sábado, 15 de outubro de 2022
quarta-feira, 12 de outubro de 2022
sábado, 30 de julho de 2022
Tempo cronológico e histórico (calendários e períodos históricos) - Atividade (GABARITO)
1. Sobre o calendário e o tempo cronológico, responda:
A. Quantos dias tem um ano?
Resposta: 365 dias (ou 366 dias em um ano bissexto)
B. O que é um ano bissexto?
Resposta: Um ano bissexto é aquele que tem 366 dias em vez de 365, ocorrendo a cada quatro anos para compensar a diferença entre o ano calendário e o ano solar.
C. O calendário é utilizado para:
( ) Medir os objetos ( ) Medir as horas (X) Medir o tempo
D. O calendário que utilizamos no Brasil é o ______
Resposta: Calendário Gregoriano
E. Por que o calendário gregoriano também é chamado de calendário cristão?
Resposta: Porque foi instituído pelo Papa Gregório XIII em 1582, e é utilizado principalmente em países de tradição cristã.
F. Qual é o nome do relógio que foi criado a partir da observação do Sol?
Resposta: Relógio de Sol
G. Qual é o movimento realizado pela Terra que é responsável pela marcação do ano? E pela marcação dos dias?
Resposta: O movimento de translação é responsável pela marcação do ano, e o movimento de rotação é responsável pela marcação dos dias.
2. Dê as principais características dos seguintes calendários:
A. Calendário etíope:
Resposta: É um calendário solar, com doze meses de 30 dias cada, mais um décimo terceiro mês de cinco ou seis dias. O ano novo etíope começa em 11 de setembro (ou 12 em anos bissextos).
B. Calendário Juliano:
Resposta: Introduzido por Júlio César em 45 a.C., tem um ano de 365 dias divididos em 12 meses, com um dia extra adicionado a fevereiro a cada quatro anos (ano bissexto).
C. Calendário chinês:
Resposta: É um calendário lunissolar que utiliza tanto o ciclo lunar quanto o ciclo solar. O ano novo chinês varia entre janeiro e fevereiro. Cada ano é associado a um dos doze animais do zodíaco chinês.
3. Explique o que foi cada um dos seguintes períodos históricos:
A. Pré-História:
Resposta: Período que antecede a invenção da escrita, caracterizado pelo uso de ferramentas de pedra e desenvolvimento inicial da cultura humana.
B. Idade Antiga:
Resposta: Período que se estende da invenção da escrita até a queda do Império Romano do Ocidente em 476 d.C., marcado pelo desenvolvimento de grandes civilizações como a egípcia, a mesopotâmica, a grega e a romana.
C. Idade Média:
Resposta: Período entre a queda do Império Romano do Ocidente (476 d.C.) e a tomada de Constantinopla (1453 d.C.), caracterizado pelo feudalismo, a ascensão do cristianismo e o surgimento de reinos e impérios medievais.
D. Idade Moderna:
Resposta: Período que se estende do século XV ao XVIII, marcado pelo Renascimento, a descoberta das Américas, a Reforma Protestante, e grandes mudanças sociais, culturais, econômicas e políticas.
E. Idade Contemporânea:
Resposta: Período que se inicia no final do século XVIII e continua até os dias atuais, marcado por revoluções industriais, avanços tecnológicos, e transformações sociais e políticas significativas.
4. Sobre a sedentarização, responda:
A. Relate como foi o surgimento da agricultura.
Resposta: O surgimento da agricultura ocorreu há cerca de 10.000 anos, durante o período Neolítico, quando os seres humanos começaram a domesticar plantas e animais, possibilitando a produção de alimentos em maior escala e a formação de comunidades sedentárias.
B. Explique como ocorreu o surgimento das primeiras cidades.
Resposta: As primeiras cidades surgiram a partir da necessidade de organizar a produção agrícola, armazenar excedentes de alimentos, e promover trocas comerciais. O crescimento populacional e a complexidade social levaram ao desenvolvimento de estruturas administrativas, religiosas e defensivas.
Se precisar de ajustes ou de mais alguma informação, estou à disposição!
quinta-feira, 28 de julho de 2022
quarta-feira, 27 de julho de 2022
Curiosidades: Telescópio James Webb
Isso mesmo que você leu, a temperatura onde o telescópio está atuando é de -234 graus Celsius, e apesar dessa temperatura baixíssima, ele é protegido com um escudo de calor com 5 camadas e proteção solar de 1 milhão.
domingo, 24 de julho de 2022
Tempo cronológico e histórico (calendários e períodos históricos) - Atividade
1.Sobre o calendário e o tempo cronológico, responda:
A. Quantos dias tem um ano ?
B. O que é um ano bissexto?
( ) Medir os objetos
( ) Medir as horas
( ) Medir o tempo
A. Calendário etíope:
A. Pré-História-
A. Relate como foi o surgimento da agricultura.
sábado, 23 de julho de 2022
segunda-feira, 18 de julho de 2022
Tipos de planejamento escolar
Plano da escola
O plano de escola, pode ser considerado como um documento mais abrangente, pois neles virão as orientações gerais, como a missão da escola.
Plano de ensino ou plano de unidades
De acordo com Libâneo, também é chamado de plano de unidades: Ele aponta a previsão dos objetivos e tarefas do trabalho docente para um ano ou semestre. Ele deve vir acompanhado de alguns elementos: − Justificativa – Por quê?
− Objetivos – Para quê?
− Conteúdos – O quê?
− Metodologia – Como?
− Avaliação – O quê? -Com o quê?
− Recursos – com o quê?
− Referências – com base em quê?
− Tempo – quando?
Plano de aula
É a previsão do desenvolvimento dos conteúdos que o professor pretende dar em suas aulas. Uma forma mais detalhada do plano de ensino. Mas é um documento que deve ser flexível.
sábado, 9 de julho de 2022
Planejamento
O que é planejar?
Consiste em elaborar ou criar um plano, programar uma situação, ter a intenção futura de realizar algo.
sexta-feira, 1 de julho de 2022
Bem-vindo, Julho!
Olá, Julho!!!
Seja muito bem-vindo!!
Quem diria hein, mas já estamos na metade do ano!!!
Hora de planejar bem as nossas metas e objetivos, refletir bem sobre os meses que já passaram e preparar-se para o segundo semestre. Ainda mais para quem é professor, esse semestre parece que passa voando.
quinta-feira, 15 de julho de 2021
Dia Nacional do Homem
O Dia Internacional do Homem é um evento celebrado no dia 19 de novembro de cada ano em diversos países do mundo, desde 1999. No Brasil, é comemorado em 15 de julho, desde 1992.
quarta-feira, 14 de julho de 2021
sexta-feira, 12 de março de 2021
Aula de Ciências: Tema: Tempo e o movimento da Terra
1-Acolhida;
2- Iniciar a aula questionando a turma: o que é o tempo?
Um dia, um mês e um ano. Usamos estas marcações de tempo para nos organizar entre nossas atividades do dia a dia! Mas de onde vêm estas marcações? Para descobrir, comece tentando responder às seguintes questões:
- -O que determina a duração de um dia?
- - O que determina a duração de um ano?
3- Conversa sobre o movimento dos astros e a marcação do tempo;
Você já se perguntou por que existem dias e noites?
Observar o céu pode nos ajudar a responder a essa e a outras perguntas. Foi assim que as antigas civilizações começaram a ver que havia uma lógica na marcação do tempo.
Os elementos presentes no céu definem quando é dia e quando é noite!
4- Análise da obra “A Lua” , de Tarsila do Amaral.
5- De onde vem o dia e a noite? Vídeo sobre o dia e a noite:
Disponível em:
Enquanto você assiste ao vídeo, busque respostas para as seguintes questões:
- -O que é o movimento de rotação?
- - Como a rotação explica o motivo pelo qual temos dia e noite?
6- Mostrar um vídeo sobre os movimentos da Terra
Lição de casa: Caderno de Ciências
Movimento dos astros
1- Quais os astros que podemos observar no céu?
2- Qual é a influência dos movimentos dos astros sobre o tempo?
3- A Lua pode ajudar na marcação do tempo? Justifique.
4- Faça um ou mais desenhos ilustrando quais as formas que a Lua aparece no céu.
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021
Aula de Ciências - Tema: Sistema Solar e o planeta Terra - 4º ano (semana 01 a 05 de fevereiro)
Tema: Sistema Solar e o planeta Terra
Aula 1 e aula 2
1) Acolhida
2) Revisão sobre o Sistema Solar;
3) Apresentação de um vídeo sobre o Sistema Solar
Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=-oie4EFLs_0
4) Slide com imagens para serem analisadas pela turma para que relembrem o que estudaram no ano anterior e relatem suas memórias sobre o assunto.
5) Apresentação de um vídeo sobre a diferença entre os corpos celestes
Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=meQbFsx5C28
terça-feira, 26 de janeiro de 2021
Aula de Ciências - Organização dos cadernos e revisão sobre o planeta Terra - 4º ano
Aula 01 e aula 02
1- Acolhida.
2- Apresentação do professor e dos alunos oralmente.3- Slide com a apresentação das regras de organização do caderno de Ciências;
4- Confecção da capa do caderno de Ciências ( segue imagem para imprimir, desenhar, recortar e colar no caderno).
5- Revisão: Apresentação de um vídeo sobre alguns conteúdos trabalhados no ano anterior.
Disponível em:
Lembrancinha de volta às aulas
domingo, 27 de dezembro de 2020
Feliz Domingo!!
Coloque o seu melhor sorriso no rosto, abrace a família e os amigos e aproveite bem o seu dia para ser feliz.
Feliz domingo!
sábado, 26 de dezembro de 2020
Bom sábado para você!!
Este sábado tudo vai ser perfeito. Acredito que todos meus sonhos vão se realizar e nenhuma chance de ser feliz vai passar em branco. Quero diversão, tranquilidade, paz e muita alegria.
Vou desfrutar com muita intensidade de todos os instantes de hoje e sorrir; sorrir muito. É preciso dar risada, ser e fazer felizes aqueles que passam por nós. Este sábado é preciso fazer o bem e é o que farei. Bom dia de sábado!
sexta-feira, 25 de dezembro de 2020
Feliz Natal para todos!
A todos os meus amigos, estejam longe ou perto, eu desejo um Feliz Natal! Que o Papai Noel traga muitos presentes para todos, e o Menino Jesus encha os corações de amor e felicidade.
Que na casa de cada um haja fartura de risos e muita harmonia, e que não fiquem desejos por cumprir.
Boas festas para todos!!