terça-feira, 4 de abril de 2023
segunda-feira, 3 de abril de 2023
domingo, 2 de abril de 2023
Os sinais do Autismo em crianças
Os sinais de autismo em crianças podem variar, mas alguns dos sintomas mais comuns incluem:
Dificuldade em estabelecer contato visual: crianças com autismo podem evitar o contato visual ou não manter o olhar fixo durante uma conversa.
Dificuldade em desenvolver habilidades sociais: crianças com autismo podem ter dificuldade em interagir com outras crianças, não mostrar interesse em brincadeiras em grupo, ou não demonstrar empatia pelos outros.
Atraso na fala ou na comunicação verbal: crianças com autismo podem demorar para começar a falar, ou ter dificuldade em manter uma conversa, utilizando palavras repetitivas ou ecolalia (repetição de palavras ou frases ouvidas).
Comportamentos repetitivos: crianças com autismo podem ter comportamentos repetitivos, como movimentar as mãos, balançar o corpo, ou brincar com objetos de forma incomum.
Sensibilidade a estímulos sensoriais: crianças com autismo podem ser hipersensíveis ou hipoativos a estímulos sensoriais, como ruídos altos, toque, texturas, luzes brilhantes, etc.
Dificuldade em lidar com mudanças na rotina: crianças com autismo podem ter dificuldade em lidar com mudanças na rotina e podem apresentar comportamentos desafiadores em resposta a essas mudanças.
É importante lembrar que os sinais de autismo podem variar amplamente e alguns podem não se manifestar até a criança ter alguns anos de idade. Se você suspeitar que seu filho possa ter autismo, consulte um profissional de saúde ou um especialista em autismo para obter um diagnóstico preciso e buscar tratamento adequado. Quanto mais cedo o diagnóstico e o tratamento forem iniciados, melhores serão as chances de uma criança com autismo desenvolver habilidades sociais e de comunicação.
O que é TEA? Fique por dentro do TEA
TEA é a sigla para Transtorno do Espectro Autista, que é um transtorno neurológico que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento de uma pessoa. O TEA é um transtorno do desenvolvimento que afeta cerca de 1 em cada 54 crianças, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.
O TEA é considerado um espectro porque afeta cada pessoa de forma diferente, variando em intensidade e gravidade dos sintomas. Alguns dos sintomas comuns do TEA incluem:
- Dificuldade em estabelecer contato visual
- Atraso na fala ou na comunicação verbal
- Falta de interesse em brincar com outras crianças
- Repetição de padrões de comportamento ou interesses restritos
- Dificuldade em lidar com mudanças na rotina
- Sensibilidade a certos estímulos sensoriais, como luzes ou sons
O diagnóstico do TEA é baseado em uma avaliação clínica detalhada e em testes padronizados. O tratamento e o suporte para o TEA geralmente incluem intervenções comportamentais e educacionais, terapia ocupacional, terapia da fala e terapia física, dependendo das necessidades individuais da pessoa.
Em resumo, o TEA é um transtorno do desenvolvimento que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento de uma pessoa. É um espectro porque afeta cada pessoa de forma diferente e pode variar em intensidade e gravidade dos sintomas. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são importantes para ajudar as pessoas com TEA a desenvolver habilidades sociais e de comunicação e lidar com comportamentos desafiadores.
Dia Mundial da Conscientização do Autismo
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 18 de dezembro de 2007, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o autismo e promover a inclusão de pessoas com transtornos do espectro autista (TEA) na sociedade.
A data é celebrada todos os anos no dia 2 de abril, e durante todo o mês de abril diversas atividades são realizadas em todo o mundo para conscientizar a população sobre o autismo e promover a inclusão das pessoas com TEA. O objetivo é informar sobre as características do autismo, a importância do diagnóstico precoce, o acesso a tratamento e serviços especializados e a importância da aceitação e inclusão das pessoas com TEA na sociedade.
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é uma oportunidade importante para que as pessoas conheçam mais sobre o autismo e possam ajudar a diminuir o estigma e a discriminação associados a este transtorno. Com mais informação e conscientização, podemos ajudar a criar uma sociedade mais inclusiva e acessível para todas as pessoas, independentemente de suas diferenças.
sábado, 1 de abril de 2023
sexta-feira, 31 de março de 2023
quinta-feira, 30 de março de 2023
quarta-feira, 22 de março de 2023
Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de março. Esta data tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da água para a vida no planeta e promover a gestão sustentável dos recursos hídricos.
A água é um recurso essencial para a vida de todos os seres vivos, e é fundamental para a produção de alimentos e para diversas atividades econômicas. No entanto, muitas regiões do mundo enfrentam escassez de água devido à falta de planejamento e gestão inadequada dos recursos hídricos.
Neste dia, são realizadas diversas atividades para promover a conscientização sobre a importância da água, como palestras, eventos, campanhas publicitárias e ações de conservação dos recursos hídricos. A data também serve para lembrar a necessidade de preservar os recursos hídricos para as gerações futuras.
terça-feira, 21 de março de 2023
O que é autismo?
Autismo, também conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição neurológica que afeta a maneira como uma pessoa se comunica, interage socialmente e processa informações. O autismo é uma condição que afeta cada pessoa de forma diferente, com diferentes graus de intensidade e sintomas.
Alguns sintomas comuns do autismo incluem:
-Dificuldade em se comunicar e interagir socialmente;
-Comportamentos repetitivos ou restritivos;
-Dificuldades de aprendizado e de compreensão de conceitos abstratos;
-Sensibilidade a certos estímulos sensoriais, como luz, som ou texturas.
O autismo é uma condição que geralmente é diagnosticada na infância, mas pode ser identificada em qualquer idade. O diagnóstico é feito por profissionais de saúde capacitados, através de avaliação clínica e observação dos comportamentos da pessoa.
É importante ressaltar que o autismo não é uma doença e não tem cura. No entanto, com intervenções precoces e tratamentos adequados, as pessoas com autismo podem desenvolver habilidades sociais, de comunicação e de aprendizado, e levar uma vida plena e satisfatória.
Você procrastina?
Procrastinação é o hábito de adiar tarefas ou decisões importantes, deixando-as para serem realizadas em um momento posterior, muitas vezes comprometendo a qualidade do trabalho e causando estresse e ansiedade. Pode ser um comportamento problemático quando interfere na produtividade e no cumprimento de metas e objetivos pessoais ou profissionais. A procrastinação pode ser causada por diversos fatores, como falta de motivação, medo do fracasso, dificuldade em tomar decisões, falta de organização ou habilidades de gerenciamento de tempo insuficientes. É importante identificar as causas da procrastinação e buscar formas de superá-la para evitar que se torne um hábito prejudicial.
sexta-feira, 10 de março de 2023
Como trabalhar o dia do circo com as crianças?
O Dia do Circo é celebrado no dia 27 de março. A data foi escolhida em homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nesse dia em 1897. O circo é uma forma de arte que encanta pessoas de todas as idades. Ele é conhecido por suas apresentações circenses, que incluem malabarismos, acrobacias, equilibrismo, mágica, entre outras atrações.
O circo também é marcado pela presença de animais, como leões, elefantes, tigres e outros, que fazem parte do espetáculo. No entanto, muitos países têm adotado medidas para evitar a exploração e maus-tratos aos animais no circo, dando prioridade às apresentações com artistas humanos.
O dia do circo é uma data importante para valorizar essa arte e todos os profissionais que trabalham nessa área. Além de ser uma forma de entretenimento, o circo também é uma oportunidade de trabalho para muitas pessoas, incluindo artistas, técnicos, produtores e funcionários das tendas.
A celebração do dia do circo pode incluir apresentações, oficinas, exposições e outras atividades relacionadas à arte circense. É uma oportunidade para que as pessoas conheçam mais sobre o circo, sua história e sua importância cultural.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
O dia do circo é uma data muito especial que pode ser comemorada de diversas formas. Aqui vão algumas sugestões de como trabalhar o tema com crianças:
História do Circo: Comece explicando a história do circo, sua origem e como ele evoluiu ao longo dos anos. Conte sobre as primeiras trupes de circo, os artistas mais famosos, os animais e as tendas do circo.
Oficinas de Circo: Para tornar a atividade ainda mais divertida, você pode oferecer oficinas de circo, como malabarismo, acrobacias, equilibrismo, mágica, entre outras. Essas atividades ajudam as crianças a desenvolver a coordenação motora, a concentração e a criatividade.
Exibição de Filmes: Uma ótima opção para as crianças é assistir filmes sobre o circo. Há diversas opções, como "O Grande Circo Místico", "Água para Elefantes", "Dumbo", entre outros.
Palhaços e Malabaristas: Você pode convidar um palhaço ou um malabarista para realizar uma apresentação no local onde você estiver com as crianças. É uma ótima forma de animar a atividade e divertir os pequenos.
Fantasias e Maquiagens: Outra atividade divertida é a de fantasiar as crianças como palhaços, malabaristas ou outros personagens do circo. Você pode oferecer maquiagens e adereços para que elas se sintam parte da festa.
Teatro de Fantoches: Uma opção mais tranquila é o teatro de fantoches. Você pode criar uma história sobre o circo e apresentar para as crianças. É uma forma lúdica de ensinar e divertir ao mesmo tempo.
Atividades com números: O circo é cheio de números e contagens. Você pode criar atividades que envolvam números, como adivinhações de números, jogos de soma e subtração, entre outros.
Essas são apenas algumas ideias de como trabalhar o dia do circo. O importante é usar a criatividade e criar atividades que sejam divertidas e educativas para as crianças.
quarta-feira, 8 de março de 2023
terça-feira, 7 de março de 2023
Dia do circo: projeto
PROJETO DE APRENDIZAGEM: O CIRCO
Área do Conhecimento: Língua Oral e Escrita
Habilidades BNCC:
EF03HI12: Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências.
OBJETIVO GERAL
Que as crianças interajam e expressem desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências e familiarizando-se, aos poucos, com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária.
OBJETIVO DO PROJETO
Possibilitar o trabalho de desenvolvimento da Língua Oral e Escrita com noções presentes no cotidiano das crianças, bem como levá-las a descobrir suas próprias estratégias desenvolvendo sua autoconfiança ao lidar com conceitos matemáticos.
JUSTIFICATIVA
Promover experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, se constitui em um dos espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.
Resolvemos aliar o desenvolvimento dessas competências ao projeto sobre o circo para que as crianças resgatem um pouco da história desse mundo tão mágico de forma que aprendam através da ludicidade gerando prazer pelas novas conquistas adquiridas.
OBJETIVOS CONCEITUAIS:
- Conhecer a história do circo;
- Conhecer o circo e suas atribuições;
- Identificar personagens do circo e suas atrações;
- Conhecer a função de cada personagem do circo;
- Analisar os animais que trabalham no circo, o que comem, como vivem, como aprendem, etc;
- Conhecer a linguagem usada no circo;
- Analisar as técnicas aéreas usadas no circo;
- Saber como vivem as crianças que moram no circo;
- Analisar as cenas de circo.
OBJETIVOS PROCEDIMENTAIS:
- Representar papéis referentes aos personagens do circo;
- Dramatizar movimentos dos personagens do circo;
- Imitar animais circenses;
- Realizar exercícios do módulo sobre o circo;
- Resolver situações matemáticas envolvendo os personagens do circo;
- Participar de brincadeiras relativas ao circo;
- Cantar músicas de circo;
- Participar de trabalhos de movimento corporal, imitando personagens circenses;
- Fazer desenhos que representem o circo;
- Analisar e apreciar cenas de circo;
- Confeccionar um livro coletivo sobre o projeto;
- Realizar leituras e pesquisas sobre o tema em questão.
OBJETIVOS ATITUDINAIS:
- Valorizar o circo como uma grande expressão cultural;
- Respeitar o trabalho dos personagens do circo;
- Respeitar os animais que fazem parte do circo;
- Saber trabalhar em grupo;
- Saber ouvir e esperar a sua vez para falar;
- Respeitar a construção e hipóteses do outro;
ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
- Apresentação do projeto;
- Checar conhecimento prévio/ avaliação diagnóstica;
- Relatar experiências que vivenciaram no circo;
- Leitura da história "Um dia no circo";
- Criar desenhos para o livro coletivo;
- Listar os personagens que podemos encontrar no circo;
- Criar ingresso para o circo apreciando o dos colegas
- Resolver problemas envolvendo o malabarista e seus malabares,
- Acompanhar com o dedinho o texto "O Elefante" e "O Leão de Circo", analisando porque o homem tira os animais do seu habitat para trabalhar no circo;
- Assistir ao filme "Dumbo";
- Participar de brincadeiras de palhaço e realizar tarefas das páginas 84 a 87 sobre o mesmo;
- Oficina de sucata: Confecção de um palhacinho;
- Jogo da memória com figuras circenses;
- Desenhar e apreciar cenas de circo.
CULMINÂNCIA
Apresentação realizada para a comunidade escolar.
segunda-feira, 6 de março de 2023
Antônimos: atividade
Antônimos são palavras que possuem significados opostos. Eles são muito importantes para a compreensão do vocabulário e para a comunicação clara e precisa. Aqui estão alguns exemplos de antônimos:
- Alto / Baixo
- Antigo / Novo
- Bem / Mal
- Branco / Preto
- Comprar / Vender
- Coragem / Medo
- Dia / Noite
- Entrar / Sair
- Frio / Quente
- Gordo / Magro
- Largo / Estreito
- Norte / Sul
- Otimista / Pessimista
- Parar / Continuar
- Rápido / Devagar
- Rico / Pobre
- Sujo / Limpo
- Triste / Feliz
- Verdadeiro / Falso
É importante que as crianças aprendam antônimos para expandir seu vocabulário e desenvolver habilidades de leitura e escrita. Os antônimos podem ser ensinados por meio de jogos e atividades, como palavras cruzadas, jogos de memória, associação de palavras, entre outros. Essas atividades podem ajudar a tornar o aprendizado mais divertido e agradável.