Oi gente!!!
Semana passada postei alguns modelinhos de convite para as crianças pintarem, hoje trouxe modelos que achei na internet já prontos para editar e imprimir ou só imprimir e preencher à mão:
quarta-feira, 27 de maio de 2015
terça-feira, 26 de maio de 2015
Músicas juninas
Oi gente!!!
Hoje trouxe para vocês trabalhar com seus alunos algumas musiquinhas infantis juninas. Além de cantá-las, poderão ser usada para trabalhar palavras, interpretação textual, dentre outras coisas que você quiser:
sábado, 23 de maio de 2015
Projeto animais
Tema:
Os animais e a Educação Infantil
Disciplinas:
Português, Matemática, História e Geografia, Ciências , Ed. Artística e Literatura Infantil
Duração:
Março a Junho
Temas Transversais:
Ética, Cidadania , Meio Ambiente, Natureza e Sociedade
Séries:
Educação Infantil e 1º ano inicial
Apresentação do projeto:
Este projeto visa estabelecer classificações em relação com os interesses expressados pelo grupo.
A partir daí todo o trabalho se encaminhará em várias direções que despertarão os conteúdos a serem trabalhados.
Juntamente aos tópicos direcionados a Ciências Naturais estarão também presentes as fábulas na área de Literatura Infantil. Onde as crianças invadirão o mundo da fantasia e de questões morais encontradas nas diversas fábulas escolhidas pelo grupo.
Assim, cabe lembrar que os temas transversais serão discutidos e estarão sempre presentes nos assuntos predominantes.
Justificativa:
O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária que , em geral, contam com várias informações relativas a ele.
O passeio(Zoológico) facilitará o acesso às informações relativas ao tema.
A proposta do assunto animais é de uma possível justificativa, pois, os animais têm uma importante presença em seu mundo cotidiano( desenhos animados, histórias, jogos) e além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais.
Este estudo facilitará a correlação entre diversos animais e destes com seu ambiente que serão aprofundadas e ampliadas em vários estudos.
Objetivos:
- Definir de diversos animais suas principais características;
- Diferenciar vertebrados e invertebrados;
- Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade(locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);
- Correlacionar todo o estudo com o desenvolvimento do processo de alfabetização
- Comparar diversos tipos de animais através da observação;
- Refletir sobre as características individuais de cada animal e risco de extinção;
- Identificar as características específicas de cada grupo de animais;
- Saber identificar: vertebrados e invertebrados, domésticos e selvagens, úteis e nocivos, aquáticos , terrestres e aéreos, reprodução e habitat dos animais
- Pesquisar a história de cada animal do interesse do grupo;
- Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
- Usar diferentes fontes de informação e relacioná-las;
- Selecionar alguns tipos de animais para pesquisa;
- Classificar animais;
- Desenvolver atividades lúdicas;
- Desenvolver atividades matemáticas;
- Montar jogos, tabelas e gráficos;
- Elaborar cartazes, álbuns, painéis, bonecos;
- Estabelecer ordem crescente e decrescente;
- Comparar pesos e medidas;
- Formular questões pertinentes que apontem para a caracterização de determinado animal;
- Selecionar informações relativas a aspecto de pesquisa;
- Registrar o assunto organizadamente de diferentes maneiras;
- Assistir a uma peça teatral;
- Associar escrita de nomes , letras e textos;
- Contar histórias para o grupo mostrando gravuras de determinados animais;
- Visitar um Zoológico e Fazendinha dos Bichos;
- Preocupar-se com a preservação da natureza;
- Interessar-se pelo estudo buscando novas informações relacionadas ao tema;
- Socializar as informações que os alunos possuem sobre o tema;
- Classificar diferentes animais pelas suas características(Diferenças e semelhanças);
- Construir um espírito de cidadão preocupado com o risco de extinção de algumas espécies de animais;
- Organizar- se de forma coerente os pensamentos em relação ao habitat de cada animal;
- Reconhecer o alimento necessário ou preferido de vários animais;
- Identificar como vivem os animais
Português (linguagem oral e escrita)
1. Jardim I
- Nomes (início a formação do próprio nome)
- Letras iniciais de várias nomenclaturas
- Reescrita coletiva(textos, filmes, histórias)
- Escrita espontânea
- O nome
- Conversas, diálogos, expressão de sentimentos, imitações, rimas
- Observação e manuseio de livros
- Histórias
- Situações do cotidiano que envolvam leitura e escrita;
- As letras, o alfabeto
- Formação de palavras , frase e pequenos textos
- Números de letras e sílabas
- Ordem alfabética
- Interpretação de textos
- Letras maiúsculas e minúsculas
- Substantivo próprio e comum
- Reescrita de textos e músicas
- Rimas
- Leitura
Matemática
4. Jardim I
- Quantidades
- Cores
- Texturas
- Espessuras
- Tamanho
- Altura e comprimento
- Peso
- Temperatura
- Orientação
- Conjunto
- Formas geométricas;
- Cores
- Formas geométricas simples
- Quantidade
- Tamanho
- Altura e comprimento
- Espessura e largura
- Peso
- Temperatura
- Orientação espaço- tempo
- Distância
- Conjunto
- Numerais associados a quantidade
- Quantidade
- Numerais( leitura e escrita)
- Interpretação de gráficos ou tabelas
- Adição
- Subtração
- Formas geométricas
- Situações problemas
- Ordem crescente, decrescente
- Sucessor e antecessor
- Maior e menor
- Conjunto
Ciências Naturais e os temas transversais(natureza e sociedade, meio ambiente, ética e cidadania.
7. Jardim I , Jardim II e 1º ano inicial
- Moradia(habitat)
- Órgãos do sentido
- Alimentação
- Conservação
- A proteção da fauna
- Animais em extinção
- Partes do corpo
- O dia e a noite
- Diferenças entre os animais selvagens e domésticos
- A família e os bichos de estimação
- Locomoção dos animais
- Classificação dos animais: Reptéis, Anfíbios, mamíferos, aves , peixes e insetos.
- Espécies extintas
- Origem dos animais
- Metamorfose
- Grupos sociais
- Dinâmicas de grupo;
- Pesquisas;
- Leituras informativas;
- Jogos diversos;
- Quebra - cabeça;
- Calendários;
- Atividades matemáticas;
- Seqüência de figuras;
- Desenhos dirigidos e espontâneos;
- Recorte e colagem;
- Observação e relatórios;
- Cruzadinha;
- Caça- palavras;
- Produção de texto;
- Dobraduras(origami);
- Máscaras, fantoches e dedoches;
- Móbiles;
- Músicas;
- Poesias;
- Liga pontos;
- Pinturas;
- Listagens;
- Dramatizações;
- Leituras diversas;
- Passeios relacionados ao tema;
- Escrita espontânea;
- Mímicas;
- Fábulas, contos, histórias;
- Ditado diagnóstico;
- Painéis, tabelas e gráficos;
- Uso do tangran
Material didático/ recursos:
- Livros didáticos e para didáticos;
- CDs/ som
- Televisão/filmes
- Sucatas
- Papéis diversos
- Internet/computador/softwares
- Folhas xerocadas
- Tintas e pincéis
- Lápis coloridos e giz de cera
- Hidrocor
- Máquina fotográfica
- Painéis
- Vídeo
- Revista/ jornais
- Livros de literatura infantil
- Cola
- Tesoura
- Lixas d`água
- Espelho
- Filmadora
- Fichas, figuras
- Tecidos
- Isopor
- Manta acrílica
¨ Jardim Zoológico
¨ Teatro: Peça da Dona Baratinha
¨ Fazendinha de bichos
Exposições:
¨ Bonecos
¨ Maquetes
¨ Álbum
¨ Livros confeccionados na escola
Apresentações de :
¨ Peças Teatrais
¨ Dedoches
¨ Fantoches
¨ Contando histórias
¨ Músicas
¨ Fotos
Instrumentos de Avaliação:
Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula.
Considera- se alguns instrumentos de avaliação:
- Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;
- Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente;
- Produtos de estudo ou de tarefas com relação as diversas situações escolares;
- Dados registrados com referência diretas com o aluno ou em grupo.
sexta-feira, 22 de maio de 2015
Convites de Festa Junina para pintar
Oi gente!!!
Hoje trouxe para vocês alguns modelinhos de convite para você fazer junto com as crianças para a Festa Junina. Alguns servem também como molde caso queira fazer numa folha com uma gramatura mais durinha e colorido.
Festa Junina: lanterna japonesa
Oi gente!!!
Achei um vídeo mostrando como fazer aquelas lanternas japonesas, que poderão ser úteis na decoração da sua festa junina
quarta-feira, 20 de maio de 2015
Balão junino com papel de seda
Oi gente!!!
Achei esse vídeo no youtube ensinando a fazer com triângulos de papel de seda um balão decorativo para festa junina. Super fácil de fazer!!!
Ou faça também usando esse passo a passo:
terça-feira, 19 de maio de 2015
sábado, 16 de maio de 2015
Projeto Festa Junina
Oi gente!!!
Estamos em maio, mas já é época de pensar na organização da festa junina.
Eu adoro uma festa junina : é só alegria!!!
Por isso, para iniciarmos a organização desta festa que faz parte do nosso folclore, trouxe um projetinho para dar o ponta pé inicial:
Estamos em maio, mas já é época de pensar na organização da festa junina.
Eu adoro uma festa junina : é só alegria!!!
Por isso, para iniciarmos a organização desta festa que faz parte do nosso folclore, trouxe um projetinho para dar o ponta pé inicial:
Projeto Festa Junina (se quiser pode nomear com outros nomes)
Justificativa:
O mês de Junho sempre desperta um grande interesse nos
alunos em trabalhar o assunto “Festa Junina”.
A festa junina faz parte do nosso folclore e o mês é marcado
por grandes comemorações. É uma festa que proporciona a sociabilidade e
integração das pessoas.
As pessoas soltam fogos de artifícios, balões, enfeitam as
ruas com bandeirinhas, fazem barraquinhas para jogos e comidas típicas e dançam
quadrilha.
Objetivos Gerais:
Resgatar a nossa cultura e valorizar o folclore brasileiro;
Enriquecer o conhecimento da turma quanto aos costumes das
festas juninas. Isso se dará através de atividades lúdicas e prazerosas,
contribuindo para a socialização dos alunos.
Objetivos Específicos:
Evidenciar as diversidades regionais.
Conhecer as características das festas juninas em diferentes
regiões do país;
Valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho e ao
homem do campo;
Compreender a história da festa junina, bem como seu valor
dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos;
Perceber a importância do trabalho em equipe e a união do
mesmo;
Recursos:
Músicas;
Confecção de álbuns
educativos;
Recorte e colagem;
Produção de enfeites para a sala;
Produções de texto sobre a temática
Brincadeiras Juninas (corrida do saco, dança da cadeira,
dança da laranja, estoura balão, argola, corrida do ovo, etc.)
Trabalhar as tradições;
Ditado Junino;
Comidas típicas;
Origem da Festa Junina.
Pesquisas sobre as regiões brasileiras, brincadeiras e
danças juninas.
Montagem de histórias.
Convites.
Dobraduras.
Arte em eva e em papel.
Culminância:
Montagem e coreografia de danças juninas
Elaboração de um mural sobre a temática
Gincana de arrecadação de alimentos para a montagem da festa
junina
Realização da Festa Junina com toda a comunidade escolar.
quinta-feira, 14 de maio de 2015
Sugestões de palavras e expressões para uso em relatórios
Oi gente!!!
Todos nós educadores, sabemos que fazer relatórios e atas de
conselhos de classe muitas vezes parece fácil, mas não é, sempre é bom usar
termos menos pessoais e mais formais.
No caso de relatório, coloque
sempre as intervenções feitas para as ações apresentadas, isto respalda o trabalho do professor em sala de aula.
Veja algumas sugestões de frases
que podem ser substituídas por termos que pensamos, mas que devemos evitar:
Você pensa: É desobediente
Você escreve: Costuma não aceitar
e compreender as solicitações dos alunos; Tem dificuldades em cumprir regras…
Você pensa: Não tem limites
Você escreve: Apresenta
dificuldades de auto-regulação, pois…
Você pensa: É preguiçoso
Você escreve: Não realiza as
tarefas, aparentando desânimo e cansaço, porém logo parte para brincadeiras e
outras atividades.
Você pensa: O aluno não sabe
Você escreve: O aluno não
adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado…
Você pensa: fala palavrão
Você escreve: Utiliza-se de
palavras pouco cordiais para repelir ou afrontar.
Você pensa: Possui distúrbio de
comportamento
Você escreve: Apresenta
comportamento fora do comum para sua idade e para o convívio em grupo, tais
como…
Você pensa: É nervoso
Você escreve: Ainda não desenvolveu
habilidades para o convívio no ambiente escolar, pois…
Você pensa: É egoísta
Você escreve: Ainda não sabe
dividir o espaço e os materiais de forma coletiva.
Você pensa: Tem o costume de
roubar
Você escreve: Apresenta
dificuldades de autocontrole quando…
Você pensa: É agressivo
Você escreve: Demonstra
agressividade em situações de conflito, usa de meios físicos para alcançar o
que deseja…
Você pensa: É bagunceiro,
Você escreve: Ainda não
desenvolveu hábitos próprios de higiene e de cuidados com seus pertences.
Você pensa: Muita dificuldade de
aprender...
Você escreve: Aprendeu algumas
noções de...., mais necessita desenvolver…
Você pensa: falta de
acompanhamento...
Você escreve: Apresenta ser
desassistido da família, pois…
Você pensa: É apático, distraído
Você escreve: Ainda não demonstra
interesse em participar das atividades propostas; Muitas vezes parece se
desligar da realidade, envolvido em seus pensamentos.
Você pensa: É mentiroso
Você escreve: Costuma utilizar
inverdades para justificar seus atos ou relatar as atitudes dos colegas.
Você pensa: É fofoqueiro
Você escreve: Costuma se
preocupar com os hábitos e atitudes dos colegas.
Você pensa: É chiclete ou
grudento
Você escreve: É muito afetuoso,
demonstra constantemente seu carinho…
Você pensa: É e dissimulado
Você escreve: Em situações de
conflito coloca-se como espectador, mesmo quando está clara a sua participação.
Você pensa: É mimado
Você escreve: Aparenta desejar
atenções diferenciadas para si, solicitando que sejam feitas todas as suas
vontades.
Você pensa: É deprimido, isolado,
anti-social
Você escreve: Evita o contato e o
diálogo com colegas e professores preferindo permanecer sozinho; Ainda não
desenvolveu hábitos e atitudes próprias do convívio social.
Você pensa: É tagarela
Você escreve: Costuma falar mais
que o necessário, não respeitando os momentos em que o grupo necessita de
silêncio.
Assinar:
Postagens (Atom)