sábado, 13 de julho de 2013

Trabalhando valores humanos - sugestões de atividades

  • Expor o projeto e explicar como será trabalhado durante o ano letivo, através da dinâmica do jogo das virtudes.
  • Montar a escada dos valores para cada turma envolvida.
  • Assistir a fita de vídeo Na era do gelo. Um filme que aborda muito bem a amizade, o companheirismo, a honestidade e a ajuda ao próximo.
  • Leitura de textos informativos e fábulas envolvendo os valores trabalhados.
  • Atividades referentes ao temas trabalhados, como: cruzadinhas, desenhos, produções textuais, interpretações, etc.
  • Avaliar semanalmente a evolução do projeto com as turmas, verificar se houve progressos, se não houve, quais os motivos.
  • Avaliação semanal do projeto pelos professores envolvidos, supervisão e orientação, tomando as medidas cabíveis para o sucesso do projeto.
  • Utilizar-se de música ambiente nas atividades.
  • Realizar dinâmicas, trabalhando reflexão e conscientização de valores, comportamento e atitudes.
  • Confecção de murais sobre valores fixados pela escola.
  • Conversas informais – aproveitando acontecimentos do dia-a-dia.
  • Relatos de experiências – atitudes de ajuda ao próximo.
  • Identificar, registrar e praticar outros valores, que adicionaremos às atividades e ao nosso dicionário.
  • Confeccionar Dicionário dos Valores – Montar um livrinho registrando o valor e o significado dele encontrado no dicionário.
  • Registrar semanalmente os erros, acertos e mudanças ocorridas.
  • Na escada dos valores, à medida que os objetivos forem alcançados pelos alunos, a turma que chegar primeiro no topo da escada, receberá como prêmio, uma tarde de cinema, pipoca e refrigerante.
  • Ao término, recomeçamos a escada dos valores novamente. (isto se o os degraus forem preenchidos até o final do ano letivo).
  • Paralelamente, acontecerá leitura semanal do livro Soprinho no Bosque Encantado, seguido de desenho da cena em questão, aonde a cada semana irão completando os quadros, à medida que o projeto se desenvolve.
  • Terminada a leitura do livro e os desenhos prontos, será reconstruída coletivamente a história, baseando-se nos desenhos realizados.
  • Cada aluno fará o seu comentário do: “como era antes” e “como é agora”.
  • Montar um livro por sala, escolhendo os melhores desenhos.
ATIVIDADES:

"O aprendizado de valores: base para a formação do cidadão."


Valores a serem trabalhados:
AMIZADE – COOPERAÇÃO – RESPEITO – RESPONSABILIDADE – DISCIPLINA – HONESTIDADE – PACIÊNCIA – DEDICAÇÃO – PARTILHA – COMPANHEIRISMO.

Histórias – a coleção: Se ligue em você, do Tio Gaspa, Centro de Estudos Vida e Consciência Editora Ltda. Alguns contos e fábulas de Esopo e La Fontaine.
“Fitas de Vídeo – “Na era do gelo”, “Direitos do Coração”, Paulinas Vídeo e “Smilingüido em Moda Amarela”, Editora Luz e Vida, “Desenhos do Pokémon”, ‘Doze é Demais”.

Dinâmicas de Grupo

Jogo das Virtudes

Baseado na atividade proposta por Selma Said em seu livro "Meu Coração Perguntou", Ed. Vozes.
Objetivo: Compreender algumas virtudes e seu papel na nossa evolução da vida.
Idade Sugerida: De 10 a 14 anos.
Material: Folha de papel Kraft, cola, tiras de papel, canetinhas, folha de questões e respostas (para o coordenador).
1) Divida a turma em duas ou três equipes e desenhe, numa folha de papel Kraft, uma escada de dez degraus para cada uma.
2) Entregue dez tiras de papel para cada equipe escrever suas respostas. As tiras devem ser da mesma altura dos degraus e largas o suficiente para caberem as palavras.
3) Explique que vamos fazer um jogo. Você dará algumas pistas para descobrir o nome de uma virtude. Cada equipe terá 20 segundos para dialogar e responder, numa palavra, a que virtude você está se referindo. Veja abaixo as dez questões e respostas:
Recreio com cores
O professor deve preparar cartões coloridos de acordo com o número de alunos.
Exemplo: 04 cartões de cada cor – azul, amarelo, verde, vermelho, branco e laranja para distribuí-los aleatoriamente entre 24 crianças.
Propõe então, um recreio diferente: " Hoje vocês passarão o recreio com os(as) coleguinhas que receberem a mesma cor do cartão que cada um de vocês receberá. É uma oportunidade de nos conhecermos melhor ainda. Será um recreio colorido, diferente e, no retorno, conversaremos sobre as experiências de cada grupo."
A professora distribui os cartões e solicita que antes de saírem para brincar e lanchar, que se organizem nos grupos e conversem sobre a cor recebida (o que ela simboliza para cada um, o que existe nessa cor...)
A reflexão após o recreio é de extrema importância para a construção de alguns valores

Correio da Amizade
Sortear entre os colegas um "Amigo Secreto", escrever para ele;
A turma e a professora vão até o correio e esperam pelo momento da revelação em casa, ou seja, o dia em que as correspondências chegarem nas residências de cada um!
Cada turma fixa uma caixa de correio (feita de caixa de sapato) no lado de fora da porta da sala de aula.
Durante um determinado período, as turmas vão trocando correspondências.
Para culminar o trabalho, pode-se planejar um piquenique entre elas.
Cada criança escreve um bilhetinho para um colega que "deixou magoado".

Cantinhos
Nos murais de sala, alguns cantinhos podem ser organizados. Exemplos: "Recadinhos do Coração" (os alunos fixam bilhetes para crianças que retornam às aulas após um período de faltas, expressam sentimentos espontâneos ou observações sobre as atitudes dos colegas, por meio da escrita ou do desenho... e a docente vai trabalhando e estimulando.)
"Galeria do posso, não posso"
Cada aluno confecciona duas telas em pintura expressando por meio de desenhos atitudes de grupo- "posso, não posso".
A professora expõe as telas e discute-se, a partir daí, as normas de atitudes entre os integrantes da turma que irão vigorar durante o período letivo.
Dessa forma, o comprometimento é maior, ou seja, são eles que elaboram, as regras.

Confeccionar dobraduras como: Avião da PAZ
Os alunos fazem a dobradura do avião, escrevem mensagens de PAZ e passeando pelo colégio, com a professora, jogam-nos pelas janelas das demais salas de aula. É só aguardar o resultado!

A Árvore da Vida
Essa dinâmica foi feita por algumas professoras em reunião com Pais.
Na sala estará exposto um desenho de tronco de árvore e na raiz está escrito: "Ser feliz"!
O professor propõe que os pais escrevam uma mensagem de 2º semestre para os filhos, ou para "tal" bimestre. Solicita, porém, que não registrem o nome da criança e que não assinem (para evitar que alunos, cujos pais faltaram à reunião, se frustrem). Os pais dobram os papéis que contém as mensagens, colocam-nos dentro das bexigas, enchem os balões e montam a árvore. Quando os alunos chegam à sala, a professora explora o "presente" deixado pelos pais com seus alunos. É uma reflexão muito válida e os alunos envolvem-se com os compromissos para o determinado período.
Os alunos podem escolher um nome para a árvore e registrar esse momento no caderno.



Dinâmica das flores

A professora chega na classe com um ramalhete de flores diversificadas e alegremente fala: "Hoje trouxe flores para cada um de vocês!
Mas por que será?
Vamos, antes, conversar sobre a beleza que cada uma destas flores possui.
João, que beleza você vê na margarida?
E você, Gisele, fale-nos o que há de bonito na camélia..."
Após toda exploração, a docente distribui as flores no meio do círculo de crianças e fala: "As flores são como as pessoas.
Uma é diferente da outra. Existe a flor vermelha, a branca, a flor comprida, a baixa...mas todas são flores e possuem a sua beleza.
Existe a pessoa gorda, magra, alta, baixa...mas todas são pessoas e possuem a sua beleza."
Nesse momento a professora pode refletir alguns valores como: respeito, a amizade e compreensão e solicitar, então, que cada aluno escolha uma das flores para levar para casa como marco dessa reflexão.
Essa é uma das muitas vivências que se pode fazer com os pais numa reunião ou explicar para a mãe, citada no exemplo acima, que essa será a estratégia utilizada pela professora.

Dinâmica: A escada de valores

Objetivo: Auxiliar  a identificar seus valores de vida e a refletir sobre os mesmos.
O que você vai precisar: Sala ampla, folhas de papel sufite, pincéis atômicos, fita crepe.
Tempo: 30 min.
O que você deverá fazer:
1.  O facilitador solicitará que os participantes a caminharem pela sala e pensarem sobre “O que é mais importante na sua vida”?
2.  O facilitador pedirá a cada adolescente que pegue 1 folha de papel e 1 pincel atômico.
3.  O facilitador pedirá que a folha seja dividida em 3 partes, no sentido do comprimento.
4.  A seguir, pedirá que, em cada papel, seja escrita 1 palavra que corresponda a um valor da vida do adolescente.  (Ex.respeito,paciência com os mais velhos,não roubar... )
5.  Enquanto isso, o facilitados marcará no chão da sala, com fita crepe, 3 degraus de uma escada.
6.  Quando todos terminaram, pedir que cada participante vá até os degraus e coloque uma tira com a palavra escrita em cada degrau(colar com fita crepe), em ordem decrescente de importância.
Ao final refletirem sobre:
a.  No inicio da dinâmica, foi difícil detectar os principais valores?
b.  Que valores aparecem mais? Que tipos de valores são?
c.   Por que eles não estão na mesma escala de prioridade?
d.  Durante nossa vida, esses valores se modificam? Por que?
e.  Qual a relação entre os valores de vida e a prevenção?
     
Resultado esperado: Os participantes terão um melhor entendimento sobre os próprios valores de vida e sobre a diversidade de valores de outras pessoas.

Lembrancinha volta às aulas: Porta bombom

Imprima essa imagem em um papel colorido e cole numa cartolina dupla face. 

Essa sugestão achei na internet.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Arte com pregadores

 Olha que ideia bacana que achei na net: fazendo arte com pregadores. Essa ideia é ideal para confeccionar lembrancinha para o Dia dos Pais (que está chegando...), Dia das Mães, dentre tantas outras datas. Seguem dois modelos com gráfico de como fazer e depois outras ideias que você poderá fazer.



 Outras ideias:


Multiplicação - atividades - parte 3

Outras atividades que pesquisei na net sobre multiplicação...











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quinta-feira, 11 de julho de 2013

Multiplicação - atividades - parte 2

Mais algumas atividades de multiplicação...











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quarta-feira, 10 de julho de 2013

Multiplicação - atividades - parte 1

Veja algumas atividades de multiplicação para trabalhar com seus alunos ou com os seus filhos...










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terça-feira, 9 de julho de 2013

Dia dos pais -lembrancinha - sacolinha

Olha que sacolinha mais fofa para colocar a lembrancinha ou um cartãozinho para o dia dos pais...

Dominó da multiplicação

Um joguinho de dominó para jogar com as crianças...
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BRINCADEIRAS- VOLTA ÀS AULAS

Onça Dorminhoca - Faixa etária: Educação infantil Formar com o alunos uma grande roda. Cada criança fica dentro de um pequeno círculo desenhado sob os pés , exceto uma que ficará no centro da roda, deitada de olho fechado . Ela é a Onça dorminhoca. Desenvolvimento: Todos os jogadores andam a vontade, saindo de seus lugares , exceto a onça dorminhoca que continua dormindo. Eles deverão desafiar a onça gritando: "Onça dorminhoca"! Inesperadamente, a onça acorda e corre para pegar um dos lugares assinalados no chão. Todas as outras crianças procuram fazer o mesmo. Quem ficar sem lugar será a nova Onça dorminhoca. Sugestão: O professor poderá proporcionar um e sudo sobre a onça, de acordo com o interesse das crianças : Quem já viu uma onça? Aonde? Quando? Como ela é? Como vive? O que come? Quem quer imitá-la? Confeccionar uma máscara de cartolina ou papelão para aquele que fará o papel da onça. Partindo deste estudo, a criança, quando for desenvolver a atividade, criará um personagem seu relativo à brincadeira.
Corrida do Elefante - Faixa etária: Educação infantil As crianças andam à vontade pelo pátio. Uma delas separada, utiliza um braço segurando com a mão a ponta do nariz e o outro braço passando pelo espaço vazio formado pelo braço. (Imitando uma tromba de elefante). Desenvolvimento: Ao sinal, o pegador sai a pegar os demais usando somente o braço que está livre ( O outro continua segurando o nariz ). Quem for tocado transforma-se também em elefante, logo, em pegador, adotando a mesma posição. Será vencedor o último a ser preso. Sugestão: A crianças , durante a brincadeira podem caminhar como um elefante.
Gangorra - Faixa etária: 4 a 6 anos Dois jogadores sentam-se, um de frente para o outro, e apoiam as plantas dos pés . Eles devem segurar um bastão com as duas mãos . Ao soar o sinal, eles devem puxar o bastão cada um para seu lado tentando tirar o amigo do chão. Aquele que conseguir levantar o amigo ganha. Troque os pares e comece de novo. Faça com que as crianças sintam o peso do amigo que está na frente, observem a força que têm que fazer para levanta-lo, o músculo que se movem para que isso aconteça. Se você tiver um bastão grande, coloque três crianças de cada lado, o grupo que conseguir levantar o outro, ganha.
Quem é o fantasminha? Faixa etária: Educação Infantil Dividir a turma em duas equipes . Uma deverá sair do local. Dado o sinal, a equipe que estiver fora mandará uma criança coberta com um lençol. A equipe tentará descobrir quem é a criança escondida. Se acertar, marca dois pontos .
Jogo da risadinha - Faixa etária: Educação Infantil As crianças em círculo. Dado o sinal, um jogador dará uma risada. O companheiro da sua esquerda dará duas risadas . O terceiro, três risadas . E assim, sucessivamente. Quem não seguir a seqüência sairá do jogo.
Rouba rabo - Faixa etária: Educação Infantil Os jogadores estarão no pátio, cada um com um rabo de barbante preso atrás . Dois jogadores serão o pagadores . Ao sinal eles deverão tirar o rabo da criança . Quem conseguir pegar mais rabos será o vencedor.
Dança dos banquinhos - Faixa etária: Educação Infantil Fazer uma roda com banquinho e em número inferior(-1) ao número de criança Participante. Colocar uma música para tocar e todascomeçam a correr ou a dançar ao redor do banquinho, com a mão para trás, bem perto dele . Em dado momento, parar a música e cada criança deverá a sentar- se no banquinho que estiver mais próximo. Uma delas ficará sem assentar, devendo sair levando um banquinho. O jogo recomeça. Ganha a criança que conseguir a posse do último banquinho.
Voa, não voa... - Faixa etária: Educação Infantil As crianças estarão assentadas em círculo. O professor falará o nome de uma ave, e as crianças deverão mover os braços e as mãos como se estivessem voando. Quando o professor falar o nome de algo que não voa, as crianças deverão ficar com os braços e mãos imobilizados . Quem errar sai da brincadeira ou paga uma prenda. Ex: " Borboleta voa? (Todo imitarão o vôo.)Jacaré voa?(Todo deverão ficar imóveis ). O professor deverá usar sua habilidade para enganar as crianças .
Qual a criança diferente? - Faixa etária: Educação Infantil Formar um círculo com as crianças. Uma ficará fora da roda, voltada para a parede. Desenvolvimento: as crianças que estão na roda devem ficar na mesma posição, menos uma, que fica diferente das outras. Depois, a criança que estava de fora da roda deverá descobrir quem está diferente, devendo dizer a diferença notada. Escolhe-se outra criança para sair da roda, continuando a brincadeira.
Um, dois, três e já! - Faixa etária: Educação Infantil Risca-se no chão uma linha de partida e, a uma certa distância, uma linha de chegada. As crianças devem ficar atrás da linha de partida. Desenvolvimento: ao sinal de partida " um, dois e três "; as crianças correm para a frente até ouvirem a ordem " pare". Nesse momento, todos param a corrida e ficam parados no lugar. Novamente é repetida a ordem "um, dois e três " para ser, algum tempo depois , paralizada, continuando até que todos cheguem à linha final.
Correndo do canguru - Faixa etária: Educação Infantil Preparação: crianças ao lado das outras em linha reta colocadas a uns 10 m de distância da linha de chegada (riscar com giz a linha de chegada). Desenvolvimento: o professor deve dar o sinal e as crianças saem pulando como canguru, até a linha de chegada. Repetir a corrida pulando sobre a outra perna.
O gato e o rato - Faixa etária: Educação Infantil Os alunos serão divididos em dois grupos: gato e rato . Iniciado o jogo, os ratos deixarão cair, por onde andarem, papel picado. Os gatos deverão ir atrás dos ratos recolhendo os papéis picados. A criança que recolher mais papéis vencerá o jogo.
Cadeiras com sapatos - Faixa etária: Educação Infantil Ao sinal, o participante de olhos vendados , devem engatinhar procurando tênis ou sapato (que foram espalhados anteriormente), e a medida que são achados vão sendo colocados nos pés das cadeiras. Será considerado vencedor quem colocar mais calçados nos pés.
FONTE:
--Postado por profª GR@Ç@-1 no Profª Gr@ç@ em 12/27/2011 para o grupo em http://groups.google.com/group/atividades-educacao-infantil-fund1?hl=pt-BR.

Desenvolvimento psicomotor de crianças de 0 a 5 anos

Desenvolvimento psicomotor
Crianças de 0 a 5 anos
("Portage Guide to Early Education")

Idade 0 a 1 ano
_ Movimenta a cabeça e é capaz de levantá-la ligeiramente quando deitado de costas ou de bruços.
_ Estende os braços para os lados, sem direção.
_ Dá pontapés com forças quando deitada em decúbito dorsal.
_ É capaz de projetar tanto os braços como as pernas para frente, de forma que, quando de bruços parece tentar arrastar-se.
_ Mexe a cabeça quando deitada em decúbito ventral, para cima, de um lado para o outro.
_ Mantém a cabeça levantada quando em decúbito ventral, durante alguns segundos.
_ Controla a cabeça e ombros quando sentada, apoiada em almofada ou travesseiro.
_ Tenta pegar objetos acerca de 20 cm à sua frente.
_ Agarra objetos mantidos 10 cm à sua frente.
_ Retém objetos, usando preensão palmar durante alguns segundo, soltando involuntariamente.
_ Tenta alcançar e agarrar com preensão objeto à sua frente.
_ Tenta alcançar objeto predileto.
_ Coloca objetos na boca.
_ Mantém a cabeça ereta e firme quando carregada em pé.

_ Deitada de bruços, sustenta cabeça e peito, apoiada nos antebraços.
_ Vira de bruços para o lado.
_ Rola de bruços para de costas.
_ Estando de bruços tanta se movimentar para frente.
_ Rola de costas para o lado.
_ Vira de costas para de bruços.

_ Puxa para sentar-se quando agarrada nos dedos do adulto.
_ Vira a cabeça livremente quando o corpo está apoiado.
_ Mantém posição sentada durante alguns minutos.

_ Larga um objeto deliberadamente para pegar outro.
_ Pega e deixa cair objeto deliberadamente.
_ Fica de pé com máximo apoio (quando mantida pela cintura).
_ Pula para cima e para baixo quando em posição de pé, enquanto apoiada.
_ Arrasta para frente para pegar objeto.
_ Mantém-se sentada com apoio das mãos para frente.
_ De posição sentada, passa para posição de mãos e joelhos.
_ Passa de bruços para posição sentada.
_ Senta-se sem apoio de mão.

_ Atira objetos para todos os lados.
_ Balança para trás e para frente apoiada sobre mãos e joelhos.
_ Transfere objetos de uma para outra mão em posição sentada.
_ Retém 2 cubos de 3 cm em uma das mãos.
_ Coloca-se em posição de joelhos.
_ Coloca-se em posição de pé.
_ Usa preensão radial para pegar objetos.
_ Engatinha.

 Tenta alcançar coisas com uma das mãos.
_ Fica de pé com o mínimo de apoio.
_ Vira vasilha despejando objetos.
_ Faz movimento de enfiar ou tirar com colher ou pá.
_ Coloca objetos grandes em um recipiente.
_ Abaixa-se para sentar.
_ Bate palmas.
_ Caminha com mínimo de auxílio.
_ Dá alguns passos sem apoio.



Idade 1 a 2 anos
_ Engatinha escada acima.
_ Passa da posição sentada para em pé.
_ Rola uma bola em imitação.
_ Sobe em cadeira de adulto, vira-se e senta-se.
_ Coloca aros num pino.
_ Tira e coloca pinos grandes de uma prancha.
_ Constrói torre de 3 cubos.
_ Faz rabisco com lápis de cera ou lápis.
_ Vira páginas de um livro, várias de uma vez.
_ Caminha independentemente.
_ Engatinha escadas abaixo com os pés em primeiro lugar.
_ Senta-se em cadeira pequena.
_ Curva-se na altura da cintura para apanhar objetos sem cair.
_ Empurra e puxa brinquedos enquanto anda.
_ Usa cavalo de balanço.
_ Sobe escada com ajuda.
_ Fica de cócoras e volta a ficar em pé.
_ Segura o lápis em preensão radial.
_ Imita movimento circular.


Idade 2 a 3 anos
_ Vira trincos e maçanetas de portas.
_ Salta sobre 2 pés.
_ Salta o último degrau da escada com um pé na frente do outro.
_ Caminha para trás.
_ Desce escadas com ajuda.
_ Atira bola para o adulto a 1 metro e meio sem o adulto mover os pés.
_ Constrói torre de 5 - 6 cubos.
_ Vira páginas, uma de cada vez.
_ Desembrulha objeto pequeno.
_ Dobra papel, imitando.
_ Separa e junta brinquedos que se completam de formas simples.
_ Desparafusa brinquedos de encaixe.
_ Dá pontapés em bolas grandes.
_ Faz bolas de argila.
_ Dá cambalhotas para frente, com ajuda.



Idade 3 a 4 anos
_ Martela pinos.
_ Junta quebra-cabeça de 3 peças ou prancha de formas.
_ Corta com tesoura.
_ Pula de uma altura de 24 cm com os 2 pés unidos.
_ Dá pontapé em bola grande quando rolam para ela.
_ Anda na ponta dos pés.
_ Corre 10 passos com movimentos de braços coordenados.
_ Pedala triciclo.
_ Balança no balanço quando este é posto em movimento.
_ Trepa e escorrega para baixo em escorregador de 4 - 6 pés.
_ Dá cambalhota para frente.
_ Sobe escada alternando os pés.
_ Marcha.
_ Agarra bola com as duas mãos.
_ Usa molde.
_ Recorta 1/4 de uma linha de 20 cm.
_ Segura lápis entre o polegar e o indicador, descansando no 3º dedo.






Características de crianças aos 4 anos de idade

   Imaginação viva e em fluir contínuo
   É a idade do "como" e do "por que". Pergunta tudo e interessa-se por tudo.
   Capta todas as coisas através da observação, mas esta não é educada nem concentrada, antes pelo contrário, é ativa e transbordante.
   Como não interioriza as regras de socialização da conduta, não as aceita.
   Egocêntrica. Tenta que gire tudo à sua volta; para consegui-lo, chama continuamente a atenção dos outros sobre si própria
   É lenta em aprender a aceitar as críticas.
   Não delibera antes de agir nem organiza as suas conversas; atua e fala sem pensar
   É pródiga e superficial na sua atividade mental e na conversação.
   faz perguntas sem sentido.
   Trata-se de um período de inquietação constante que pode parecer uma regressão.
   Tem medo da escuridão e dos ruídos.
   Não é sensível às coisas inacabadas, por isso não se importa de deixar qualquer atividade por outra mais interessante.
   Tem o conceito de um, dois e muitos
   Capta uma frase inteira, mas é incapaz de analisar as suas palavras.
   A sua grande energia e a própria iniciativa devem ser empregadas em jogos livres.
   Possui afã por destruir a obra que empreendeu
   Está capacitada para atividades que impliquem ritmo, movimento, etc.
   Desenha e pinta.
   Começam os jogos sossegados em cima de uma mesa.
   As suas criações nascem sem imitação nem predisposição, dá-lhes um sentido final.
   Executa trabalhos depois de observar modelos concretos.
   A sua energia e atividade deve ser dirigida para jogos livres
   É necessário colocar-se ao seu nível, com uma motivação adequada, para que realize as ordens que se lhe dão.
   Dar-lhe motivações interessantes para que realize coisas.
   Ajudá-la a observar as coisas que a rodeiam.
   Paciência e bom humor.
   Habilidade para orientá-la e se meter no seu mundo para conhecê-lo e aceitar.
   As palavras são importantes, mas o seu valor é inferior ao exemplo.



A criança aos 5 anos
   Gosta da rotina porque faz sempre o mesmo.
   É mais deliberativa que a criança de 4 anos. Pensa antes de falar.
   É séria a respeito de si mesma e impressiona-a muito a capacidade de assumir responsabilidades.
   Gosta de imitar os outros.
   Encontra-se feliz no seu mundo, porque se sente cômoda consigo mesma e com o ambiente: encontrou o equilíbrio.
   Grande observadora e imitadora do que observa.
   Agrada-lhe fazer as coisas à sua maneira, mas também quer agradar ao adulto e fazer as coisas bem.
   No que respeita à verdade, as histórias fantásticas e os exageros continuam.
   Começa a distinguir o real do imaginário e às vezes sabe que está enganada.
   Sonhos e pesadelos invadem muitas vezes o seu sono. Às vezes começa a falar enquanto está a dormir, nomeando algum membro da família.
   Possui bom humor que se intensifica facilmente perante algo aliciante.
   Começa a interiorizar o sentido da obediência, mas nela nem tudo é doçura e obediência.
   Interesse por experiências imediatas. Realista. Empreende aquilo que está dentro das suas possibilidades.
   Moderada, séria, dotada de capacidade de imitação da conduta dos adultos o que a ajudara no seu processo de socialização.
   Tem medo da escuridão e dos ruídos.
   Maior estabilidade nas aulas. Princípio do ensino formal.
   Usa a imaginação para pintar, criar, etc.
   Quando se lhe dão os meios necessários, sabe trabalhar individualmente.
   Não é comunicativa acerca da sua vida escolar.
   É capaz de participar em atividades dirigidas: podem-se-lhe explicar atividades simples para que realize.
   Maior concentração no seu trabalho.
   Começa a cooperação entre as crianças.
   Gosta de explicar o seu próprio trabalho para receber a aprovação dos adultos que estima.

Atividades das pessoas implicadas na sua educação:
   Ajudar a que demonstre a sua eficácia através de ordens simples e de pequenas ajudas.

32. Estimular, fomentar e orientar o seu bom humor.

3.3. Usar de sinceridade nas respostas que nos pede e exige.

3.4. Possui boa capacidade para se lhe ensinar a tocar instrumentos e criar composições simples.


3.5. Está numa fase em que a figura da mãe ocupa o centro do seu universo. Essa imagem será o meio que canalizara a sua formação e educação.


3.6. Entregar-lhe os objetos necessários para que trabalhe sozinha.


3.7. Procurar conhecer as características peculiares e individuais da criança, bem como as suas aptidões e caráter, para se poder orientar corretamente a sua personalidade e desenvolver as suas potencialidades.


3.8. Ajudá-la a concentrar-se durante algum período de tempo numa atividade para que aprenda a educar a sua atenção.

3.9. Apoiá-la e orientá-la continuamente em todos os campos e atividades.


3.10. Não levar muito a sério os seus "contos". Normalmente são o produto de não distinguir claramente o real do imaginário.

3.11. É uma etapa em que a criança está naturalmente aberta à atuação pedagógico-formativa dos pais e educadores.

3.12. A sua atividade e maturidade motriz capacita-a para a iniciação em determinados tipos de desportos.

3.13. É necessário que constantemente, em cada coisa que faz bem, seja elogiada e aplaudida.

3.14. Contar e ler-lhe histórias formativas que despertem a sua imaginação e a ajudem a fomentar o hábito da leitura.

3.15. Proporcionar-lhe, continuamente, experiências novas e concretas de acordo com a sua idade, pois está aberta a receber novos conhecimentos.


Tipos de atividades. Estorias de bichinhos, animadas com figuras coloridas, fantoches, etc.
   Jogos de memória
   Quebra-cabeças com partes grandes e de poucas peças (pode ser feito colando-se gravuras em um papelão ou cartolina grossa e depois se recortando aumentando-se as peças de acordo com o desenvolvimento da criança
   Jogas de bola
   Brincadeiras de faz de conta
   Brincadeiras de roda
   Desenho livre
   Pintura
   Recorte e colagem com diversos materiais: algodão, sucata, lã, tecidos
   Legos
   Bandinha de musica (liga-se a ritmos)
   Teatrinho- gosta de vestir roupas de adulto ou fantasias diversas (as roupas poderão ser  com papel crepom ou chapeis de jornal, etc.)
   Gostam de criar (trabalhos manuais) exemplo, com canudos de macarrão, anilina e um cordão eles podem criar um colar e se divertem conseguindo fabricar algo.
   Aprendem vendo, por isso, existem aulas que podem ser dadas junto à natureza e no final do passeio, vários materiais são coletados para um painel ou trabalho manual. Por exemplo: com folhas e cascas de arvore pode-se criar uma composição colando-as em um papel representando uma arvore.  (TEMA: Deus e a natureza)
   Os pequenos gostam de escutar a mesma estória varias vezes e gostam de decorá-la.
   As aulas devem ser dinâmicas, pois não se concentram muito tempo em uma mesma atividade Não delibera antes de agir nem organiza as suas conversas; atua e fala sem pensar
   Jogos de imitação




sábado, 6 de julho de 2013

Avengers Assemble: heróis de papel para imprimir

Agora cabe a você para definir o cenário para maiores heróis da Terra para assumir um clã de vilões. O futuro do mundo está inteiramente em suas mãos!!!


Mais uma atividade legal que seus filhos vão adorar fazer nesse recesso escolar: heróis de papel.
 É só clicar no link do site abaixo, baixar o arquivo e imprimir:
http://spoonful.com/printables/avengers-playset

São 12 personagens e mais o cenário para imprimir (o arquivo está em pdf)

DICAS DE COMO MONTAR:

Imprima o playset em papel comum ou cartolina e cortar as peças. Não corte ao longo das linhas pontilhadas - este é o lugar onde você vai dobrar o papel.

Dobre cada pedaço ao meio ao longo da linha pontilhada. Usando cola ou fita dupla-face, fixe cada peça para o projeto é de dois lados. Não cola ou fita adesiva as abas na parte inferior, estes serão usados ​​para fazer as suas peças estão.
Dobre as abas na parte inferior de cada peça em direções opostas, que devem levantar-se como molduras quando terminar.
Recorte o fundo e sustentá-lo. Adicione seu Avengers e vilões para a paisagem e deixar que as aventuras começam!