sábado, 7 de março de 2009

Preservando a natureza – projeto água

Para preservar os cursos d'água, podemos:


 

Em casa


 

• Usar com moderação sabões em pó, detergentes e materiais de limpeza em

geral.


 

• Manter torneiras e demais registros livres de vazamentos.


 

• Ligar o esgoto sanitário à rede pública de coleta e tratamento.


 

• Na falta de esgoto, manter fossa e filtro biológico em bom estado.


 

• Ter respeito às regras básicas de economia de água.


 

• Construir as fossas a mais de 15 metros de distância, sempre abaixo das

nascentes.


 


 

No trabalho


 

• Operar ou fazer operar adequadamente equipamentos de controle da poluição.


 

• Apontar problemas ambientais e buscar soluções.


 

• Buscar novas idéias e tecnologia.


 

• Considerar a questão ambiental em seus projetos.


 


 

Em sua cidade


 

• Nunca jogar lixo nas ruas.


 

Dicas de economia


 

Mangueira não é vassoura

A escassez de água é um problema mundial. No Brasil, o desperdício de água é muito grande e estima-se que 70% dele é causado por mau uso da água em nossas casas.

Usamos água em quantidade muito maior do que o necessário para cozinhar, tomar banho, escovar os dentes, lavar a roupa e em muitas outras atividades diárias. Ao limpar o passeio, por exemplo, substitua o jato d'água pela vassoura e mantenha a pressão da água que sai do esquicho bem regulada.


 


 

Evite a escassez, evitando o abuso


 

Sem água, o ser humano fica desidratado e morre em dois dias. Não é diferente com algumas espécies de animais ou com algumas plantas. No Brasil, bilhões de litros de água são utilizados diariamente para irrigação e a maioria das plantas que o homem cultiva requer grandes quantidades de água. Ao molhar suas plantas e o seu jardim, use o regador e evite as horas mais quentes do dia. Porque a água evapora antes mesmo de chegar às raízes.


 

Um gesto seu hoje garante o futuro de muitas gerações


 

Pesquisas já apontaram que 78% do consumo de água nas residências se dá no banheiro. Só numa descarga, gastam-se de 10 a 12 litros de água, sendo que a cada segundo, 2 litros vão embora. Tem gente que confunde o vaso sanitário com cesto de lixo, o que causa mais desperdício ainda, pois é preciso um volume maior de água para o escoamento de toda a

sujeira. Ciente disso, mantenha a válvula da descarga sempre regulada e, se possível, troque-a por modelos com reservatório. Eles são ideais para o controle da água usada para este

fim. Evite também pressionar a válvula sem necessidade.


 

Curiosidades


 

• Enquanto alguns países dispõem de muita água, outros têm muita carência.

No Oriente Médio, 9 entre 14 países apresentam escassez de água.

• A Organização Mundial da Saúde considera ideal um consumo médio de 150 litros/

dia por pessoa. Um norte-americano de classe média consome 350 litros/dia.

• Uma torneira pingando consome 45 litros de água por dia e, num mês, 1.380

litros!

• A água ocupa cerca de 70% da superfície da Terra. A maior parte, 97%, é

salgada. Apenas 2% é água doce e constitue as geleiras polares. 1% do total

de água da Terra constitue os rios e lagos e está acessível ao nosso uso.

• A terra arrastada entope o leito dos rios (resíduos de agrotóxicos carregados pela

enxurrada envenenam as águas). O volume de enxurrada aumenta quando se

fazem desmatamentos, queimadas e práticas agrícolas inadequadas.

• Segundo a ONU - Organização das Nações Unidas, em 28 anos, a carência de água vai afetar 2/3 da população mundial.

PROJETO CIRCO:

O maior espetáculo da terra!


 

"O circo é, antes de tudo, um espetáculo visual.
O palhaço faz tudo seriamente.
Ele não precisa falar e sim fazer graciosos trejeitos.
Sua mímica ingênua sempre consegue fazer rir."

(Leonid G. Engibarov)


 


 

- Idade: a partir de 2 anos.

- Número de participantes: todos os alunos

- Tempo de execução: Mês de março


 


 

Justificativa:

Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor! Hoje tem marmelada? Tem sim senhor! E tem também palhaços, malabaristas, equilibristas, domadores, ilusionistas, trapezistas, globistas e ainda muitos animais. E é em 15 de março o dia destinado àquele que é sinônimo de alegria.

O circo é uma das mais antigas e completas manifestações populares e artísticas, pois durante o espetáculo, sob uma lona colorida, tem música, teatro, dança, cenografia e figurino apropriados que encantam a platéia; um espetáculo de magia que faz até hoje a alegria não só das crianças, como também de muitos adultos.


 


 

Problemática:

Apoiar, preservar e estimular a tradição da arte circense!

Pouco a pouco, os palhaços - junto com os circos – foram perdendo espaço para o cinema, a televisão, os videogames... A infância ficou mais curta e a ingenuidade virou um fator de risco - Preservar a magia do circo é manter viva essa criança que temos dento de nós mesmos!

Objetivo geral:-

  • Desenvolver nas crianças, através de atividades lúdicas, o desejo de conhecer e valorizar a arte circense.


 

Objetivos específicos:-

  • Fazer as crianças conhecerem e valorizarem a arte circense;
  • Despertar o gosto pela arte, pela música e pela poesia;
  • Trabalhar e desenvolver a criatividade;


 

Eixos temáticos / conteúdos:-

Artes visuais, matemática, música, natureza e sociedade, linguagem oral e escrita, identidade e autonomia e corpo e movimento.


 

  • O Circo;
  • O fazer artístico;
  • Apreciação musical;
  • Expressividade;
  • Equilíbrio e coordenação;
  • Noções de formas e quantidades;
  • Noções de diferenças e igualdade;


 

Estratégias / Recursos:-

  • Música
  • Dança
  • Desenho
  • Pintura
  • Brincadeiras infantis
  • Jogos diversos
  • Literatura infantil
  • Vídeos
  • Cds
  • Adereços


 

Desenvolvimento:- (exemplos)

  • Atividade 1 – A história do circo;
  • Atividade 2 – Assistir ao D.V.D. Xuxa Circo;
  • Atividade 3 - Assistir ao filme "Dumbo";
  • Atividade 4 – Descrever o cartaz "O circo" da coleção Leandras – edt. FTD;
  • Atividade 5 – Alfabeto ilustrado letra C;
  • Atividade 6 – Músicas dramatizadas;
  • Atividade 7 – Exercícios rítmicos e de equilíbrio;
  • Atividade 8 – Jogo da memória - figuras circenses;
  • Atividade 9 – Coordenação motora fina: Levar o Palhaço até o circo;


 


 

Avaliação:-

A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do Circo e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.


 

Bibliografia:-

Revista Projetos Escolares- Educ. Infantil, Ano 1, Nº 9., Editora Gráfica.

O dia-a-dia do professor, vol. 2 e 4, Editora Fapi

Pesquisas sobre o circo na internet – site de grupos de educ. infantil

Projeto CIRCO

PRÉ II (2º período)


 

Mês de atuação: MARÇO ( 27 de Março: Dia do Circo)

Objetivos:

  • Estimular a atenção, observação, criatividade e coordenação motora;
  • Observar que, o circo existe porque existe cooperação e respeito (valores) entre eles;
  • Conhecer os profissionais que trabalham no circo;
  • Dramatizar situações que acontecem no circo;
  • Ilustrar a sala de aula sobre o tema proposto.


 

Descrição do projeto:


 

Rodinha: Como funciona o circo?

Quem trabalha lá?

Como se vestem?

O que cooperação e respeito têm a ver com circo?

Onde moram?


 

Música: O Palhacinho Atrapalhado

O Circo chegou

Palhaço Picolé

O Palhacinho Dengoso


 

Brincadeiras: Com bolhas de sabão;

De equilíbrio (jogar com as mãos, atingir alvos, obstáculos, mira e etc.)

Expressão corporal/facial;

Dança.


 

Atividades integradas: Assistir filmes;

Confecção de fantoches e dedoches;

Explorar as figuras geométricas.

Introdução das letras C de Circo e P de Palhaço;

Recorte/colagem/pintura;

Dobraduras.


 

Culminância: Assistir uma peça teatral " Os Palhaços"

Local: SESC

Pintura de palhaço nas crianças.


 

Recursos de apoio: DVDs – Deu Zebra e O Circo chegou

CD – Xuxa Circo

Livro – O Palhaço diferente


 

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

SACOLINHA DA COELHINHA



FONTE: SITE OFICINA DA CRIATIVIDADE (JACIRINHA)

PORTIFÓLIO

O Portfólio é uma coletânea de trabalhos realizados e selecionados pelos estudantes durante um curso ou período. "... é uma coleção de itens que revela, conforme o tempo passa, os diferentes aspectos do crescimento e desenvolvimento de cada criança" (Elizabeth Shores & Cathy Grace, 2001).
Na educação infantil , desenhos e outras atividades realizadas pelas crianças podem ser agrupados no portfólio , e no ensino fundamental , dados de visitas técnicas, resumos de textos, composições, trabalhos artísticos, projetos, relatórios, anotações diversas, provas, testes, auto avaliações dos alunos, entre outros.
A finalidade deste instrumento é auxiliar o educando a desenvolver a capacidade de avaliar seu próprio trabalho. Ao professor, oferece oportunidade de traçar os referenciais da classe como um todo, a partir das análises individuais, com foco na evolução dos educandos ao longo do processo de ensino aprendizagem.
O processo de montagem do Portfólio deve contemplar a coleta sistemática (semanal , quinzenal , mensal) de trabalhos das crianças no intuito de favorecer a compreensão do seu processo de aprendizagem. Junto às amostras, serão realizados registros sistemáticos e preparados relatórios narrativos que possibilitem uma visão global dos avanços, dificuldades e providências tomadas, a partir de consultas nos diários de aprendizagem.
Os registros sistemáticos são anotações do que o professor planejou realizar sobre as ações da criança em situações determinadas. Eles fluem perfeitamente dos diários de aprendizagem, a partir da observação e do registro das atividades que o professor e a criança planejam durante a consulta a esse material. A observação sistemática das atividades das crianças também pode auxiliar o professor, na avaliação da efetividade de estratégias particulares de ensino, de habilidades e de conceitos específicos para cada criança.
Os relatórios narrativos são, de fato, resumos das observações do professor sobre o crescimento e o desenvolvimento individual da criança durante um período de trabalho específico. São razões para se escrever relatórios narrativos:


1. Apreciação dos pais de um resumo sobre o desenvolvimento de seus filhos;
2. Possibilitar revisão sistemática dos conteúdos do Portfólio e a correlação das atividades das crianças com padrões e critérios extrínsecos ;
3. Simplificar o sistema geral de avaliação.


Os relatórios narrativos não precisam ser longos, mas devem ser completos, contemplando os seguintes itens:


• Resumo do progresso da criança desde o último relatório;
• Desenvolvimentos importantes em: comunicação, matemática, resolução de problemas, criatividade, sócio-emocional, físico e alfabetização.
• Plano de ação.


O professor pode estender os benefícios da revisão sistemática dos portfólios, envolvendo outros professores e profissionais, como também pode usá-lo durante decisões de grupo sobre quando indicar determinadas crianças para serviços especiais.