sexta-feira, 22 de maio de 2015
Festa Junina: lanterna japonesa
Oi gente!!!
Achei um vídeo mostrando como fazer aquelas lanternas japonesas, que poderão ser úteis na decoração da sua festa junina
quarta-feira, 20 de maio de 2015
Balão junino com papel de seda
Oi gente!!!
Achei esse vídeo no youtube ensinando a fazer com triângulos de papel de seda um balão decorativo para festa junina. Super fácil de fazer!!!
Ou faça também usando esse passo a passo:
terça-feira, 19 de maio de 2015
sábado, 16 de maio de 2015
Projeto Festa Junina
Oi gente!!!
Estamos em maio, mas já é época de pensar na organização da festa junina.
Eu adoro uma festa junina : é só alegria!!!
Por isso, para iniciarmos a organização desta festa que faz parte do nosso folclore, trouxe um projetinho para dar o ponta pé inicial:
Estamos em maio, mas já é época de pensar na organização da festa junina.
Eu adoro uma festa junina : é só alegria!!!
Por isso, para iniciarmos a organização desta festa que faz parte do nosso folclore, trouxe um projetinho para dar o ponta pé inicial:
Projeto Festa Junina (se quiser pode nomear com outros nomes)
Justificativa:
O mês de Junho sempre desperta um grande interesse nos
alunos em trabalhar o assunto “Festa Junina”.
A festa junina faz parte do nosso folclore e o mês é marcado
por grandes comemorações. É uma festa que proporciona a sociabilidade e
integração das pessoas.
As pessoas soltam fogos de artifícios, balões, enfeitam as
ruas com bandeirinhas, fazem barraquinhas para jogos e comidas típicas e dançam
quadrilha.
Objetivos Gerais:
Resgatar a nossa cultura e valorizar o folclore brasileiro;
Enriquecer o conhecimento da turma quanto aos costumes das
festas juninas. Isso se dará através de atividades lúdicas e prazerosas,
contribuindo para a socialização dos alunos.
Objetivos Específicos:
Evidenciar as diversidades regionais.
Conhecer as características das festas juninas em diferentes
regiões do país;
Valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho e ao
homem do campo;
Compreender a história da festa junina, bem como seu valor
dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos;
Perceber a importância do trabalho em equipe e a união do
mesmo;
Recursos:
Músicas;
Confecção de álbuns
educativos;
Recorte e colagem;
Produção de enfeites para a sala;
Produções de texto sobre a temática
Brincadeiras Juninas (corrida do saco, dança da cadeira,
dança da laranja, estoura balão, argola, corrida do ovo, etc.)
Trabalhar as tradições;
Ditado Junino;
Comidas típicas;
Origem da Festa Junina.
Pesquisas sobre as regiões brasileiras, brincadeiras e
danças juninas.
Montagem de histórias.
Convites.
Dobraduras.
Arte em eva e em papel.
Culminância:
Montagem e coreografia de danças juninas
Elaboração de um mural sobre a temática
Gincana de arrecadação de alimentos para a montagem da festa
junina
Realização da Festa Junina com toda a comunidade escolar.
quinta-feira, 14 de maio de 2015
Sugestões de palavras e expressões para uso em relatórios
Oi gente!!!
Todos nós educadores, sabemos que fazer relatórios e atas de
conselhos de classe muitas vezes parece fácil, mas não é, sempre é bom usar
termos menos pessoais e mais formais.
No caso de relatório, coloque
sempre as intervenções feitas para as ações apresentadas, isto respalda o trabalho do professor em sala de aula.
Veja algumas sugestões de frases
que podem ser substituídas por termos que pensamos, mas que devemos evitar:
Você pensa: É desobediente
Você escreve: Costuma não aceitar
e compreender as solicitações dos alunos; Tem dificuldades em cumprir regras…
Você pensa: Não tem limites
Você escreve: Apresenta
dificuldades de auto-regulação, pois…
Você pensa: É preguiçoso
Você escreve: Não realiza as
tarefas, aparentando desânimo e cansaço, porém logo parte para brincadeiras e
outras atividades.
Você pensa: O aluno não sabe
Você escreve: O aluno não
adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado…
Você pensa: fala palavrão
Você escreve: Utiliza-se de
palavras pouco cordiais para repelir ou afrontar.
Você pensa: Possui distúrbio de
comportamento
Você escreve: Apresenta
comportamento fora do comum para sua idade e para o convívio em grupo, tais
como…
Você pensa: É nervoso
Você escreve: Ainda não desenvolveu
habilidades para o convívio no ambiente escolar, pois…
Você pensa: É egoísta
Você escreve: Ainda não sabe
dividir o espaço e os materiais de forma coletiva.
Você pensa: Tem o costume de
roubar
Você escreve: Apresenta
dificuldades de autocontrole quando…
Você pensa: É agressivo
Você escreve: Demonstra
agressividade em situações de conflito, usa de meios físicos para alcançar o
que deseja…
Você pensa: É bagunceiro,
Você escreve: Ainda não
desenvolveu hábitos próprios de higiene e de cuidados com seus pertences.
Você pensa: Muita dificuldade de
aprender...
Você escreve: Aprendeu algumas
noções de...., mais necessita desenvolver…
Você pensa: falta de
acompanhamento...
Você escreve: Apresenta ser
desassistido da família, pois…
Você pensa: É apático, distraído
Você escreve: Ainda não demonstra
interesse em participar das atividades propostas; Muitas vezes parece se
desligar da realidade, envolvido em seus pensamentos.
Você pensa: É mentiroso
Você escreve: Costuma utilizar
inverdades para justificar seus atos ou relatar as atitudes dos colegas.
Você pensa: É fofoqueiro
Você escreve: Costuma se
preocupar com os hábitos e atitudes dos colegas.
Você pensa: É chiclete ou
grudento
Você escreve: É muito afetuoso,
demonstra constantemente seu carinho…
Você pensa: É e dissimulado
Você escreve: Em situações de
conflito coloca-se como espectador, mesmo quando está clara a sua participação.
Você pensa: É mimado
Você escreve: Aparenta desejar
atenções diferenciadas para si, solicitando que sejam feitas todas as suas
vontades.
Você pensa: É deprimido, isolado,
anti-social
Você escreve: Evita o contato e o
diálogo com colegas e professores preferindo permanecer sozinho; Ainda não
desenvolveu hábitos e atitudes próprias do convívio social.
Você pensa: É tagarela
Você escreve: Costuma falar mais
que o necessário, não respeitando os momentos em que o grupo necessita de
silêncio.
quarta-feira, 13 de maio de 2015
SISTEMA MONETÁRIO - parte 1
O dinheiro é o meio usado na troca
de bens, na forma de moedas ou notas (cédulas), usado na compra de bens,
serviços, força de trabalho, divisas estrangeiras ou nas demais transações
financeiras, emitido e controlado pelo governo de cada país, que é o único que
tem essa atribuição. É também a unidade contábil. Seu uso pode ser implícito ou
explícito, livre ou por coerção. Acredita-se que a origem da palavra remete à
moeda portuguesa de mesmo nome (o dinheiro).
É uma conteúdo que as crianças gostam muito de estudar, principalmente se for trabalhado de uma forma lúdica, como a criação de um mercadinho na sala de aula, conhecer um mercado de verdade, aqui em Brasília podemos visitar o Banco Central e conhecer o Museu de Valores, dentre muitas outras atividades que podem ser trabalhadas para enriquecer o conhecimentos dos alunos.
Você poderá, também, contar histórias que
abordem o tema, como: O dinheiro – Aprenda a cuidar do seu dinheiro brincando,
O menino do dinheiro, Como se fosse dinheiro, Almanaque Maluquinho: Prá que
dinheiro?
E para facilitar a sistematização desse conteúdo, segue abaixo algumas atividades que achei na net:
terça-feira, 12 de maio de 2015
Assinar:
Postagens (Atom)