domingo, 19 de agosto de 2018

Charadas e adivinhas


As adivinhas, também conhecidas como adivinhações ou "o que é, o que é" são perguntas em formato de charadas desafiadoras que fazem as pessoas pensar e se divertir. Em sua estrutura é feita uma pergunta e, geralmente, as respostas são engraçadas e algumas até bem difíceis. São criadas pelas pessoas e fazem parte da cultura popular e do folclore brasileiro. As adivinhas usam a lógica e diversos trocadilhos, por isso fazem tanto sucesso com a criançada.

Veja algumas adivinhas para divertir a criançada:

- O que é que passa a vida na janela e mesmo dentro de casa, está fora dela?
Resposta: o botão
-Na televisão cobre um país; no futebol, atrai a bola; em casa incentiva o lazer. O que é?
Resposta: a rede
-Mantém sempre o mesmo tamanho, não importa o peso?
Resposta: a balança

- O que é o que é feito para andar e não anda?
Resposta: a rua

- O que é o que é que dá muitas voltas e não sai do lugar?
Resposta: o relógio

- Qual é a piada do fotógrafo?
Resposta: ninguém sabe, pois ela ainda não foi revelada.

- O que é o que é que sobe quando a chuva desce?
Resposta: o guarda-chuva.

- Você sabe em que dia a plantinha não pode entrar no hospital?
Resposta: em dia de plantão.

- O que é? O que é? Que tem mais de 10 cabeças mas não sabe pensar?
Resposta: uma caixa de fósforos.

- O que é o que é que enche uma casa, mas não enche uma mão?
Resposta: um botão

- Qual a única pedra que fica em cima da água?
Resposta: a pedra de gelo.

- O que a areia disse para o mar?

Resposta: Deixa de onda.

- O que é um monte de pontinhos coloridos no meio do mato?
Resposta: formigas treinando para o carnaval!

- O que é um pontinho verde brilhando na cama de um hospital?
Resposta: uma ervilha dando à luz

- O que a esfera disse para o cubo?
Resposta: deixa de ser quadrado.

- O que é o que é que está sempre no meio da rua e de pernas para o ar?
Resposta: a letra U

- O que é que é surdo e mudo, mas conta tudo?
Resposta: o livro

- O que é o que é que sempre se quebra quando se fala?
Resposta: o segredo

 - Ele é magro pra chuchu, tem dentes mas nunca come e mesmo sem ter dinheiro, dá comida a quem tem fome?
Resposta: o garfo

- Qual a formiga que, sem a primeira sílaba, vira fruta?
Resposta: A saúva.

- O que é o que é que anda com os pés na cabeça?
Resposta: o piolho

- O que é que corre a casa inteira de depois vai dormir num canto?
Resposta: a vassoura

- O que é que quanto mais cresce, mais baixo fica?
Resposta: o rabo do cavalo

- O que é, o que é? Cai em pé e corre deitado?
Resposta: a chuva

- O que é? O que é? Tem pernas, mas não anda. Tem braço, mas não abraça?
Resposta: a cadeira

 - O que é, o que é? Quando estamos em pé, ele está deitado. Mas quando estamos deitados, ele está em pé.
Resposta: o pé.

- O que é, o que é? Nasce branco, fica verde, fica vermelho e acaba preto?
Resposta: o café.

 - O que é, o que é? Essa aqui não é bolinho. Adivinhe se puder: Quando mais quente ele está, mas fresco o danado é.
Resposta: o pão.

- O que é, o que é? Tenho cauda, mas não sou cão. Não tenho asas e sei voar. Se me largam, eu não subo. Saio ao vento para brincar.
Reposta: a pipa.

- Qual é o céu que não possui estrelas?
Resposta: o céu da boca.

- O que é, o que é? tem coroa, mas não é rei, tem escamas, mas não é peixe?
Resposta: O abacaxi.

- O que é, o que é? Quanto mais aumenta, menos se vê?
Resposta: A escuridão.

- O que é que está na ponta final do fim, no início do meio e no meio do começo?
Resposta: A letra M

- O que é, o que é? Fica cheio durante o dia e vazia a noite.
Resposta: O sapato

- O que é, o que é? Quebra quando se fala.
Resposta: O segredo

- O que é, o que é? Caminha sem pés, voa sem asas e pousa onde quiser.
Resposta: O pensamento.

 - É um pássaro brasileiro e seu nome de trás para frente é igual.
Resposta: arara.

Bom domingo para todos!!!


quinta-feira, 26 de julho de 2018

Histórias em quadrinhos : atividade


Atividade
Interpretação de texto

1-    Observe a história em quadrinhos abaixo e responda as questões abaixo.



a)    Quais são os personagens que aparecem na história?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________

b)    O que aconteceu com o Cebolinha?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________


2-    E o que ele disse que poderia acontecer?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________

3-    Procure no dicionário o significado da palavra remorso.
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________

4-    Por que o Cascão e Xaveco não aprovaram a atitude de Cebolinha?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________

5-    Você já fez algo que depois lhe tenha causado remorso? Conte:
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________



quarta-feira, 25 de julho de 2018

terça-feira, 24 de julho de 2018

Sistema Monetário Brasileiro: atividades - parte 2













Observação: Essas atividades não são da autoria do blog, foram achadas na internet e são 
compartilhadas aqui para ajudar professores e pais na tarefa de sistematizar conteúdos. 

segunda-feira, 23 de julho de 2018

Sistema Monetário Brasileiro: atividades - parte 1












Observação: Essas atividades não são da autoria do blog, foram achadas na internet e são 
compartilhadas aqui para ajudar professores e pais na tarefa de sistematizar conteúdos. 

sábado, 21 de julho de 2018

Cartaz e propaganda: atividade


Atividades

1-    Observe o cartaz abaixo e responda:


a)    Qual é a mensagem transmitida?
__________________________________________________________________________________________________________________________________

b)    Que tipo de público esse cartaz pretende atingir?
(    ) idosos  (   ) crianças   (   ) somente os pedestres   (   ) adultos

c)  Os cartazes geralmente apresentam linguagem verbal (palavras) e visual (imagem). O texto escrito no cartaz acima é suficiente para transmitir a mensagem, mas a imagem ajuda. Por quê?

(  ) Porque explica o texto.
(  ) Porque chama a atenção do leitor.

Propaganda

A Propaganda é o conjunto de técnicas destinadas a influenciar opiniões. É desenvolvida por meio de veículos de comunicação e pode ser de ideias, produtos ou serviços.
Para elaborar uma propaganda, temos de observar os seguintes itens:
· Qual é o produto a ser oferecido.
· Que linguagem será utilizada? (formal (culta ou padrão), informal ( coloquial).
· Qual é o público-alvo.
· Qual veículo de comunicação que será usado, TV, rádio, imprensa escrita (revista, jornal) etc.
· Qual slogan deve ser criado para a propaganda (frase marcante e de fácil memorização que mostra as qualidades de um produto ou de um serviço).

2-    Observe a propaganda abaixo:



a)    Qual loja ou produto é anunciado na propaganda acima?

_________________________________________________________________________

b)     Esta propaganda é destinada a qual público-alvo?

_________________________________________________________________________

c)    Qual é o slogan dessa propaganda?

_________________________________________________________________________

d)    Qual veículo de comunicação é utilizado para a divulgação dessa loja ou produto?

_________________________________________________________________________

3-  Agora é hora de recortar uma propaganda de um jornal ou revista, colar no espaço abaixo e  responder algumas questões:
























a)    Qual loja ou produto é anunciado na propaganda acima?

___________________________________________________________________

b)    Esta propaganda é destinada a qual público-alvo?

___________________________________________________________________

c)    Qual é o slogan da propaganda que você colou acima?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

d)   Descreva a propaganda de modo que quem não a tenha visto possa saber exatamente como ela é. Indique que elementos funcionam como instruções para o leitor: os linguísticos (escrita) e os não-linguísticos (imagens e símbolos).  
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


e)  Que produto está sendo anunciado? Você teve alguma dificuldade para compreender o texto? Explique.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

f)    Você acha que a propaganda pode atingir o objetivo de convencer o consumidor a adquirir o produto que ela apresenta? Por quê?  
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


sexta-feira, 20 de julho de 2018

Gênero textual: Cartaz e propaganda


Cartaz
O cartaz é um gênero textual marcado especialmente pela função informativa, bem como pela função apelativa. Existe uma série de gêneros textuais utilizados para transmitir mensagens, dentre os diversos existentes, o cartaz é um dos mais comuns, pois é frequente nos depararmos com eles diariamente.


Onde encontramos
O cartaz compõe o quadro de mais um dos gêneros textuais que circundam o nosso cotidiano. Podemos encontrá-lo nas ruas, repartições públicas, estabelecimentos comerciais, em cinemas, teatros, nas campanhas eleitorais, no anúncio de eventos, na divulgação de produtos, nas manifestações, nas campanhas de conscientização; em outros locais como, hospitais e escolas.
Como todo texto, ele também possui finalidades específicas, tanto serve para instruir, informar, quanto para persuadir. Para que possamos entender melhor sobre tais funções, tomemos como exemplo os seguintes casos:
-  Ao entrarmos em um evento, podemos identificá-los em locais estratégicos, funcionando como uma espécie de guia. Sua ocorrência se dá no sentido de informar ao público a indicação de salas, horários, entre outros aspectos ligados à tal ocorrência.
-  Cita-se como outro exemplo, o caso de cartazes geralmente fixados em locais públicos informando-nos sobre uma loja em liquidação, sobre o lançamento de um produto no comércio e até mesmo sobre a realização de um show artístico.
Portanto, o cartaz é uma importante modalidade textual, informando-nos sobre um determinado acontecimento ligado aos acontecimentos sociais ou instruindo-nos de alguma forma.


Quem os reproduz e para quê
Há profissionais que se dedicam a esta área, tais como designers, publicitários, artistas plásticos. Os cartazes são utilizados para transmitir mensagens e, tendo em conta as suas características, é um meio de comunicação que consegue atingir de forma eficaz um grande público.

Função: informativa e apelativa
O objetivo do cartaz é estabelecer uma interação com o receptor da mensagem, é comunicar algo a alguém, que pode ser simplesmente uma informação acerca de um evento - nesse caso é utilizada a função informativa.
Por outro lado, o objetivo pode ser convencer alguém, persuadir o receptor a adquirir um produto, por exemplo. Nesse caso, é utilizada a função apelativa, muito comum na linguagem publicitária.
Assim, são utilizados mecanismos que concorrem para que a mensagem cumpra o seu papel, tal como a utilização da linguagem verbal e não verbal.
Características
Para transmitir de maneira eficaz a mensagem pretendida, o cartaz tem como característica:
·  Utilização de verbos no imperativo;
·  Utilização de linguagem verbal e não verbal;
·  Texto curto e sugestivo, adequado ao público;
·  Criatividade;
·  Preocupação estética (harmonia entre tamanhos das letras e das imagens, espaçamento, utilização de cores);
·  Utilização de figuras de linguagem.


Propaganda

A propaganda é um gênero textual que se faz presente em inúmeros lugares e das mais variadas maneiras. Podem ser classificadas como propagandas ideológicas, política, social, de produtos, de promoções e muitas outras. Elas podem ser em forma de cartazes, de banners, de mídia televisiva, de áudio, de panfletos, de etiquetas, etc.
Esse gênero costuma aparecer bastante na forma oral, mas também pode ser escrito. Possui como característica marcante a linguagem argumentativa e expositiva, podendo também haver pequenas descrições. O objetivo é sempre o mesmo: divulgar o produto ou serviço e influenciar a opinião do leitor para que ele “compre” a ideia. O texto é claro e objetivo, e as mensagens costumam despertar sentimentos, emoções e sensações no leitor: calma, tranquilidade, emoção, adrenalina, calor, frio, inquietação. Outro elemento importante é o uso das imagens.
Seu objetivo é influenciar as pessoas e inculcar-lhes das vantagens e principalmente a necessidade de consumir o produto anunciado. Para alcançar este objetivo, utilizam todos os meios disponíveis existentes na língua portuguesa, unindo discursos verbais com visuais para causar um maior impacto no consumidor. A linguagem utilizada pode variar de acordo com o público alvo, precisa ser direta, clara e enxuta, marcada pelo uso da função apelativa, trocadilhos, jogos de palavras, metáforas e da ambiguidade.
A propaganda é um gênero presente praticamente em todos os meios de comunicação. Ela impõe valores, mitos e ideais. Obedece aos desejos do público e deve primar pela informação e por apelos, a fim de persuadir o destinatário. Tem por missão integrar o esforço promocional, operando no sentido de atingir o subconsciente do consumidor com a penetração do apelo, influenciando na sua decisão de compra.
É considerada uma das mais eficientes formas de comunicação de massa. A propaganda atua sobre o ser humano, mesmo contra sua vontade, desperta nele o desejo de possuir cada vez mais bens de conforto material, fazendo com que novas ideias sejam aceitas e costumes diferentes se popularizem. A propaganda funciona como uma forma de comunicação que, ao transmitir informações, induz a outros comportamentos, cumprindo, ainda, um papel de ativadora da economia através do aumento do consumo.
          A função persuasiva na linguagem publicitária consiste em tentar mudar atitude do receptor. Para isso, ao elaborar o texto o publicitário leva em conta o receptor ideal da mensagem, ou seja, o público para o qual a mensagem está sendo criada.         
          O vocabulário é escolhido referente a seus usos e a mensagem faz ver que falta algo para completar a pessoa: prestígio, amor, sucesso, lazer, vitória. Utiliza palavras adequadas, que despertam o desejo de ser feliz, natural de cada ser.
          Por meio das palavras, o receptor “descobre” o que lhe faltava, embora logo após a compra sinta a frustração de permanecer insatisfeito.
          Os diversos recursos empregados nas propagandas têm o poder de influenciar e de orientar as percepções e os pensamentos, conciliando o princípio do prazer e da realidade, apontando o que deve ser usado ou comprado.
Seu objetivo é influenciar a opinião do leitor, tentando convencê-lo da necessidade de consumo. Para isso, ela utiliza dois elementos fundamentais:
·    A imagem – que deve produzir forte impacto visual;
· O texto – que deve ter frases curtas e linguagem convincente. Faz parte do texto o nome do anunciante.
Uma boa propaganda deve:
· Chamar a atenção do leitor;

· Despertar o interesse pelo produto ou serviço;

· Convencer o leitor de que o produto ou serviço lhe é necessário;

· Induzir o leitor a adquirir o produto ou ser usuário do serviço.