domingo, 2 de abril de 2023

Dia Mundial da Conscientização do Autismo

 


O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 18 de dezembro de 2007, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o autismo e promover a inclusão de pessoas com transtornos do espectro autista (TEA) na sociedade.

A data é celebrada todos os anos no dia 2 de abril, e durante todo o mês de abril diversas atividades são realizadas em todo o mundo para conscientizar a população sobre o autismo e promover a inclusão das pessoas com TEA. O objetivo é informar sobre as características do autismo, a importância do diagnóstico precoce, o acesso a tratamento e serviços especializados e a importância da aceitação e inclusão das pessoas com TEA na sociedade.

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é uma oportunidade importante para que as pessoas conheçam mais sobre o autismo e possam ajudar a diminuir o estigma e a discriminação associados a este transtorno. Com mais informação e conscientização, podemos ajudar a criar uma sociedade mais inclusiva e acessível para todas as pessoas, independentemente de suas diferenças.

quarta-feira, 22 de março de 2023

Dia Mundial da Água


O Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de março. Esta data tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da água para a vida no planeta e promover a gestão sustentável dos recursos hídricos.

A água é um recurso essencial para a vida de todos os seres vivos, e é fundamental para a produção de alimentos e para diversas atividades econômicas. No entanto, muitas regiões do mundo enfrentam escassez de água devido à falta de planejamento e gestão inadequada dos recursos hídricos.

Neste dia, são realizadas diversas atividades para promover a conscientização sobre a importância da água, como palestras, eventos, campanhas publicitárias e ações de conservação dos recursos hídricos. A data também serve para lembrar a necessidade de preservar os recursos hídricos para as gerações futuras.


terça-feira, 21 de março de 2023

O que é autismo?

 


Autismo, também conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição neurológica que afeta a maneira como uma pessoa se comunica, interage socialmente e processa informações. O autismo é uma condição que afeta cada pessoa de forma diferente, com diferentes graus de intensidade e sintomas.


Alguns sintomas comuns do autismo incluem:


-Dificuldade em se comunicar e interagir socialmente;

-Comportamentos repetitivos ou restritivos;

-Dificuldades de aprendizado e de compreensão de conceitos abstratos;

-Sensibilidade a certos estímulos sensoriais, como luz, som ou texturas.

O autismo é uma condição que geralmente é diagnosticada na infância, mas pode ser identificada em qualquer idade. O diagnóstico é feito por profissionais de saúde capacitados, através de avaliação clínica e observação dos comportamentos da pessoa.


É importante ressaltar que o autismo não é uma doença e não tem cura. No entanto, com intervenções precoces e tratamentos adequados, as pessoas com autismo podem desenvolver habilidades sociais, de comunicação e de aprendizado, e levar uma vida plena e satisfatória.

Você procrastina?

 


Procrastinação é o hábito de adiar tarefas ou decisões importantes, deixando-as para serem realizadas em um momento posterior, muitas vezes comprometendo a qualidade do trabalho e causando estresse e ansiedade. Pode ser um comportamento problemático quando interfere na produtividade e no cumprimento de metas e objetivos pessoais ou profissionais. A procrastinação pode ser causada por diversos fatores, como falta de motivação, medo do fracasso, dificuldade em tomar decisões, falta de organização ou habilidades de gerenciamento de tempo insuficientes. É importante identificar as causas da procrastinação e buscar formas de superá-la para evitar que se torne um hábito prejudicial.

sexta-feira, 10 de março de 2023

Como trabalhar o dia do circo com as crianças?

O Dia do Circo é celebrado no dia 27 de março. A data foi escolhida em homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nesse dia em 1897. O circo é uma forma de arte que encanta pessoas de todas as idades. Ele é conhecido por suas apresentações circenses, que incluem malabarismos, acrobacias, equilibrismo, mágica, entre outras atrações.

O circo também é marcado pela presença de animais, como leões, elefantes, tigres e outros, que fazem parte do espetáculo. No entanto, muitos países têm adotado medidas para evitar a exploração e maus-tratos aos animais no circo, dando prioridade às apresentações com artistas humanos.

O dia do circo é uma data importante para valorizar essa arte e todos os profissionais que trabalham nessa área. Além de ser uma forma de entretenimento, o circo também é uma oportunidade de trabalho para muitas pessoas, incluindo artistas, técnicos, produtores e funcionários das tendas.

A celebração do dia do circo pode incluir apresentações, oficinas, exposições e outras atividades relacionadas à arte circense. É uma oportunidade para que as pessoas conheçam mais sobre o circo, sua história e sua importância cultural.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

O dia do circo é uma data muito especial que pode ser comemorada de diversas formas. Aqui vão algumas sugestões de como trabalhar o tema com crianças:

  1. História do Circo: Comece explicando a história do circo, sua origem e como ele evoluiu ao longo dos anos. Conte sobre as primeiras trupes de circo, os artistas mais famosos, os animais e as tendas do circo.

  2. Oficinas de Circo: Para tornar a atividade ainda mais divertida, você pode oferecer oficinas de circo, como malabarismo, acrobacias, equilibrismo, mágica, entre outras. Essas atividades ajudam as crianças a desenvolver a coordenação motora, a concentração e a criatividade.

  3. Exibição de Filmes: Uma ótima opção para as crianças é assistir filmes sobre o circo. Há diversas opções, como "O Grande Circo Místico", "Água para Elefantes", "Dumbo", entre outros.

  4. Palhaços e Malabaristas: Você pode convidar um palhaço ou um malabarista para realizar uma apresentação no local onde você estiver com as crianças. É uma ótima forma de animar a atividade e divertir os pequenos.

  5. Fantasias e Maquiagens: Outra atividade divertida é a de fantasiar as crianças como palhaços, malabaristas ou outros personagens do circo. Você pode oferecer maquiagens e adereços para que elas se sintam parte da festa.

  6. Teatro de Fantoches: Uma opção mais tranquila é o teatro de fantoches. Você pode criar uma história sobre o circo e apresentar para as crianças. É uma forma lúdica de ensinar e divertir ao mesmo tempo.

  7. Atividades com números: O circo é cheio de números e contagens. Você pode criar atividades que envolvam números, como adivinhações de números, jogos de soma e subtração, entre outros.

Essas são apenas algumas ideias de como trabalhar o dia do circo. O importante é usar a criatividade e criar atividades que sejam divertidas e educativas para as crianças.

terça-feira, 7 de março de 2023

A letra que falta: atividade


 

Dia do circo: projeto

PROJETO DE APRENDIZAGEM: O CIRCO

  


Área do Conhecimento: Língua Oral e Escrita

Habilidades BNCC:

EF03HI12: Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências. 


OBJETIVO GERAL

Que as crianças interajam e expressem desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências e familiarizando-se, aos poucos, com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária.

  

OBJETIVO DO PROJETO

Possibilitar o trabalho de desenvolvimento da Língua Oral e Escrita com noções presentes no cotidiano das crianças, bem como levá-las a descobrir suas próprias estratégias desenvolvendo sua autoconfiança ao lidar com conceitos matemáticos.

 

JUSTIFICATIVA

Promover experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, se constitui em um dos espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.

Resolvemos aliar o desenvolvimento dessas competências ao projeto sobre o circo para que as crianças resgatem um pouco da história desse mundo tão mágico de forma que aprendam através da ludicidade gerando prazer pelas novas conquistas adquiridas.

 

OBJETIVOS CONCEITUAIS:

  • Conhecer a história do circo;
  • Conhecer o circo e suas atribuições;
  • Identificar personagens do circo e suas atrações;
  • Conhecer a função de cada personagem do circo;
  • Analisar os animais que trabalham no circo, o que comem, como vivem, como aprendem, etc;
  • Conhecer a linguagem usada no circo;
  • Analisar as técnicas aéreas usadas no circo;
  • Saber como vivem as crianças que moram no circo;
  • Analisar as cenas de circo.

  

OBJETIVOS PROCEDIMENTAIS:

  • Representar papéis referentes aos personagens do circo;
  • Dramatizar movimentos dos personagens do circo;
  • Imitar animais circenses;
  • Realizar exercícios do módulo sobre o circo;
  • Resolver situações matemáticas envolvendo os personagens do circo;
  • Participar de brincadeiras relativas ao circo;
  • Cantar músicas de circo;
  • Participar de trabalhos de movimento corporal, imitando personagens circenses;
  • Fazer desenhos que representem o circo;
  • Analisar e apreciar cenas de circo;
  • Confeccionar um livro coletivo sobre o projeto;
  • Realizar leituras e pesquisas sobre o tema em questão.

 

  OBJETIVOS ATITUDINAIS:

  • Valorizar o circo como uma grande expressão cultural;
  • Respeitar o trabalho dos personagens do circo;
  • Respeitar os animais que fazem parte do circo;
  • Saber trabalhar em grupo;
  • Saber ouvir e esperar a sua vez para falar;
  • Respeitar a construção e hipóteses do outro;

  

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS

  • Apresentação do projeto;
  • Checar conhecimento prévio/ avaliação diagnóstica;
  • Relatar experiências que vivenciaram no circo;
  • Leitura da história "Um dia no circo";
  • Criar desenhos para o livro coletivo;
  • Listar os personagens que podemos encontrar no circo;
  • Criar ingresso para o circo apreciando o dos colegas
  • Resolver problemas envolvendo o malabarista e seus malabares,
  • Acompanhar com o dedinho o texto "O Elefante" e "O Leão de Circo", analisando porque o homem tira os animais do seu habitat para trabalhar no circo;
  • Assistir ao filme "Dumbo";
  • Participar de brincadeiras de palhaço e realizar tarefas das páginas 84 a 87 sobre o mesmo;
  • Oficina de sucata: Confecção de um palhacinho;
  • Jogo da memória com figuras circenses;
  • Desenhar e apreciar cenas de circo.

 

CULMINÂNCIA

Apresentação realizada para a comunidade escolar.

 

 

 

 

segunda-feira, 6 de março de 2023

Antônimos: atividade

Antônimos são palavras que possuem significados opostos. Eles são muito importantes para a compreensão do vocabulário e para a comunicação clara e precisa. Aqui estão alguns exemplos de antônimos:

  • Alto / Baixo
  • Antigo / Novo
  • Bem / Mal
  • Branco / Preto
  • Comprar / Vender
  • Coragem / Medo
  • Dia / Noite
  • Entrar / Sair
  • Frio / Quente
  • Gordo / Magro
  • Largo / Estreito
  • Norte / Sul
  • Otimista / Pessimista
  • Parar / Continuar
  • Rápido / Devagar
  • Rico / Pobre
  • Sujo / Limpo
  • Triste / Feliz
  • Verdadeiro / Falso

É importante que as crianças aprendam antônimos para expandir seu vocabulário e desenvolver habilidades de leitura e escrita. Os antônimos podem ser ensinados por meio de jogos e atividades, como palavras cruzadas, jogos de memória, associação de palavras, entre outros. Essas atividades podem ajudar a tornar o aprendizado mais divertido e agradável.


 

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Lista de leitura

Olá!

Hoje trouxe para compartilhar com vocês uma planilha de controle de leitura, nela você anota a data da leitura, o título e autor, e também poderá avaliar o livro lido.





 

terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Ideias para trabalhar o Dia Internacional da Mulher




Ideias para trabalhar o Dia Internacional da Mulher (08 de março)

 
1-Contar a história do Dia da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é uma data especial que é comemorada todos os anos em 8 de março. É um dia para celebrar e reconhecer as conquistas das mulheres em todo o mundo e para aumentar a conscientização sobre a igualdade de gênero.

O dia foi criado para lembrar a luta das mulheres por direitos iguais e melhores condições de trabalho. A data tem suas raízes em manifestações ocorridas no final do século XIX e início do século XX, onde mulheres de vários países protestaram por igualdade de direitos, melhores condições de trabalho e direito de votar.

Atualmente, o Dia Internacional da Mulher é comemorado em muitos países do mundo com atividades, eventos e campanhas para promover a igualdade de gênero, combater a discriminação e a violência contra as mulheres e promover o empoderamento feminino. É uma oportunidade para reconhecer e honrar as mulheres em nossas vidas e para reafirmar nosso compromisso em apoiar a igualdade de gênero em todo o mundo.


2- Mural dos poemas em homenagem às mulheres

Cada aluno deverá produzir um poema em homenagem à mulher mais especial de sua vida. Sugerir que decorem o poema e depois fazer um mural coletivo.

3-Confecção de cartões artesanais

Usando papeis de vários tipos, tesoura, cola e outros materiais disponíveis deixar que criem seus próprios cartões ou levar uma ideia padrão para que confeccionem o cartão de acordo com as orientações dadas pelo(a) professor(a).

4- Cantinho do Jogo:
· Preparar um cantinho do jogo com vários materiais utilizados pela mamãe e outras mulheres: roupas femininas, sapatos e bolsas, maquiagem; vassoura, panelas e fogão de brinquedo; computador de brinquedo, papéis e revistas, livros etc.
· Em roda de conversa o professor motivará aos alunos dizendo que para comemorar o Dia da Mulher, irão pensar nas diferentes atividades que as mulheres fazem.
· Deixar que os alunos se expressem livremente, contando aos demais sobre a profissão de suas mães e de outras mulheres que vivem com eles. Ampliar a conversa chamando a atenção para as diversas profissões em que as mulheres atuam: advogadas, atrizes, bailarinas, cabeleireiras, cantoras, costureiras, cozinheiras, dentistas, desenhistas, domésticas, enfermeiras, engenheiras, jornalistas, lavadeiras, médicas, motoristas, passadeiras, professoras, secretárias, telefonistas, vendedoras, veterinárias, etc. Salientar que todas as profissões são importantes e fazem diferença na sociedade, além de estarem relacionadas entre si.
· Em seguida, propor que brinquem livremente no cantinho.
· Propor um jogo de mímica, em que um aluno imita a mamãe para que os demais adivinhem o que ela está realizando. Garantir a participação de todos. 

 
5- Mural:
. Mural com o registro coletivo das muitas profissões femininas por meio de desenhos, colagens ou escrita espontânea dos alunos. 

 
6- Sugestão de cantiga:
· Em roda de conversa utilizar a mímica para cantar a canção ou ler os versos. Vão-se mudando o nome das profissões e fazendo gestos enquanto cantam.

 
Passa, passa gavião
Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!

 
A bailarina faz assim
A bailarina faz assim,
Assim, assim, assim, assim!

 
Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!
A costureira faz assim
A costureira faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!

 
(cabeleireira, cantora, cozinheira, dentista, desenhista, enfermeira, escritora, jornalista, lavadeira, médica, motorista, passadeira, professoras, secretária, telefonista, vendedora, veterinária, etc.)

 
Nota - Essa cantiga serve para projeto de Dia Internacional da Mulher, Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia do Trabalho.

 
Fonte: Editora Moderna (Caixa Mágica)
http://www.moderna.com.br/moderna/caixamagica/caixa/

 

7-Frases sobre Mulher
Cem homens podem formar um acampamento, mas é preciso uma mulher para se fazer um lar.

Mulher é mesmo interessante, mesmo brava é linda, mesmo alegre, chora, mesmo tímida, comemora, mesmo apaixonada, ignora, mesmo frágil é poderosa!


A mulher foi feita da costela do homem, não dos pés para ser pisada, nem da cabeça para ser superior, mas sim do lado para ser igual, debaixo do braço para ser protegida e do lado do coração para ser amada.


Fragilidade, o teu nome é mulher!



8-Cartões em homenagem ao Dia da Mulher:






Atividade de identificação de imagens aos seus respectivos nomes

 Olá!!!

Hoje trouxe duas atividades, quase idênticas, mas com figuras diferentes de identificação da imagem e seus respectivos nomes.