Faixa etária: a partir de 8 anos
Série: a partir da 3ª série (4º ano inicial)
Número de jogadores: 2 até 4 jogadores
Principais dificuldades trabalhadas: ortografia; vocabulário; divisão silábica das palavras; coordenação motora; lateralidade; tonicidade das palavras; frases; parágrafo
Material necessário para cada pequeno grupo:
1 quebra-cabeça
REGRAS:
1. A turma é dividida em pequenos grupos de até quatro jogadores.
2. O professor distribui um quebra-cabeça para cada grupo.
3. Vence a primeira etapa o grupo que primeiro montar o quebra-cabeça corretamente.
4. Os pequenos grupos devem escrever o nome dos objetos do quebra-cabeça montado.
5. Vence a segunda etapa o grupo que escrever o maior número de palavras no tempo estabelecido e obedecendo as normas preestabelecidas pelo professor.
6. O professor escolhe algumas das palavras escritas pelos alunos para serem divididas em sílabas.
7. Vence a terceira etapa o grupo que primeiro realizar a tarefa corretamente.
8. Os pequenos grupos devem classificar as palavras divididas em sílabas quanto à tonicidade.
9. Vence a quarta etapa o grupo que primeiro realizar a tarefa corretamente.
10. O professor escolhe cinco palavras (sugestão) para ser redigida uma frase com cada uma delas.
11. Vence a quinta etapa o grupo que primeiro realizar a tarefa obedecendo às normas preestabelecidas pelo professor.
12. Individualmente, cada aluno escolhe três das frases redigidas para que seja desenvolvido um parágrafo.
Como confeccionar o material:
O professor deve escolher uma gravura, própria do interesse da idade dos alunos, com o tamanho aproximado de uma folha de desenho e colá-la sobre cartolina ou papelão.
Depois de colada ela deve ser partida em 12 pedaços de tamanhos e formas diferentes (sugestão).
A gravura escolhida deve ser a mesma para todos os grupos – portanto, o professor deve reproduzi-la.
fonte:
Autora:Maria Luiza Kraemer Atividade extraída do site:www.profissaomestre.com.br
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