessidade.
Curiosidades
• Enquanto alguns países dispõem de muita água, outros têm muita carência.
No Oriente Médio, 9 entre 14 países apresentam escassez de água.
• A Organização Mundial da Saúde considera ideal um consumo médio de 150 litros/
dia por pessoa. Um norte-americano de classe média consome 350 litros/dia.
• Uma torneira pingando consome 45 litros de água por dia e, num mês, 1.380
litros!
• A água ocupa cerca de 70% da superfície da Terra. A maior parte, 97%, é
salgada. Apenas 2% é água doce e constitue as geleiras polares. 1% do total
de água da Terra constitue os rios e lagos e está acessível ao nosso uso.
• A terra arrastada entope o leito dos rios (resíduos de agrotóxicos carregados pela
enxurrada envenenam as águas). O volume de enxurrada aumenta quando se
fazem desmatamentos, queimadas e práticas agrícolas inadequadas.
• Segundo a ONU - Organização das Nações Unidas, em 28 anos, a carência de água vai afetar 2/3 da população mundial.
PROJETO CIRCO:
O maior espetáculo da terra!
"O circo é, antes de tudo, um espetáculo visual.
O palhaço faz tudo seriamente.
Ele não precisa falar e sim fazer graciosos trejeitos.
Sua mímica ingênua sempre consegue fazer rir."
(Leonid G. Engibarov)
- Idade: a partir de 2 anos.
- Número de participantes: todos os alunos
- Tempo de execução: Mês de março
Justificativa:
Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor! Hoje tem marmelada? Tem sim senhor! E tem também palhaços, malabaristas, equilibristas, domadores, ilusionistas, trapezistas, globistas e ainda muitos animais. E é em 15 de março o dia destinado àquele que é sinônimo de alegria.
O circo é uma das mais antigas e completas manifestações populares e artísticas, pois durante o espetáculo, sob uma lona colorida, tem música, teatro, dança, cenografia e figurino apropriados que encantam a platéia; um espetáculo de magia que faz até hoje a alegria não só das crianças, como também de muitos adultos.
Problemática:
Apoiar, preservar e estimular a tradição da arte circense!
Pouco a pouco, os palhaços - junto com os circos – foram perdendo espaço para o cinema, a televisão, os videogames... A infância ficou mais curta e a ingenuidade virou um fator de risco - Preservar a magia do circo é manter viva essa criança que temos dento de nós mesmos!
Objetivo geral:-
- Desenvolver nas crianças, através de atividades lúdicas, o desejo de conhecer e valorizar a arte circense.
Objetivos específicos:-
- Fazer as crianças conhecerem e valorizarem a arte circense;
- Despertar o gosto pela arte, pela música e pela poesia;
- Trabalhar e desenvolver a criatividade;
Eixos temáticos / conteúdos:-
Artes visuais, matemática, música, natureza e sociedade, linguagem oral e escrita, identidade e autonomia e corpo e movimento.
- O Circo;
- O fazer artístico;
- Apreciação musical;
- Expressividade;
- Equilíbrio e coordenação;
- Noções de formas e quantidades;
- Noções de diferenças e igualdade;
Estratégias / Recursos:-
- Música
- Dança
- Desenho
- Pintura
- Brincadeiras infantis
- Jogos diversos
- Literatura infantil
- Vídeos
- Cds
- Adereços
Desenvolvimento:- (exemplos)
- Atividade 1 – A história do circo;
- Atividade 2 – Assistir ao D.V.D. Xuxa Circo;
- Atividade 3 - Assistir ao filme "Dumbo";
- Atividade 4 – Descrever o cartaz "O circo" da coleção Leandras – edt. FTD;
- Atividade 5 – Alfabeto ilustrado letra C;
- Atividade 6 – Músicas dramatizadas;
- Atividade 7 – Exercícios rítmicos e de equilíbrio;
- Atividade 8 – Jogo da memória - figuras circenses;
- Atividade 9 – Coordenação motora fina: Levar o Palhaço até o circo;
Avaliação:-
A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do Circo e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.
Bibliografia:-
Revista Projetos Escolares- Educ. Infantil, Ano 1, Nº 9., Editora Gráfica.
O dia-a-dia do professor, vol. 2 e 4, Editora Fapi
Pesquisas sobre o circo na internet – site de grupos de educ. infantil
Projeto CIRCO
PRÉ II (2º período)
Mês de atuação: MARÇO ( 27 de Março: Dia do Circo)
Objetivos:
- Estimular a atenção, observação, criatividade e coordenação motora;
- Observar que, o circo existe porque existe cooperação e respeito (valores) entre eles;
- Conhecer os profissionais que trabalham no circo;
- Dramatizar situações que acontecem no circo;
- Ilustrar a sala de aula sobre o tema proposto.
Descrição do projeto:
Rodinha: Como funciona o circo?
Quem trabalha lá?
Como se vestem?
O que cooperação e respeito têm a ver com circo?
Onde moram?
Música: O Palhacinho Atrapalhado
O Circo chegou
Palhaço Picolé
O Palhacinho Dengoso
Brincadeiras: Com bolhas de sabão;
De equilíbrio (jogar com as mãos, atingir alvos, obstáculos, mira e etc.)
Expressão corporal/facial;
Dança.
Atividades integradas: Assistir filmes;
Confecção de fantoches e dedoches;
Explorar as figuras geométricas.
Introdução das letras C de Circo e P de Palhaço;
Recorte/colagem/pintura;
Dobraduras.
Culminância: Assistir uma peça teatral " Os Palhaços"
Local: SESC
Pintura de palhaço nas crianças.
Recursos de apoio: DVDs – Deu Zebra e O Circo chegou
CD – Xuxa Circo
Livro – O Palhaço diferente
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
PORTIFÓLIO
O Portfólio é uma coletânea de trabalhos realizados e selecionados pelos estudantes durante um curso ou período. "... é uma coleção de itens que revela, conforme o tempo passa, os diferentes aspectos do crescimento e desenvolvimento de cada criança" (Elizabeth Shores & Cathy Grace, 2001).
Na educação infantil , desenhos e outras atividades realizadas pelas crianças podem ser agrupados no portfólio , e no ensino fundamental , dados de visitas técnicas, resumos de textos, composições, trabalhos artísticos, projetos, relatórios, anotações diversas, provas, testes, auto avaliações dos alunos, entre outros.
A finalidade deste instrumento é auxiliar o educando a desenvolver a capacidade de avaliar seu próprio trabalho. Ao professor, oferece oportunidade de traçar os referenciais da classe como um todo, a partir das análises individuais, com foco na evolução dos educandos ao longo do processo de ensino aprendizagem.
O processo de montagem do Portfólio deve contemplar a coleta sistemática (semanal , quinzenal , mensal) de trabalhos das crianças no intuito de favorecer a compreensão do seu processo de aprendizagem. Junto às amostras, serão realizados registros sistemáticos e preparados relatórios narrativos que possibilitem uma visão global dos avanços, dificuldades e providências tomadas, a partir de consultas nos diários de aprendizagem.
Os registros sistemáticos são anotações do que o professor planejou realizar sobre as ações da criança em situações determinadas. Eles fluem perfeitamente dos diários de aprendizagem, a partir da observação e do registro das atividades que o professor e a criança planejam durante a consulta a esse material. A observação sistemática das atividades das crianças também pode auxiliar o professor, na avaliação da efetividade de estratégias particulares de ensino, de habilidades e de conceitos específicos para cada criança.
Os relatórios narrativos são, de fato, resumos das observações do professor sobre o crescimento e o desenvolvimento individual da criança durante um período de trabalho específico. São razões para se escrever relatórios narrativos:
1. Apreciação dos pais de um resumo sobre o desenvolvimento de seus filhos;
2. Possibilitar revisão sistemática dos conteúdos do Portfólio e a correlação das atividades das crianças com padrões e critérios extrínsecos ;
3. Simplificar o sistema geral de avaliação.
Os relatórios narrativos não precisam ser longos, mas devem ser completos, contemplando os seguintes itens:
• Resumo do progresso da criança desde o último relatório;
• Desenvolvimentos importantes em: comunicação, matemática, resolução de problemas, criatividade, sócio-emocional, físico e alfabetização.
• Plano de ação.
O professor pode estender os benefícios da revisão sistemática dos portfólios, envolvendo outros professores e profissionais, como também pode usá-lo durante decisões de grupo sobre quando indicar determinadas crianças para serviços especiais.