sexta-feira, 22 de maio de 2015

quarta-feira, 20 de maio de 2015

sábado, 16 de maio de 2015

Projeto Festa Junina

Oi gente!!!

Estamos em maio, mas já é época de pensar na organização da festa junina.
Eu adoro uma festa junina : é só alegria!!!
Por isso, para iniciarmos a organização desta festa que faz parte do nosso folclore, trouxe um projetinho para dar o ponta pé inicial:

Projeto Festa Junina (se quiser pode nomear com outros nomes)

Justificativa:

O mês de Junho sempre desperta um grande interesse nos alunos em trabalhar o assunto “Festa Junina”.
A festa junina faz parte do nosso folclore e o mês é marcado por grandes comemorações. É uma festa que proporciona a sociabilidade e integração das pessoas.
As pessoas soltam fogos de artifícios, balões, enfeitam as ruas com bandeirinhas, fazem barraquinhas para jogos e comidas típicas e dançam quadrilha.

Objetivos Gerais:
Resgatar a nossa cultura e valorizar o folclore brasileiro;
Enriquecer o conhecimento da turma quanto aos costumes das festas juninas. Isso se dará através de atividades lúdicas e prazerosas, contribuindo para a socialização dos alunos.

Objetivos Específicos:
Evidenciar as diversidades regionais.
Conhecer as características das festas juninas em diferentes regiões do país;
Valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo;
Compreender a história da festa junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos;
Perceber a importância do trabalho em equipe e a união do mesmo;


Recursos:

Músicas;
Confecção de álbuns  educativos;
Recorte e colagem;
Produção de enfeites para a sala;
Produções de texto sobre a temática
Brincadeiras Juninas (corrida do saco, dança da cadeira, dança da laranja, estoura balão, argola, corrida do ovo, etc.)
Trabalhar as tradições;
Ditado Junino;
Comidas típicas;
Origem da Festa Junina.
Pesquisas sobre as regiões brasileiras, brincadeiras e danças juninas.
Montagem de histórias.
Convites.
Dobraduras.
Arte em eva e em papel.


Culminância:
Montagem e coreografia de danças juninas
Elaboração de um mural sobre a temática
Gincana de arrecadação de alimentos para a montagem da festa junina

Realização da Festa Junina com toda a comunidade escolar.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Sugestões de palavras e expressões para uso em relatórios

 Oi gente!!!

Todos nós educadores, sabemos que fazer relatórios e atas de conselhos de classe muitas vezes parece fácil, mas não é, sempre é bom usar termos menos pessoais e mais formais.

No caso de relatório, coloque sempre as intervenções feitas para as ações apresentadas, isto respalda  o trabalho do professor em sala de aula.

Veja algumas sugestões de frases que podem ser substituídas por termos que pensamos, mas que devemos evitar:

Você pensa: É desobediente
Você escreve: Costuma não aceitar e compreender as solicitações dos alunos; Tem dificuldades em cumprir regras…

Você pensa: Não tem limites
Você escreve: Apresenta dificuldades de auto-regulação, pois…

Você pensa: É preguiçoso
Você escreve: Não realiza as tarefas, aparentando desânimo e cansaço, porém logo parte para brincadeiras e outras atividades.

Você pensa: O aluno não sabe
Você escreve: O aluno não adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado…

Você pensa: fala palavrão
Você escreve: Utiliza-se de palavras pouco cordiais para repelir ou afrontar.

Você pensa: Possui distúrbio de comportamento
Você escreve: Apresenta comportamento fora do comum para sua idade e para o convívio em grupo, tais como…

Você pensa: É nervoso
Você escreve: Ainda não desenvolveu habilidades para o convívio no ambiente escolar, pois…

Você pensa: É egoísta
Você escreve: Ainda não sabe dividir o espaço e os materiais de forma coletiva.

Você pensa: Tem o costume de roubar
Você escreve: Apresenta dificuldades de autocontrole quando…

Você pensa: É agressivo
Você escreve: Demonstra agressividade em situações de conflito, usa de meios físicos para alcançar o que deseja…

Você pensa: É bagunceiro,
Você escreve: Ainda não desenvolveu hábitos próprios de higiene e de cuidados com seus pertences.

Você pensa: Muita dificuldade de aprender...
Você escreve: Aprendeu algumas noções de...., mais necessita desenvolver…

Você pensa: falta de acompanhamento...
Você escreve: Apresenta ser desassistido da família, pois…

Você pensa: É apático, distraído
Você escreve: Ainda não demonstra interesse em participar das atividades propostas; Muitas vezes parece se desligar da realidade, envolvido em seus pensamentos.

Você pensa: É mentiroso
Você escreve: Costuma utilizar inverdades para justificar seus atos ou relatar as atitudes dos colegas.

Você pensa: É fofoqueiro
Você escreve: Costuma se preocupar com os hábitos e atitudes dos colegas.

Você pensa: É chiclete ou grudento
Você escreve: É muito afetuoso, demonstra constantemente seu carinho…

Você pensa: É e dissimulado
Você escreve: Em situações de conflito coloca-se como espectador, mesmo quando está clara a sua participação.

Você pensa: É mimado
Você escreve: Aparenta desejar atenções diferenciadas para si, solicitando que sejam feitas todas as suas vontades.

Você pensa: É deprimido, isolado, anti-social
Você escreve: Evita o contato e o diálogo com colegas e professores preferindo permanecer sozinho; Ainda não desenvolveu hábitos e atitudes próprias do convívio social.

Você pensa: É tagarela
Você escreve: Costuma falar mais que o necessário, não respeitando os momentos em que o grupo necessita de silêncio.


quarta-feira, 13 de maio de 2015

SISTEMA MONETÁRIO - parte 2

Mais atividades para trabalhar o sistema monetário...














SISTEMA MONETÁRIO - parte 1

O dinheiro é o meio usado na troca de bens, na forma de moedas ou notas (cédulas), usado na compra de bens, serviços, força de trabalho, divisas estrangeiras ou nas demais transações financeiras, emitido e controlado pelo governo de cada país, que é o único que tem essa atribuição. É também a unidade contábil. Seu uso pode ser implícito ou explícito, livre ou por coerção. Acredita-se que a origem da palavra remete à moeda portuguesa de mesmo nome (o dinheiro).
É uma conteúdo que as crianças gostam muito de estudar, principalmente se for trabalhado de uma forma lúdica, como a criação de um mercadinho na sala de aula, conhecer um mercado de verdade, aqui em Brasília podemos visitar o Banco Central e conhecer o Museu de Valores, dentre muitas outras atividades que podem ser trabalhadas para enriquecer o conhecimentos dos alunos.
Você poderá, também, contar histórias que abordem o tema, como: O dinheiro – Aprenda a cuidar do seu dinheiro brincando, O menino do dinheiro, Como se fosse dinheiro, Almanaque Maluquinho: Prá que dinheiro?
E para facilitar a sistematização desse conteúdo, segue abaixo algumas atividades que achei na net:











terça-feira, 12 de maio de 2015

Atividades sobre o Corpo Humano - parte 1











Criações da minha turma para o Dia das Mães

Oi gente!!!

O dia das mães já passou... mas como foi muito corrido não deu tempo de postar as criações da minha turma para essa data tão especial..


O tema do Dia das Mães deste ano na escola que trabalho foi "Um doce de mãe", por isso as turmas do 3º ano ano fizeram um produção de texto com a temática "Receita de mãe", onde os alunos deveriam produzir um texto como as características mais marcantes da mãe de cada um, como se fosse uma receita (com ingredientes e modo de preparo).

Abaixo eles prepararam uma capa para produção, como se fosse um livrinho de receitas:


Eles fizeram também uma chaleira com uma linda e doce mensagem para entregar para as mães:



A mensagem é de encaixe, para a mãe puxar a tampinha e ter uma surpresinha:


Estas são algumas das produções feitas por eles:

E para finalizar, cada aluno preparou uma camiseta para a apresentação do Dia das Mães, eles fizeram uma linda apresentação para suas mães na última sexta-feira, dia 08 de maio.